
Pai Natal de Luto à porta do ME: firmeza e determinação redobradas em 2008
A iniciativa, realizada da tarde de 19 de Dezembro, pertenceu à FENPROF e nem a chuva, por vezes tocada a vento, nem o frio, impediram que, frente ao Ministério da Educação, se ouvissem, bem alto, os justos protestos dos docentes, quer sob a forma de cânticos, quer na mensagem deixada pelo Pai Natal de luto, quer ainda na decoração alusiva, colocada na placa central da Av. 5 de Outubro (uma árvore negra, com bolas igualmente pretas, simbolizando os pontos negros da política educativa do Ministério da Educação). / JPO

Violência nas escolas portuguesas
"Li num jornal que a senhora ministra da Educação está contente. E, quando os nossos governantes estão contentes, é como se um sol raiasse nas nossas vidas."

Violência nas escolas portuguesas
"Li num jornal que a senhora ministra da Educação está contente. E, quando os nossos governantes estão contentes, é como se um sol raiasse nas nossas vidas."

FENPROF e SNESup em conferência de imprensa: "Não pedimos situações de privilégio, apenas uniformidade de critérios e justiça para todos"
Neste encontro com a comunicação social (17/12/2007) participaram João Cunha Serra e Manuel Pereira dos Santos, pela FENPROF, e Paulo Peixoto, pelo SNESup. Os dirigentes sindicais chamaram a atenção para o abaixo-assinado (petição) on line dirigido ao Presidente da Assembleia da República, ao Primeiro Ministro e ao Provedor de Justiça, e que recolheu um expressivo apoio em todo o País. O prazo de recolha de assinaturas terminou nas vésperas da discussão na Comissão Parlamentar do Trabalho e Assuntos Sociais, por iniciativa dos deputados do PS, das propostas de alteração ao projecto enviado pelo Governo ao hemiciclo de São Bento.
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Com este M.E. "o Pai Natal está de luto"

Conselho Científico da Avaliação dos Professores sem representação institucional dos avaliados: posição da FENPROF
O Conselho de Ministros aprovou (12/12/2007) a composição do Conselho Científico da Avaliação do Desempenho (CCAP), deixando de fora a representação institucional dos docentes - ou seja, dos avaliados - que só as suas organizações sindicais poderiam garantir. Este órgão consultivo criado no âmbito do actual Estatuto da Carreira Docente (ECD) é, estruturalmente, semelhante a outros criados no passado [por exemplo, para acompanhamento de uma experiência de alteração do modelo de direcção e gestão das escolas durante um dos Governos de Cavaco Silva] que sempre contaram com a representação sindical.

Conselho Científico da Avaliação dos Professores sem representação institucional dos avaliados: posição da FENPROF
O Conselho de Ministros aprovou (12/12/2007) a composição do Conselho Científico da Avaliação do Desempenho (CCAP), deixando de fora a representação institucional dos docentes - ou seja, dos avaliados - que só as suas organizações sindicais poderiam garantir. Este órgão consultivo criado no âmbito do actual Estatuto da Carreira Docente (ECD) é, estruturalmente, semelhante a outros criados no passado [por exemplo, para acompanhamento de uma experiência de alteração do modelo de direcção e gestão das escolas durante um dos Governos de Cavaco Silva] que sempre contaram com a representação sindical.

Governo aprova composição de Conselho Científico para a Avaliação de Professores

Governo aprova composição de Conselho Científico para a Avaliação de Professores

Plenários da CGTP-IN em Lisboa
Esta quinta-feira, reúne, no Centro de Congressos de Lisboa (à Junqueira), o Plenário de Sindicatos, órgão estatutário da CGTP-IN para discutir e votar o Orçamento e o Plano Geral de Actividades da CGTP-IN para 2008. Nessa mesma reunião, será votada uma Moção sobre o Tratado Reformador da União Europeia. Na parte da tarde e no mesmo local, reunirá também um Plenário de Dirigentes, Delegados e Activistas Sindicais, sob o lema "As Políticas do País e o Tratado da U.E.".

Sócrates na AR: "A direcção executiva das escolas será assumida por um órgão unipessoal, um director"
"A direcção executiva das escolas será assumida por um órgão unipessoal - um director, coadjuvado por um pequeno número de adjuntos, em função da dimensão da escola. É-lhe confiada a gestão administrativa, financeira e pedagógica, assumindo também, para o efeito, a presidência do conselho pedagógico". / Da intervenção de José Sócrates, Primeiro Ministro, na AR, 11/12/2007


Governo anunciou fim da participação democrática nas escolas: Declaração do Secretariado Nacional da FENPROF
O modelo anunciado aponta para uma concentração de poderes num órgão unipessoal, contrariando uma cultura de colegialidade e participação democrática de todos os que se envolvem no quotidiano escolar

FENPROF propõe avaliação externa das medidas tomadas pelo ME
A Federação Nacional dos Professores apresentou, por escrito, à Ministra da Educação, uma proposta para a realização de uma avaliação externa das medidas tomadas pelo ME.

"Novas Oportunidades": Governo não deve ceder à tentação das estatísticas nem ao facilitismo na certificação
Reconhece a FENPROF que, num quadro internacional de desenvolvimento e qualificação das sociedades, Portugal deve mobilizar os recursos e accionar os mecanismos necessários para pôr em prática os modelos de reconhecimento de competências adquiridas por vias não formais e informais. Deve fazê-lo, contudo, não cedendo à tentação das estatísticas e do facilitismo na certificação pelo que importa alertar para alguns aspectos que consideramos fundamentais.
10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos

O capital esteve de acordo com a redução das pensões e a banca "promete" pensão completa...
O Banco Espírito Santo lançou um anúncio e tem enviado correspondência aos seus clientes, alertando-os da situação quanto às pensões, prevendo que as mesmas poderão vir a ser entre

Educação Especial: FENPROF recebida pela Comissão de Educação, Ciência e Cultura da AR
Em foco estiveram matérias como a selecção e recrutamento de docentes para esta área de trabalho, em que o Governo/ME subverteu as próprias normas que criou (Decreto-Lei nº 20/2006); a desregulação dos horários dos docentes de educação especial (cargas horárias excessivas e subversão dos seus conteúdos funcionais); a falta de auxiliares de acção educativa nas escolas/agrupamentos para acompanhamento e apoio a alunos com necessidades educativas especiais; e o "esquecimento" pelo ME dos docentes de educação especial, no processo de regulamentação da avaliação de desempenho (ao não criar qualquer instrumento para avaliação destes docentes).
Regime jurídico da avaliação do Ensino Superior

Sindicatos da Administração Pública acusam Governo de «autoritarismo»
A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública vai equacionar com os trabalhadores todas as formas de luta, inclusive a greve, depois do Governo ter mantido uma postura de «quero, posso e mando» na reunião de negociação suplementar para discutir a actualização salarial. Uma crítica igualmente feita pelo STE. Já a Fesap diz que a reunião serviu para confirmar o mundo «irreal» do Governo Sócrates.