Claudie Martaens, Carvalho da Silva, Trujillo Campos e Mário Nogueira em discurso directo

Lisboa na rota das comemorações que, pelos quatro cantos do Mundo, assinalaram o Dia Mundial dos Professores
Dia Mundial do Professor - Fotografias (Coliseu de Lisboa)
Um programa cultural de grande qualidade, com as actuações da banda "Oppoente" e do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC); quatro intervenções marcadas pela análise rigorosa de destacados sindicalistas de Portugal, Espanha e França; um convívio bem animado com largas centenas de educadores e professores oriundos de várias regiões do País; e uma mensagem firme e determinada, dirigida à opinião pública e aos responsáveis políticos, da parte dos professores, em defesa dos seus legítimos direitos e da Escola Pública de Qualidade - foi assim, entre nós, o 5 de Outubro, Dia Mundial do Professor. Uma jornada de quase quatro horas, vivida no histórico Coliseu dos Recreios de Lisboa, por iniciativa da FENPROF.
FENPROF desafia Ministra da Educação para um debate público
"Queremos discutir as nossas propostas com a equipa ministerial, só que a Ministra recusa, completam-se agora dois anos, reunir com os Sindicatos de Professores. E não reúne porquê? Há dias no programa "Prós e Contras" deixou a ideia de nada ter para dizer. Mas, ainda que não tenha, há respostas que se lhe exigem, contas que tem de prestar, responsabilidades que deve assumir".

As Luzes da Grécia: ciclo de conferências na Fundação Gulbenkian, de Outubro a Dezembro


Concurso Internacional para estudantes no âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra

Museu da Escrita do Sudoeste em Almodôvar

Homenagem a Manuel Machado da Luz

Blogue de José Fanha merece uma visita
Quando tudo é permitido e nada acontece...
José António Garcia Chaves venceu o 'Prémio Literário Vergílio Ferreira 2007 - Ensaio'


Jornada "Ensinar e Aprender Línguas e Culturas Estrangeiras Hoje: Que Perspectivas?"

"A Sexualidade no Mundo Antigo", tema de colóquio na Faculdade de Letras de Lisboa

"Lettres d'Amour": trabalhos da espanhola Suzy Gómez na Galeria Filomena Soares

Uma escola sem portas nem janelas, outra a funcionar em contentores e as palmas à senhora Ministra...
"Nenhum dos 7 ministros (incluindo o primeiro) e dos 13 secretários de Estado que prestaram figuração na abertura do ano lectivo foi de visita até à escola básica dos Machados, na Boa Vista, Leiria.E foi pena, porque com uma câmara de televisão e repórteres da rádio ou dos jornais teria outra projecção uma abertura do ano lectivo no meio da rua, porque o edifício da escola não tem portas nem janelas. E, pelo menos em termos de pluralismo, a presença de um membro do Governo e da comunicação social onde as coisas não funcionam serviria para mostrar que o País não é o Postal ilustrado da propaganda onde tudo vai bem, ou pelo menos parece."

CN da FENPROF aprova Resolução: mudar a política do Governo, reforçar a acção dos professores
"O desemprego docente não é uma inevitabilidade. Resulta de medidas que foram deliberadamente impostas", salientou Mário Nogueira aos jornalistas na conferência de imprensa realizada após a reunião do órgão máximo da FENPROF entre Congressos.