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Homologação de avaliação/reclamação: renovação das comissões de serviço

18 de junho, 2010

O SPE/FENPROF bate-se pela restauração de um clima de tranquilidade, confiança e cooperação que deve existir entre todos os agentes do ensino no estrangeiro. Não demonstremos medo e lutemos pelos nossos direitos e pela reposição da justiça onde ela falta. Agora que tomaram conhecimento das homologações só nos resta lançar mão do mais elementar direito dos injustiçados: a reclamação. A Senhora Presidente do Instituto Camões reporá a verdade onde ela foi escamoteada, vilipendiada. Reclamem porque de uma causa justa se trata. O SPE/FENPROF prestará toda ajuda que estiver ao seu alcance.

Negociação FENPROF – M.E.

Actas negociais

15 de junho, 2010

Processo de homologação das avaliações do desempenho.

Informação do Instituto Camões, IP

08 de junho, 2010

Segundo informação recebida no dia 8 de Junho, do Instituto Camões, foi iniciado o processo de homologação das avaliações do desempenho. Embora o Senhor Vice-Presidente tenho informado que consoante o processo se desenvolva, de imediato serão os docentes informados, como medida para obviar ao atraso que de momento se verifica. O SPE/FENPROF sempre pugnou pelo diálogo e concertação com os organismos tutelares do EPE na prossecução dos seus objectivos: a defesa intransigente dos justos direitos dos seus associados. O ICA e a SECP são conhecedores das ansiedades e dos direitos reclamados pelos docentes. O deslizar dos prazos não é da responsabilidade nem do SPE/FENPROF nem dos docentes. Queremos tranquilidade mas com responsabilidade e equidade no tratamento.

Comunicado de 5/06/2010

Contra os medos, a união de todos os professores do EPE

05 de junho, 2010

Agora que se aproxima a parte final de todo o processo, seja da avaliação de desempenho, seja do procedimento concursal, importa apontar algumas orientações para que os professores não se deixem enganar e muito menos tomar pelos medos que entretanto lhes foram sendo incutidos pelas chefias “regionais” do EPE.

Entre 4 e 18 de Julho, haverá 30 criações e quase o dobro das representações do ano passado

A poesia vai andar pelo Festival de Teatro de Almada

04 de junho, 2010

Abertura oficial no Teatro Nacional São João

33ª edição do FITEI: de 28 de Maio a 10 de Junho

25 de maio, 2010

Esclarecimento aos Sócios

Problemática das faltas e seu entendimento no processo avaliativo

22 de maio, 2010

Neste momento de profunda alteração muitos têm sido os sócios do SPE que têm manifestado preocupação sobre o entendimento por falta o qual se traduziu, em alguns casos por um grave prejuízo no processo de avaliação. Entendeu o SPE redigir este pequeno esclarecimento para que os professores tenham um conhecimento mais directo da problemática. Assim sendo e com base na Lei n.°59/2008 de 11 de Setembro, passamos a expor o que na SUBSECÇÃO XI – Artigo 184.° está legislado.

COMUNICADO DE IMPRENSA DE 21/5/2010

Pela reposição da verdade na avaliação!

22 de maio, 2010

O SPE/FENPROF tem-se batido, há dois meses em luta, no sentido de alertar o Instituto Camões para uma diferenciação equilibrada dos desempenhos, justa e sempre na defesa dos professores. Tem sistematicamente alertado a SECP no sentido de salvaguardar os direitos dos professores que, incólumes a todas as vicissitudes e escolhos que se lhes têm colocado, todos os dias, com chuva neve e frio vão para os seus cursos e mantêm a mesma dinâmica, a mesma dedicação e empenho, sempre com dignidade. Porquê agora a diferenciação, com base sabe-se lá em quê!!??

“A Língua portuguesa entre o Poder e a Liberdade”

Comunicação ao 10º Congresso da FENPROF

10 de maio, 2010

"Os verdadeiros representantes de Portugal junto das comunidades são os professores que diariamente mantêm contacto directo com os pais e os alunos, que ouvem as suas queixas, que procuram muitas vezes a solução para problemas pontuais que os afligem, que com eles falam das festas e romarias que todos os anos os impelem a partir e a percorrer milhares de quilómetros para manter vivas as raízes e os laços às suas famílias e às suas aldeias" (Carlos Pato, Secretário Geral do SPE, intervenção no 10º Congresso Nacional dos Professores)

10º Congresso da FENPROF

Órgãos da FENPROF

06 de maio, 2010

10º Congresso da FENPROF

Saudações

06 de maio, 2010

Comunicado

Processo de avaliação de desempenho no EPE

06 de maio, 2010

Segundo informação recebida, os professores a trabalhar no EPE terão, obrigatoriamente, de entregar o Relatório de Auto-Avaliação nas respectivas Coordenações até ao próximo dia 10 de Maio, impreterivelmente.

10º Congresso da FENPROF

Moções

06 de maio, 2010

opinião

"Velhas novidades"

05 de maio, 2010

"Há quem sacrifique parte do seu descanso e da vida familiar para melhor poder assegurar a defesa dos interesses daqueles que, nos locais de trabalho, os elegeram. E há quem o faça, por decisão dos seus pares, a tempo inteiro. A lei, aliás, reconhece esse direito e por isso o consagra."

Procedimento concursal 2010/2011 para o EPE

26 de abril, 2010

Obrigatoriedade de preenchimento da candidatura até dia 27 de Abril, conforme o previsto.

JF especial: tudo sobre o 10º Congresso

Votações expressivas de forte unidade

26 de abril, 2010

Aviso urgente (26/04/2010)

Concurso de Professores do EPE

26 de abril, 2010

Após reunião realizada na manhã de 26 de Abril com a Senhora Presidente do Instituto Camões,IP, foi informado o SPE que os professores interessados no procedimento concursal devem efectuar a candidatura no aplicativo informático (O Secretário-Geral do SPE).

Um Congresso apontado ao futuro

Mãos à obra!

26 de abril, 2010

26 horas de trabalho em dois dias de Congresso. Dos mais de 800 delegados e delegadas, 59% eram mulheres, 13,9% eram delegados e delegadas sindicais, 36,6% dirigentes dos vários sindicatos e 50,5% sem cargo sindical foram eleitos/as pelos seus núcleos sindicais de base. Aprovado um Plano de Acção que orientará a acção dos professores e educadores e a intervenção e organização da FENPROF nos próximos três anos. Neste, ficam três orientações estratégicas centrais: valorizar a escola pública, construir o sucesso educativo e organizar a luta, agindo no quadro da especificidade da profissão, mas integrando, cada vez mais a acção no âmbito mais geral dos trabalhadores, designadamente no quadro da Frente Comum e da CGTP-IN.