
Reduções orçamentais são ataque violento
A FENPROF considera que o Orçamento de Estado para 2011, apresentado pelo Governo e apoiado pelo PSD, é recessivo para a economia e fere gravemente o Estado Social, sendo muito negativa para o Ensino Superior.
Lugar Presente - Laboratório de teatro por Sónia Barbosa , 12, 13 e 14 de Novembro
IV Conferência de Emprego Científico e II Feira de Emprego Científico
Pretende o ME distrair as escolas? Com que intuito? Apenas para atrasar mudanças na carreira docente?
Depois de a FENPROF voltar a insistir na necessidade de informar as escolas sobre aspectos relacionados com as progressões e os reposicionamentos na carreira aprovada pelo Decreto-Lei n.º 75/2010, de 23 de Junho (o actual), o ME decidiu enviar para as escolas, na tarde de sexta-feira, dia 29, duas circulares que esclarecem como se transita para a carreira docente que vigorou entre 2007 e 2009 (Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro) e para a que vigorou entre Setembro de 2009 e Junho de 2010 (Decreto-Lei n.º 270/2009, de 30 de Setembro)…
Declaração da FENPROF aos órgãos de comunicação social
A FENPROF pretendia ser recebida (15/10/2010) pela Ministra da Educação. Por ser "a primeira [reunião] a realizar após a aprovação, pelo Conselho de Ministros, de medidas terríveis para o sistema educativo, as escolas e os docentes", a FENPROF considerou que deveria "estar presente a Ministra da Educação, pela natureza eminentemente política do que está em causa", o que, no entanto, não aconteceu. Assim, pelas 16 horas, nas instalações do ME, quando confirmada a indisponibilidade da Ministra para a reunião, a FENPROFapresentou aos profissionais da comunicação social a Declaração que aqui divulgamos.Além de Mário Nogueira, Secretário Geral, integraram a delegação sindical António Avelãs (SPGL), Manuela Mendonça (SPN), Anabela Sotaia (SPRC) e Joaquim Páscoa (SPZS).
"Falta de professores atrasa ensino de português no estrangeiro"
"Os filhos dos emigrantes portugueses em muitos países europeus começaram o ano lectivo sem aulas de língua portuguesa por falta de professores. O problema assume contornos mais graves na África do Sul, onde a maior parte dos horários continua por preencher, alerta o sindicato."
19º Festival "Guimarães Jazz" em Novembro

Memorando Reivindicativo
Actualizado e aprovado em 25 de Setembro de 2010, em Remich (Luxemburgo), na AG do SPE/FENPROF

Um mar de problemas sem soluções à vista
O Instituto Camões pretende implementar os cortes no funcionamento à custa dos professores, sobrecarregando os mesmos com a imposição do cumprimento de horários que procura elasticamente “esticar” até às vinte e cinco horas semanais, procurando solucionar o problema que originou ao cortar cegamente as horas que eram destinadas ao apoio pedagógico, através dos professores de apoio regional bem como de assessoria às coordenações.
Os desafios do ensino português no estrangeiro e a situação sócio-profissional dos docentes
Os desafios do ensino português no estrangeiro e a situação dos docentes
A realidade do ensino português no estrangeiro (EPE) e as principais matérias que o Sindicato tem apresentado junto do Instituto Camões, Ministério da Educação e Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, estiveram em destaque na Assembleia Geral (AG) do Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE/FENPROF), realizada no Luxemburgo nos passados dias 25 e 26 de Setembro. Mário Nogueira participou nos trabalhos. Também esteve presente Ana Cristina Martins, dirigente que faz a ligação do SPE à FENPROF. / JPO
Reflexão SEW/SPE
A Assembleia Geral do SPE foi antecedida de uma "jornada de reflexão" dinamizada pelo Sindicato dos Professores do Luxemburgo (SEW) e pelo Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE/FENPROF), na manhã de 25 de Setembro, em Remich./ JPO
Razões por que trabalhamos a área da Igualdade entre Mulheres e Homens
A Comissão da Igualdade entre Mulheres e Homens da FENPROF (CIMH / FENPROF) é constituída por representantes dos sindicatos que a constituem e trabalha em articulação com a CIMH / CGTP-IN. Os princípios orientadores do trabalho que vamos desenvolver no triénio 2010 - 2013 estão contidos nos seguintes documentos:
