Em foco
SPE/FENPROF reuniu com Camões, IP (6/03/2015)

Num clima de abertura e cooperação, Sindicato quer que a revisão do Regime Jurídico avance de forma célere

07 de março, 2015

O SPE/FENPROF reuniu  (6/03/2015) com a estrutura tutelar Camões, IP. no sentido de ver esclarecidos alguns dos principais assuntos que dominam a agenda do Ensino Português no Estrangeiro. Foi agora garantido que, por despacho extraordinário do SECP, as comissões de serviço dos professores a trabalhar no EPE serão renovadas por mais dois anos. A renovação fica contudo pendente do processo de avaliação que decorrerá este ano bem como do número de alunos que existirem em cada código - horário.

Desvalorização remuneratória dos docentes do EPE na Suíça

FENPROF avança proposta

24 de fevereiro, 2015

FENPROF propõe ao Governo português a criação de um suplemento remuneratório de valor percentual igual ao da desvalorização salarial que teve lugar. Desde já nos manifestamos disponíveis para, em sede negocial, ser encontrada forma de, posteriormente, este suplemento ser integrado no salário.

DESTAQUE

Secretário de Estado das Comunidades assume a revisão do Regime Jurídico do Ensino Português no Estrangeiro

20 de fevereiro, 2015

Segundo informações colhidas pelo SPE/FENPROF o governante assumiu os compromissos já afirmados em reuniões de trabalho anteriores. Em julho de 2014 o Sindicato dos Professores no Estrangeiro tinha solicitado ao Secretário de Estado, Dr. José Cesário, a melhor atenção para determinadas disposições constantes do Decreto-Lei n.º234/2012, que se mostravam desadequadas, colocando mesmo em causa o direito ao trabalho dos professores no Ensino Português no Estrangeiro. 

DESTAQUE

A “in-paridade” na Suíça ou a condenação à insolvência dos professores no EPE-Suíça!

21 de janeiro, 2015

Desde o passado dia 15 de janeiro que as incertezas pairam nos espíritos dos professores a trabalhar no ensino português na Suíça. Tudo isso resultante da atitude do Banco Central suíço em terminar com a paridade do franco face ao euro. Entende o SPE/FENPROF que a solução não poderá passar pela “minimização” do problema mas sim instituir um mecanismo que, em situações futuras consiga  dar resposta a situações de crise como a que está a ser vivida na Suíça.