Adesão dos professores e educadores à greve geral atingiu os 75%
É da ordem dos 75% a percentagem de professores e educadores que participaram na Greve Geral. Esta é a taxa de adesão a que a FENPROF chegou, tendo em conta os dados disponíveis (24/11). É ainda de salientar que mais 80% dos estabelecimentos encerraram tendo sido neles que se registaram os níveis mais elevados de adesão por parte dos docentes, incluindo os que integram os órgãos de direcção das escolas.Com o objectivo de fazer um balanço da greve e da participação dos professores, bem como de debater e fixar as prioridades para a sua acção futura e as formas de luta a adoptar, o Secretariado Nacional da FENPROF reúne esta sexta-feira, dia 26, a partir das 14.30 horas e o Conselho Nacional no dia seguinte, sábado, 27, a partir das 10.30.
RA Madeira: escolas fechadas e concentração de docentes na Av. Arriaga, no Funchal
RA Açores: concentrações em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo
Zona Sul: muitos concelhos sem uma única sala de aula a funcionar

Greve Geral encerra milhares de escolas em todo o país!
GRANDE ADESÃO DOS PROFESSORES AO PROTESTO NACIONAL É CONTRA AS INJUSTIÇAS, PELA MUDANÇA DE POLÍTICAS, PELA DIGNIFICAÇÃO DA PROFISSÃO E EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA
Os primeiros dados que já se encontram disponíveis, apontam para uma grande Greve Geral na Educação, com um impacto fortíssimo nas escolas que, um pouco por todo o lado, se encontram encerradas. Há localidades, incluindo capitais de distrito, onde não se encontram escolas abertas. Muito importantes também, e de grande significado, são os dados que já são possíveis de apurar no que respeita à adesão à Greve Geral por parte dos professores, educadores e investigadores. Do Pré-Escolar, Básico, Secundário, Especial, Superior e Investigação Científica chegam dados que permitem afirmar, desde já, que é muito forte a adesão dos profissionais a esta Greve Geral o que permite concluir que, de uma forma inequívoca, se rejeitam as políticas que o Governo vem desenvolvendo, geradoras de injustiças, e se exige uma profunda mudança no seu rumo (foto: uma escola encerrada em Portalegre).

"Uma resposta grandiosa"
"Uma resposta grandiosa". Foi assim que o Secretário Geral da FENPROF caracterizou, às 11 horas, a participação dos educadores e professores nesta Greve Geral. Mário Nogueira falava aos jornalistas (nacionais e estrangeiros) junto à Escola Marquesa de Alorna, em Lisboa (uma das muitas encerrradas), num ponto de situação em que também estiveram presentes Manuel Carvalho da Silva, Secretário Geral da CGTP-IN, e outros dirigentes sindicais, nomeadamente da União dos Sindicatos de Lisboa (USL) e do sector da Administração Pública. "Um dia sem aulas", é o cenário a nível nacional, sublinhou Mário Nogueira, que acrescentou: "Trata-se de uma grande adesão, de norte a sul do país, dos Açores à Madeira. Em muitos concelhos não há uma única escola aberta". Referiu ainda que, "onde foi possível recolher dados, o balanço é de uma forte participação em todos os sectores de ensino: pré-escolar, 1º ciclo, 2º e 3º ciclos, secundário, educação especial, particular e cooperativo e mesmo no superior e na investigação". / JPO
Solidariedade com a FENPROF e os professores portugueses
Apelo à participação dos bolseiros de investigação científica na Greve Geral

Greve: instruções e respostas a questões mais frequentes
Primeiras declarações às 11h00 junto à EB 2.3 Marquesa de Alorna, em Lisboa

A força da sua razão, reforça as razões para uma grande adesão à greve geral por parte dos professores, educadores e investigadores
Os professores, educadores e investigadores científicos, tal como a grande maioria dos trabalhadores de Educação estarão amanhã (24 de Novembro, quarta-feira) na Greve Geral. A forte adesão esperada por parte dos docentes e investigadores portugueses corresponderá à expressão da sua, também ela, fortíssima indignação face às políticas que têm estado a ser desenvolvidas no país e às medidas impostas, alegadamente para resolverem uma situação crítica da qual não são responsáveis.

Milhares de pessoas em defesa da Paz
A Campanha “Paz Sim! NATO Não!” culminou com uma grande manifestação, em Lisboa, na tarde de 20 de Novembro (sábado). Desceram a Avenida da Liberdade mais de trinta mil pessoas, que exigiram o fim das políticas belicistas e a abertura de um novo ciclo, marcado pelo desenvolvimento, a cooperação, o progresso e a paz no mundo. / JPO
FENPROF dá parecer positivo às propostas apresentadas na AR
Através das apreciações parlamentares n.º 52/XI e 56/XI/1.ª apresentadas, respectivamente, por BE e PCP, o Estatuto da Carreira Docente volta a estar na ordem do dia, podendo ser alterados alguns dos seus aspectos mais negativos. É neste âmbito que avaliação de desempenho, tempo de serviço, vinculação de docentes, prova de ingresso na profissão e tantos outros aspectos voltam a ser apreciados, sendo criadas condições para a correcção e/ou alteração dos aspectos mais negativos da carreira dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.
Em anexo:
Ofícios da FENPROF:
FENPROF reuniu com Direcção do PSD
Uma delegação da FENPROF, dirigida pelo Secretário Geral, Mário Nogueira, esteve na manhã de segunda-feira, 22 de Novembro, na sede do PSD para uma reunião com uma representação deste partido, que integrou o seu Presidente, Passos Coelho. No encontro estiveram particularmente em foco as preocupações da FENPROF sobre o Orçamento do Estado e os seus reflexos " em 2011 no funcionamento das escolas". À saída, em declarações à comunicação social (foto), Mário Nogueira lembrou que as escolas são afectadas diretamente pelo Orçamento do Estado e indiretamente pelas quebras nas autarquias.