Nacional
CGTP-IN

Números do desemprego confirmam justeza da Greve Geral

17 de novembro, 2010

Existem hoje mais de 760 mil trabalhadores desempregados, numa taxa real de desemprego que é já de 13,5%. Este aumento do desemprego, partindo mesmo da taxa oficial de desemprego foi, num só ano, de 11,3%; cerca de metade dos desempregados são jovens com menos de 34 anos. A precariedade atinge mais de 888 mil trabalhadores, subindo mais 5% em relação a igual período do ano passado, fazendo dos jovens as principais vítimas (60% do total).

declaração conjunta

Sindicatos de Professores apelam à participação na Greve Geral

17 de novembro, 2010

FENPROF, FENEI, ASPL, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SIPE, SIPPEB e SPLIU, subscrevem uma declaração conjunta de organizações sindicais de docentes, apelando a uma forte adesão dos professores, educadores e investigadores científicos à Greve Geral do próximo dia 24 de Novembro.

Texto da declaração conjunta

Representantes da comunidade educativa aprovam e divulgam Manifesto

16 de novembro, 2010

INVESTIR NA EDUCAÇÃO NÃO É UMA DESPESA! CORTAR NO QUE É VITAL ÀS ESCOLAS PROVOCA RUPTURAS INSANÁVEIS!

"Cortar nos recursos de que as escolas dispõem – humanos, físicos, materiais, financeiros –, e de forma tão violenta, impede que cumpram adequadamente a sua missão de ensinar, formar, educar e qualificar", alerta o Manifesto divulgado esta quinta-feira, 18 de Novembro, em Lisboa, documento subscrito por diferentes organizações representativas da comunidade educativa (foto). / JPO

Manifesto

ECD em apreciação parlamentar

15 de novembro, 2010

PROPÓSITO DE UM ORÇAMENTO DE ESTADO CAUSADOR DE FORTES PREOCUPAÇÕES

FENPROF reuniu com ANMP e com duas comissões parlamentares

15 de novembro, 2010

A FENPROF reuniu no dia 15 (foto), com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, tendo, com muita preocupação, ouvido a exposição que foi feita pelo seu Secretário-Geral. Segundo este dirigente, o Ministério da Educação não paga aos municípios, desde 2009, o transporte dos alunos das mais de 2.000 escolas encerradas em 2008, ainda por Lurdes Rodrigues.Já no dia 16, a FENPROF reuniu com duas comissões parlamentares: i) Orçamento e Finanças; ii) Trabalho e Administração Pública. Junto dos deputados destas comissões, a intenção da FENPROF foi sensibilizá-los e, por seu intermédio, os respectivos grupos parlamentares no sentido de prevenirem no presente a salvaguarda do futuro, designadamente rejeitando as medidas que o OE para 2011 prevê para a Educação.

DGRHE/ME DIVULGOU CIRCULAR COM ORIENTAÇÕES ILEGAIS

FENPROF exige suspensão imediata da avaliação em curso! Escolas não sabem como fazer e ME também não!

12 de novembro, 2010

 Não há regras!  Não há competência!  Não há vergonha!

Se dúvidas existissem, elas desfaziam-se! O Ministério da Educação não sabe como aplicar o actual modelo de avaliação, vendo-se obrigado a encontrar sucessivas excepções que são ilegais e pedagogicamente insustentáveis. Vem isto a propósito da mais recente “pérola” da DGRHE/ME, que chegou (11/11/2010) às escolas, sendo datada de 8 de Novembro (a Circular B10015847T), com alegadas orientações sobre a designação de coordenadores de departamento curricular, relatores e coordenadores de estabelecimento em situação excepcional.

Secretariado Nacional reunido em Lisboa

FENPROF aprova posições de solidariedade e prepara a luta dos docentes

11 de novembro, 2010

CONTRA POLÍTICAS QUE ATENTAM CONTRA A EDUCAÇÃO, A ESCOLA PÚBLICA E OS SEUS PROFISSIONAIS

Nesta reunião serão definidas as últimas medidas com vista a aumentar ainda mais a mobilização dos professores para uma grandiosa adesão à Greve Geral do próximo dia 24 de Novembro, bem como as propostas a debater com os professores para prosseguir a luta contra políticas e medidas que estão a degradar as condições de organização e funcionamento das escolas, provocarão um nível de desemprego nunca antes verificado, provocam instabilidade e reduzem os salários de quem honestamente trabalha.

FENPROF alerta

ME continua sem esclarecer muitos aspectos da avaliação dos professores

10 de novembro, 2010

ESCOLAS CONFRONTAM-SE COM OS SILÊNCIOS DAS D.R.E.’S E AVALIAÇÃO NÃO AVANÇA POR FALTA DE ESCLARECIMENTOS

Saudação aos Professores

09 de novembro, 2010

Manifestação nacional da Administração Pública

Vídeo da Iniciativa

08 de novembro, 2010

FENPROF entregou

Pré-aviso para a Greve Geral de 24 de Novembro

08 de novembro, 2010

A FENPROF entregou (8/11/2010), junto das entidades competentes, o Pré-Aviso de Greve para que todos os docentes, de todos os níveis de educação e de ensino, e todos os investigadores científicos, participem na Greve Geral do próximo dia 24 de Novembro.

Intervenção de Mário Nogueira nos Restauradores

06 de novembro, 2010

"O que se passa na Educação é bem o retrato do que pretendem fazer a todos os serviços públicos e aos seus trabalhadores, sabendo-se que, sobre os cortes impostos a este sector, o acordo foi fácil naquelas discussões que nos fizeram lembrar os desentendimentos dos simpáticos Statler e Waldorf, figuras de uma animada série televisiva".

Manifestação nacional da Administração Pública com largos milhares de participantes

Fotografias da Iniciativa

06 de novembro, 2010

MANIFESTAÇÃO NACIONAL da Administração Pública junta 100 000 em Lisboa

Professores e educadores marcaram forte presença no protesto

06 de novembro, 2010

O protesto contra o roubo dos salários e o ataque aos serviços públicos marcou a jornada da Administração Pública deste sábado, 6 de Novembro, nas ruas de Lisboa, convocada pela Frente Comum. Largos milhares de trabalhadores oriundos de todas as regiões do país e de todas as esferas de actividade da Função Pública desceram a Avenida da Liberdade, em direcção à Praça dos Restauradores. Professores e educadores marcaram presença saliente nesta acção, realizada em período de preparação dinâmica da Greve Geral de 24 de Novembro. / JPO

Saudação da FENPROF aos Professores e Educadores

protesto da FENPROF junto da Ministra da Educação

Governo aprova ilegalmente legislação sobre suplementos remuneratórios para directores e outros dirigentes das escolas

05 de novembro, 2010

O Conselho de Ministros terá aprovado no dia 4 de Novembro, um decreto regulamentar sobre suplementos remuneratórios, bem como prémios de desempenho.Independentemente da opinião e parecer que a FENPROF tenha em relação àqueles aspectos, regista-se o facto de este decreto regulamentar não ter sido negociado como a lei impõe. Os directores, subdirectores e adjuntos de agrupamento de escolas e escolas não agrupadas são docentes que, em grande número, são associados de Sindicatos da FENPROF.