
Eleições antecipadas, já!
Enfrentando os mais de 40 graus que se sentiram na tarde do passado sábado, 6 de julho, em Lisboa, os participantes na concentração da CGTP-IN junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém (foto), reclamaram do Presidente da República que assuma os seus deveres constitucionais, interrompendo com urgência o rumo de Portugal para o abismo económico e social, o que exige a imediata demissão do Governo, a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições antecipadas. Exigiram também que seja posto fim à política de direita e às medidas ditas de austeridade, aos cortes nos salários e nas reformas, ao desemprego galopante e à destruição dos serviços públicos, do Serviço Nacional de Saúde, da Escola Pública e da Segurança Social./ JPO
Fotos, resolução aprovada e intervenção do Secretário Geral da CGTP-IN

Sindicatos de Professores reuniram com comissões parlamentares para contestarem aumento do horário de trabalho e aplicação da mobilidade especial
A recente luta dos professores e educadores portugueses levou MEC e governo a assumirem compromissos importantes que constituem salvaguardas para o pessoal docente, caso as propostas de lei em discussão na Assembleia da República venham a ser aprovadas. Porém, mais importante do que essas salvaguardas seria a não aprovação das leis que se encontram na Assembleia da República, cuja votação deverá ter lugar no próximo dia 24.
Parecer da FENPROF Proposta de Lei n.º 153/XII/2ª . Horário de Trabalho
Parecer da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública à Proposta de Lei n.º 154/XII/2.ª
Proposta sobre o Ensino Superior

Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues 2013
Depois de, em 2012, a FENPROF e a SECRE/Corretores de Seguros terem promovido a primeira edição do Prémio Literário António Gedeão, esta iniciativa tem agora a sua segunda edição, com o premiado a ser conhecido em 5 de outubro, Dia Mundial dos Professores.
É a política que tem de ser mudada!
“Já começa a ser tempo de aquilo que foi uma ata negociada com os sindicatos passar a ser legislação, porque as escolas têm que se organizar"
O Secretário Geral da FENPROF, Mário Nogueira, e outros dirigentes da Federação estiveram (2/07/2013) na Escola Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra. Junto à porta da Escola, Mário Nogueira fez uma declaração que aborda os procedimentos urgentes que o MEC deverá assumir na sequência da ata assinada, bem como os níveis de intervenção seguintes contra o aumento do horário de trabalho para 40 horas e a mobilidade especial.
Saudação aos professores pelos resultados positivos que a sua luta tornou possíveis!
Os professores portugueses desenvolveram um dos seus mais fortes processos de luta e fizeram-no de forma irrepreensível. A grande determinação que esteve presente ao longo de 18 dias, nos quais realizaram greve às avaliações (inviabilizando mais de 95% das reuniões previstas), participaram numa enorme Manifestação Nacional e realizaram uma das maiores e mais significativas greves nacionais, foi essencial para a obtenção dos compromissos que o MEC foi obrigado a assumir na ata de conclusão das negociações.

Greve Geral inviabilizou avaliações em escolas de todo o país
NO ENSINO SUPERIOR, LEVOU AO ADIAMENTO DE EXAMES
Muitas escolas de portões fechados, adiamento de milhares de reuniões de avaliação no Básico e de exames no Superior, inúmeros jardins de infância encerrados... - depois de quase três semanas de intensa luta dos professores, este é cenário da Greve Geral no setor da Educação, como referiu Mário Nogueira, no direto para as televisões às 11h40, junto à EB 2.3 Marquesa de Alorna, no Bairro Azul, em Lisboa. / JPO
Greve Geral - os números, os momentos, a notícia
Resolução aprovada nas mais de 50 concentrações realizadas neste dia de Greve Geral, em todo o país
CGTP-IN em conferência de imprensa: 1º balanço da Greve Geral (vídeo)
Declarações do Secretário Geral da CGTP-IN na RTP
Agência LUSA com grande adesão à Greve e serviço interrompido
Resultados da luta que suportou negociação com MEC são bastante satisfatórios para as escolas e os professores
No dia em que, na esmagadora maioria das escolas, se iniciam as reuniões de avaliação final, a FENPROF saúda todos os professores que, ao longo de 18 dias, com a sua luta, tornaram possíveis os resultados alcançados e que constam da ata de conclusão das negociações. A propósito desses resultados, a FENPROF não pode deixar passar em claro as últimas afirmações do Ministro da Educação pretendendo fazer crer que o MEC há muito admitira aceitar as posições que ficaram registadas naquela ata negocial. Isso não é verdade!
Com a sua luta, professores obtêm importantes ganhos!
A FENPROF concluiu o processo negocial com o MEC, obrigando-o a recuar em matérias que mobilizaram a maioria dos professores e educadores, num longo e forte processo de luta, com recurso à greve em serviço de avaliações, uma manifestação nacional e uma greve geral dos professores e educadores.
- Os professores obtêm importantes ganhos
- Está suspensa a greve ao serviço de avaliações
- 27 de junho - fazer uma grande Greve Geral

Três perguntas ao Secretário Geral da FENPROF na véspera da importante reunião no MEC
Na véspera de uma importantíssima reunião no MEC (segunda-feira, 24 de junho) e com uma greve em curso que se iniciou há duas semanas, colocámos 3 perguntas ao Secretário-geral da FENPROF. Em síntese, Mário Nogueira afirma que há questões essenciais em cima da mesa que não poderão ser usadas como moeda de troca e que é preciso estar atento a tentativas de criar ilusões. NOVO
Secretário Geral da FENPROF esclarece jovens deputados do PSD
Deputados do PSD, membros da JSD, querem saber qual o valor da transferência do Estado para os Sindicatos da Educação. Mário Nogueira esclarece, em breve entrevista à págna web da FENPROF.
Concentração de docentes do superior e investigadores junto ao MEC
Na tarde do passado dia 22 de junho, decorreu uma concentração nacional de docentes do ensino superior e investigadores, oriundos de diferentes pontos do país, frente ao MEC, na Avenida 5 de Outubro (foto J. Caria). Foi uma das iniciativas anunciadas pela FENPROF e pelo SNESup, no quadro da Semana pelo Ensino Superior e Ciência (de 20 e 27 de junho), que inclui reuniões de docentes e investigadores em diversas instituições. / JPO
"Crato, o que estás a fazer com as universidades?"
Sobre o desconto nos vencimentos dos docentes que aderirem à greve convocada com incidência no serviço de avaliações
Greve Geral de 27 de junho: Pré-Aviso entregue pela FENPROF
Professores, educadores e investigadores juntam-se à luta de todos os trabalhadores, de todos os setores!
Circuito da delegação da CGTP-IN, com o Secretário Geral, Arménio Carlos, às 11H30 , na ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS DA MARQUESA DE ALORNA (junto à Mesquita) - Rua Dr. Júlio Dantas, Lisboa

Greve às avaliações prossegue hoje com adesão a manter os níveis elevados
CALOROSA SAUDAÇÃO DA FENPROF AOS PROFESSORES QUE, A 19 DE JUNHO, ESTÃO NO SEU OITAVO DIA DE GREVE ÀS AVALIAÇÕES
Os professores estão em greve ao serviço de avaliações a até ontem mantiveram o elevadíssimo nível de adesão que se verifica desde o dia 7, com 95% das reuniões não realizadas. Pelas informações que, ao longo da manhã, começaram a chegar à FENPROF, o nível de adesão a esta greve mantém se na ordem do verificado nos dias anteriores, o que reforça toda a luta que teve expressões igualmente elevadíssimas nos dias 15 e 17, com a forte participação dos docentes, respetivamente, na Manifestação Nacional e na Greve Geral dos Professores.
Haverá nova reunião no MEC, mas só no dia 24 de junho
FENPROF entregou pré-aviso da Greve Geral de 27 de junho | Ver Pré-Aviso da Greve Geral - 27 de junho