Nacional

Revista de imprensa

23 de maio, 2013

Programas diversificados na passagem da caravana pelas Beiras

De Coimbra à Guarda, em defesa da escola pública, democrática, de qualidade e para todos!

23 de maio, 2013

Do jazz à largada de pombos, passando por exposições de trabalhos de alunos, por palavras de reflexão sobre os desafios da escola pública, não esquecendo a demonstração de ginástica rítmica e o teatro – houve de tudo um pouco na passagem da caravana em defesa da escola pública, na passada quinta-feira, 23 de maio, pela cidade de Coimbra. / JPO

PRÉ-AVISOS DE GREVE ENTREGUES a 24 DE MAIO

Confirmam-se as intenções do Governo de afastar professores já no próximo ano letivo

23 de maio, 2013

Na reunião realizada, no Palácio das Laranjeiras, com o Governo (23/05/2013), este manifestou-se inflexível em relação à manutenção da mobilidade especial, limitando-se a afirmar que este é um processo de adaptação aos docentes do que se encontra previsto no projeto de lei geral para esta matéria na administração pública. "Não há professores a mais", reafirmou Mário Nogueira, em declarações à comunicação social (foto), após esta reunião, em que, do lado do Governo, esteve presente o Secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino.

Revista de imprensa

Informação aos Docentes do setor

Ações inspetivas a escolas do particular e cooperativo com contrato de associação

22 de maio, 2013

IGEC dá razão à FENPROF!

A Inspeção considerou que existem indícios de incumprimento do CCT em vigor para o setor e por isso os relatórios foram enviados para a Autoridade das Condições de Trabalho (ACT) para que se pronuncie.

Dia 30 de Maio: é hora de dizer "Basta!"

Não aceitamos roubo dos feriados

20 de maio, 2013

Quer cortar 4% nos ordenados da função pública

Governo insiste numa política que já falhou

20 de maio, 2013

DESTAQUE

FENPROF surpreende-se com declarações de um ministro que se diz surpreendido

20 de maio, 2013

O ministro da Educação e Ciência afirmou-se surpreendido com a marcação de greves dos professores sem que, antes, tivesse havido qualquer tentativa de negociação. Surpreendente seria que os professores, perante a atual situação e as ameaças que pendem sobre si, ficassem de braços cruzados!...

Manifestação nacional a 15 de junho

Organizações sindicais de professores rejeitam políticas e medidas que o Governo quer impor e decidem unir-se para lutar

16 de maio, 2013

Face à situação vivida e ao seu anunciado agravamento, as organizações sindicais de professores decidiram convocar uma Manifestação Nacional de Professores, Educadores e Investigadores para 15 de junho, em Lisboa. Mereceu ainda amplo consenso a convocação de greve ao serviço de avaliações para os dias 11, 12, 13 e 14 de junho, bem como a convocação de Greve Nacional de Professores, Educadores e Investigadores Portugueses para 17 de junho (na imagem: mesa da conferência de imprensa realizada, em Lisboa, pelas organizações sindicais de professores - 16/05/2013).

Ecos na comunicação social

16 de maio, 2013

COM RETROATIVOS A JULHO DE 2010

Tribunal Constitucional manda pagar aos docentes do índice 245

14 de maio, 2013

que foram ilegalmente impedidos de progredir

A FENPROF não desistiu e recorreu a todas as instâncias, incluindo tribunais e Provedoria de Justiça. E o caso chegou ao Tribunal Constitucional que agora se pronunciou, através do Acórdão 239/2013,esclarecendo que não existia inconstitucionalidade da norma porque, como o próprio Primeiro-ministro reconheceu nas alegações que, em representação do governo, apresentou, aos docentes que ficariam retidos no índice 245, sendo assim ultrapassados por outros com menos tempo de serviço, era devido o pagamento pelo índice 272 desde julho de 2010. Esta situação, aliás, está prevista na legislação (Decreto-lei n.º 75/2010, de 23 de junho) que refere, no n.º 1 do seu artigo 10.º que não podem ocorrer "ultrapassagens de posicionamento nos escalões da carreira por docentes que, no momento da entrada em vigor do presente decreto-lei, tivessem menos tempo de serviço nos escalões".

Cerca de 18 por cento

Política de austeridade aumento desemprego e força muitos milhares a emigrar

09 de maio, 2013

O desemprego voltou a aumentar nos primeiros três meses do ano, abrangendo mais de 952 mil pessoas em sentido estrito e uma taxa de desemprego de 17,7%. Mas na realidade o desemprego e o subemprego atingem já 1 milhão e 500 mil pessoas se tivermos em conta os inactivos disponíveis e indisponíveis e o subemprego dos trabalhadores a tempo parcial, alerta a CGTP-IN.

DEFENDER A CONSTITUIÇÃO! RESPEITAR A VONTADE DO POVO!

Pôr termo à crise, mudar de política e convocar eleições

07 de maio, 2013

Tudo sobre a jornada de 25 de maio, em Belém

O povo foi a Belém dizer BASTA! Foi dizer que Portugal não aguenta mais esta política de austeridade que causa miséria aos trabalhadores e ao povo e é um garrote para a economia nacional. O povo foi exigir a demissão deste Governo! 

Desemprego volta a subir entre os mais jovens – Queremos trabalho! Exigimos Direitos! Dia 25 de maio – Todos a Belém!

OCDE APRESENTA RELATÓRIO PARA FLAGELAR, AINDA MAIS, O PAÍS!

tomadas de posição da CGTP-IN

Governo, de má fé, traz mais austeridade

04 de maio, 2013

Reacção da CGTP-IN às medidas de austeridades apresentadas pelo Primeiro Ministro a 3 de maio.

Não há crescimento com austeridade

03 de maio, 2013

CGTP-IN constata que o Governo não apresenta um quadro estratégico para o desenvolvimento do país nem uma visão sobre as atividades estratégicas.