Nacional
Professores na manifestação de 15 de março

Firmeza dos trabalhadores da Administração Pública: uma luta que avança!

15 de março, 2013

A  defesa da escola pública e da profissão docente em destaque na ação de protesto da Administração Pública.

Contra o roubo nos salários e nas pensões, por serviços públicos de qualidade e em defesa do emprego, milhares de trabalhadores da Administração Pública manifestaram-se em Lisboa na passada sexta-feira (15 de março). Professores e educadores de todo o país marcaram presença saliente nesta acção, destacando com as suas mensagens a grave  situação que se vive no ensino público. / JPO

Governo confirma que fracassou!

Ver resolução aprovada

Iniciativa nacional da CGTP terminou em Lisboa

Milhares de pessoas na Marcha contra o Empobrecimento

15 de março, 2013

Milhares de manifestantes estiveram na tarde do passado sábado, dia 13, em Lisboa, no encerramento da Marcha Contra o Empobrecimento. Organizados em duas colunas, uma com partida do Cais do Sodré e outra com início na Praça do Príncipe Real, os participantes confluíram para a Praça Luis de Camões, deslocando-se de seguida para a Assembleia da República (foto).

Intervenção de Arménio Carlos, Secretário Geral da CGTP-IN

Resolução

DESTAQUE

FENPROF rejeitará qualquer proposta que vise remeter professores para a mobilidade especial

15 de março, 2013

Para a FENPROF, a transferência de docentes parta a mobilidade especial é inegociável! A FENPROF não aceitará negociar o afastamento de professores da profissão e lutará com todas as armas ao seu alcance contra tal proposta se ela surgir.

Despedimentos na mira do Governo

Plataforma Sindical repudia plano de reestruturação da RTP

14 de março, 2013

Compensação por caducidade

Mais de 160 condenações continuam a não envergonhar o MEC

12 de março, 2013
Esta terça-feira, em S. Bento

FENPROF reúne com CDS/PP

11 de março, 2013

As reuniões com os partidos políticos que têm representação parlamentar, a propósito da preocupante situação que se vive na Educação, prosseguem esta semana.

Calendário

11 de março, 2013

FENPROF reafirma:

É imperativo agir e lutar para defender a escola pública e a profissão

11 de março, 2013

FENPROF alerta para as consequências do corte de milhares de milhões de euros nas funções sociais do Estado, cujo impacto na Educação já se anuncia fortíssimo, enquanto, simultaneamente, o governo projeta e/ou já avança com outras medidas como sejam o desenvolvimento de processos de privatização ou de concessão a privados, uma ainda maior redução do número de docentes (com o recurso ao despedimento ou à mobilidade especial), acrescidas competências a transferir para os municípios em matéria de Educação e ainda a imposição de novos cortes salariais que se traduzirão no agravamento das já dificílimas condições de vida também dos professores.

Professores em ação! Agenda de uma luta que não pára

A propósito de... DEMOCRACIA

08 de março, 2013

Professores em ação!

08 de março, 2013

FENPROF em conferência de imprensa (8/03/2013)

Crato não pode continuar a fugir às responsabilidades!

06 de março, 2013

"O senhor Ministro Nuno Crato não pode continuar a ser o buraco negro da Educação. Não pode continuar a fugir às responsabilidades. Tem que dar respostas, tem que ser claro e explicar o que está em preparação..."
São palavras de Mário Nogueira na conferência de imprensa de 8 de março (foto), em Lisboa,  realizada após a reunião de dois dias do Secretariado Nacional da FENPROF. O dirigente sindical reiterou a necessidade de uma reunião urgente com o Ministro e anunciou um conjunto de ações de protesto e luta, e também de debate e reflexão, até junho, envolvendo, em todo o país, os educadores, professores e investigadores. "A luta é a resposta", garantiu./ JPO   

Professores em ação! Cronologia de uma luta que não pára! 

A propósito de... DEMOCRACIA

Marcar uma reunião e depois estar a 9700 quilómetros de distância…  

Ministro "esquece" Constituição e retoma discurso privatizador

Para o MEC de Nuno Crato, contra a escola pública tudo vale!

05 de março, 2013

Nuno Crato é um inimigo da Escola Pública, razão por que não se coíbe de encontrar estratégias para a desvalorizar e destruir. Acontece que, ainda que tente mudar o regime jurídico do ensino particular e cooperativo, Nuno Crato esbarrará na Constituição da República Portuguesa… Esbarrará e cairá! (Cartoon de Henrique Monteiro/ JF)

CGTP-IN realiza seminário nacional nesta quarta-feira

Desenvolvimento sustentável e trabalho digno

04 de março, 2013

José Janela, dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS/FENPROF), fará a  intervenção de enquadramento do seminário.

Mais pormenores

Histórico concursos

04 de março, 2013