Durante o Congresso Internacional de Matemática de 2010, na Índia, Christiane Rousseau (Montreal) lançou o desafio Matemática do Planeta Terra 2013 (MPT 2013). A comunidade científica recebeu a ideia de braços abertos e o projeto aí está, para durar ao longo do ano.
O MPT2013 está a desenvolver atividades que visam mostrar como a matemática desempenha um papel central em questões relacionadas com o Planeta Terra. A sua abertura oficial decorreu no passado dia 5 de março, na sede da UNESCO, em Paris. Em Portugal a cerimónia de abertura teve lugar no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
A 26 de março, o lançamento oficial, entre nós, do Ano internacional da Matemática do Planeta Terra, realizou-se na Madeira, em Santana, na Reserva da Biosfera da UNESCO, no auditório da Câmara Municipal.
Missão
Por todo o mundo diversas sociedades, associações, universidades, institutos de investigação e fundações vão dedicar o ano 2013 ao projeto MPT2013. É missão do projecto MPT2013:
- Incentivar a investigação na identificação e na resolução de questões fundamentais sobre o Planeta Terra;
- Incentivar educadores de todos os níveis de ensino para comunicar os problemas relacionados com o nosso planeta;
- Informar o público sobre o papel essencial das ciências matemáticas para enfrentar os desafios do planeta azul.
Grandes temas
Para o programa MPT2013 foram sugeridos quatro grandes temas:
- Um planeta para descobrir: oceanos; meteorologia e clima; processos do manto; recursos naturais; sistemas solares;
- Um planeta suportado por vida: ecologia, biodiversidade, evolução;
- Um planeta organizado por humanos: sistemas políticos, económicos, sociais e financeiros, organização das redes de transporte e de comunicação, gestão dos recursos, energia;
- Um planeta em risco: mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, epidemias; espécies invasoras, desastres naturais.
Comité nacional
Tendo em vista a dinamização desta iniciativa, atribuindo-lhe simultaneamente um cariz nacional e alargado à CPLP, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), liderou o processo de criação de um Comité Nacional, o qual funcionará sob a égide da Comissão Nacional da UNESCO (CNU), ao longo de 2013.
O Comité Nacional para o MPT2013 é constituído por representantes da Comissão Nacional da UNESCO, do MEC, da FCT, da Agência Ciência Viva, da Associação de Professores de Matemática, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Sociedade Portuguesa de Matemática, entre outras entidades.