Nacional
FENPROF reafirma:

É imperativo agir e lutar para defender a escola pública e a profissão

11 de março, 2013

FENPROF alerta para as consequências do corte de milhares de milhões de euros nas funções sociais do Estado, cujo impacto na Educação já se anuncia fortíssimo, enquanto, simultaneamente, o governo projeta e/ou já avança com outras medidas como sejam o desenvolvimento de processos de privatização ou de concessão a privados, uma ainda maior redução do número de docentes (com o recurso ao despedimento ou à mobilidade especial), acrescidas competências a transferir para os municípios em matéria de Educação e ainda a imposição de novos cortes salariais que se traduzirão no agravamento das já dificílimas condições de vida também dos professores.

Professores em ação! Agenda de uma luta que não pára

A propósito de... DEMOCRACIA

08 de março, 2013

Professores em ação!

08 de março, 2013

FENPROF em conferência de imprensa (8/03/2013)

Crato não pode continuar a fugir às responsabilidades!

06 de março, 2013

"O senhor Ministro Nuno Crato não pode continuar a ser o buraco negro da Educação. Não pode continuar a fugir às responsabilidades. Tem que dar respostas, tem que ser claro e explicar o que está em preparação..."
São palavras de Mário Nogueira na conferência de imprensa de 8 de março (foto), em Lisboa,  realizada após a reunião de dois dias do Secretariado Nacional da FENPROF. O dirigente sindical reiterou a necessidade de uma reunião urgente com o Ministro e anunciou um conjunto de ações de protesto e luta, e também de debate e reflexão, até junho, envolvendo, em todo o país, os educadores, professores e investigadores. "A luta é a resposta", garantiu./ JPO   

Professores em ação! Cronologia de uma luta que não pára! 

A propósito de... DEMOCRACIA

Marcar uma reunião e depois estar a 9700 quilómetros de distância…  

Ministro "esquece" Constituição e retoma discurso privatizador

Para o MEC de Nuno Crato, contra a escola pública tudo vale!

05 de março, 2013

Nuno Crato é um inimigo da Escola Pública, razão por que não se coíbe de encontrar estratégias para a desvalorizar e destruir. Acontece que, ainda que tente mudar o regime jurídico do ensino particular e cooperativo, Nuno Crato esbarrará na Constituição da República Portuguesa… Esbarrará e cairá! (Cartoon de Henrique Monteiro/ JF)

CGTP-IN realiza seminário nacional nesta quarta-feira

Desenvolvimento sustentável e trabalho digno

04 de março, 2013

José Janela, dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS/FENPROF), fará a  intervenção de enquadramento do seminário.

Mais pormenores

Histórico concursos

04 de março, 2013

“Vão ter que nos dizer, olhos nos olhos, que futuro querem para a Educação"

FENPROF esteve no MEC e exigiu a presença do Ministro

25 de fevereiro, 2013

"Precisamos de saber o que pensa o Governo da situação a que chegámos e o que pretende fazer na educação, neste contexto marcado pela avaliação da troika e o corte de 4 000 milhões nas funções sociais do Estado" (Mário Nogueira, 26/02, MEC, Av. 5 de Outubro). / JPO

FENPROF exige negociação política e não só técnica (vídeo): declarações de Mário Nogueira aos jornalistas

FENPROF reiterou no MEC necessidade de o ministro dar a cara pelas políticas educativas (nota de Imprensa divulgada pelo Secretariado Nacional da FENPROF, 26/02/2013)

Carta ao Ministro da Educação (26/02/2013)

Professores receberam o salário de fevereiro de 2013

Recibos confirmam violentas quebras salariais que acumulam com corte de subsídios

23 de fevereiro, 2013

É cada vez maior o número de docentes que tem de recorrer a segundo emprego, crescendo igualmente o número dos que pagam para trabalhar

Também os professores estão a ser vítimas de um autêntico roubo feito pelo governo português aos rendimentos do trabalho e aposentações. Um problema que tem na origem o facto de o governo português estar a roubar nestes rendimentos para entregar milhões de euros aos grandes interesses financeiros nacionais e internacionais, para pagar juros à troika e para tapar buracos profundos, alguns feitos de forma criminosa, dos quais o exemplo principal dá pelo nome BPN.

Reportagem RTP do arranque da Semana de Luto e Luta dos Professores

18 de fevereiro, 2013

Instale o Flash Player

© RTP

Manifestação 16 fevereiro 2013

Imagens da iniciativa

17 de fevereiro, 2013

 

Intervenção de Mário Nogueira

17 de fevereiro, 2013

Intervenção de Arménio Carlos

17 de fevereiro, 2013

Palácio das Laranjeiras, esta segunda-feira, 11h00

Semana de Luto e Luta dos Professores arrancou no MEC

16 de fevereiro, 2013