Nacional
Tolerância Zero

Reuniões de professores em todo o país

06 de abril, 2013

Comunicação Social

Mudar ministro não basta...

04 de abril, 2013

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas congratulou-se (4 de abril) com a demissão de Miguel Relvas do Governo, mas considerou que não basta mudar de ministro, sendo necessário alterar a política do Governo e da maioria parlamentar para a Comunicação Social.

PRÉMIO DE ATIVISMO ONLINE DA DEUTSCHE WELLE

Campanha «Água é de todos» nomeada para o "The Bobs"

04 de abril, 2013

Museu do Neo Realismo (V. Franca de Xira)

Obra de Saramago no Ciclo "Vinte Mil Livros" até ao próximo dia 27

04 de abril, 2013

Inclui ciclo de concertos pedagógicos

Orquestra do Algarve divulga programação de abril

01 de abril, 2013

FENPROF comemorou os 37 anos da Constituição

"A Educação e os imperativos constitucionais": de que escola pública estamos a falar?

01 de abril, 2013

Ao abrir o debate "A Educação e os imperativos constitucionais", realizado na passada terça-feira, em Lisboa, o Secretário Geral da FENPROF realçou o significado do 37º aniversário da Constituição da República Portuguesa, destacando o papel da Lei Fundamental para o universo do ensino, da educação, da formação e da ciência. Participaram na iniciativa os deputados Isilda Aguincha (PSD), Pedro Delgado Alves (PS), Luis Fazenda (BE), Miguel Tiago (PCP) e Michael Seufert (CDS/PP). O debate desenvolveu-se ao longo de mais de três horas. / JPO

Imagens da iniciativa

Nota de imprensa da CGTP-IN sobre o aniversário da Constituição

Vídeos: Intervenções

Cortes no Estado anulam retoma em 2014

30 de março, 2013

"No próximo ano, a economia portuguesa poderá crescer a um ritmo quatro vezes superior e o consumo das famílias estabilizar, pela primeira vez desde a chegada da troika, se o Governo não avançar com o plano de corte de quatro mil milhões de euros na despesa do Estado, estima o Banco de Portugal (BdP)." / Luis Gonçalves, "Sol", 30/03/2013

Conferência internacional em Lisboa, 4 e 5 de abril

“Os Grandes Desafios Societais europeus: o papel dos jovens investigadores”

29 de março, 2013

Mário Nogueira:

«Quem está a mais não são os professores, mas sim o Governo»

27 de março, 2013

Mário Nogueira afirmou no passado dia 27 de março, em Lisboa, que o Ministro da Educação é um «verbo de encher» porque se limita a praticar o que é decidido por outros. O Secretário Geral da FENPROF realçou à porta do Parlamento (foto) que «quem está a mais não são os professores, mas sim o Governo». Na passada quarta-feira foi discutida em S. Bento a  Petição recentemente lançada pela FENPROF, sob o título "Defender a Educação é apostar no futuro. A Educação precisa de investimento e não de cortes que a desvalorizem". / JPO

Inclui vídeo com declarações do Secretário Geral da FENPROF

Conselho de Departamento do Ensino Superior e Investigação

Politécnico em debate

27 de março, 2013

O Conselho de Departamento do Ensino Superior e Investigação da FENPROF debateu, em Lisboa, a situação atual e as perspetivas futuras do Ensino Superior Politécnico. Para enriquecer e provocar o debate, a Federação convidou os Professores Alberto Amaral e Sobrinho Teixeira que aceitaram o desafio, honraram a reunião com a sua participação e produziram intervenções iniciais de elevado interesse e informação.

FENPROF REJEITA ESTA IMPOSIÇÃO ILEGAL

MEC insiste em encerrar processo de revisão dos QZP

27 de março, 2013

Uma alteração que, a concretizar-se tal como o MEC de Nuno Crato pretende, terá um forte impacto na vida da maioria dos docentes atualmente em QZP, cerca de 11.000, alerta a FENPROF.

ENCONTRO/DEBATE “A EDUCAÇÃO E OS IMPERATIVOS CONSTITUCIONAIS”

FENPROF assinala os 37 anos da Constituição

25 de março, 2013

Cidadão prestigiado

Homenagem ao Professor Óscar Lopes

23 de março, 2013

FENPROF no MEC

Um Ministério cujo rumo é o de encontrar caminhos para poupar com os professores

22 de março, 2013

A  manhã do passado dia 22 de março foi preenchida por duas reuniões.A primeira com o ministro Crato (foto), depois de seis meses de silêncio e de fuga ao debate com a FENPROF. A segunda, com o secretário de Estado Casanova Almeida e o diretor-geral da administração escolar, sobre a proposta de portaria para alterar o âmbito geográfico dos quadros de zona pedagógica (QZP).

MEC marca nova reunião para primeira semana de Abril
A FENPROF recebeu a comunicação de que o MEC cede à marcação de nova reunião de negociação do Projecto de Portaria entregue (22.03.2013), o qual visa rever a dimensão dos QZP e introduz alterações às regras relativas à graduação profissional. Esta reunião será marcada para a primeira semana de Abril.

Proposta de redimensionamento dos QZP

Projecto de Portaria entregue pelo MEC, 22.03.2013

Declarações de Mário Nogueira (vídeo)

FENPROF no MEC

Um Ministério cujo rumo é o de encontrar caminhos para poupar com os professores

21 de março, 2013

A manhã desta sexta-feira, 22 de março, foi preenchida por duas reuniões. A primeira (foto) com o ministro Crato, depois de seis meses de silêncio e de fuga ao debate com a FENPROF. A segunda, com o secretário de Estado Casanova Almeida e o diretor-geral da administração escolar, sobre a proposta de portaria para alterar o âmbito geográfico dos quadros de zona pedagógica (QZP).

Última Hora: MEC marca nova reunião para primeira semana de Abril.A FENPROF recebeu a comunicação de que o MEC cede à marcação de nova reunião de negociação do Projecto de Portaria hoje entregue (22.03.2013) o qual visa rever a dimensão dos QZP e introduz alterações às regras relativas à graduação profissional. Esta reunião será marcada para a primeira semana de Abril.

Projeto de Portaria entregue pelo MEC, 22.03.2013

Proposta de redimensionamento dos QZP

Mário Nogueira em declarações ao "Público"

Estudo da Mercer sobre salários é "uma vigarice"

20 de março, 2013

CADA DIA MAIS COM O ATUAL GOVERNO É UM DIA A MENOS PARA PORTUGAL!

Governo prepara enorme despedimento coletivo na Administração Pública e novo roubo nos salários

19 de março, 2013

O Governo prepara um novo despedimento coletivo na Administração Pública, com impacto fortíssimo nos professores. Sob a capa de mobilidade especial, rescisão por mútuo acordo ou qualquer outra, o governo pretende desenvolver um simulacro de negociação para, de seguida, impor o que já decidiu.

Semana de intenso trabalho num momento em que o Governo anuncia a intenção de despedir milhares de docentes

ENTREVISTA AO SECRETÁRIO-GERAL DA FENPROF

"Quem está a mais e merece ser alvo de despedimento coletivo é o Governo"

17 de março, 2013

Depois da sétima avaliação da troika, confirmou-se que as políticas que têm sido impostas pelo governo e pela troika são erradas. Todos os problemas que se colocavam a Portugal e aos portugueses agravaram-se e o país segue numa rota absolutamente imparável rumo ao desastre final e completo. Por exemplo, num momento em que o desemprego dos professores disparou brutalmente, a "solução" que se anuncia é o afastamento de um ainda maior número de professores a que corresponderão medidas ainda mais violentas para as escolas e para a qualidade do ensino. Para uma abordagem a estas matérias, fomos ao encontro do Secretário Geral da FENPROF, Mário Nogueira.

Esclarecimento

Preenchimento do e-Bio não é obrigatório

17 de março, 2013