Nacional
Encontro Nacional em Coimbra

Professores aposentados firmes na luta!

16 de abril, 2013

"Não são aceitáveis novos cortes nas pensões, novos impostos que os reduzam ainda mais ou outros artifícios criados para roubar os pensionistas e reformados", sublinhou Mário Nogueira, em Coimbra. O dirigente sindical participou no Encontro Nacional de Professores e Educadores Aposentados e Reformados, iniciativa que a FENPROF realizou na tarde do passado dia 18 de abril, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

O dirigente sindical lembrou as posições da FENPROF em  defesa de um sistema público de Segurança Social, universal e solidário; pelo direito a uma aposentação digna e pela melhoria das pensões e das prestações sociais; e pela adoção de medidas destinadas a garantir a sustentabilidade do sistema, o que exige que o Estado cumpra as suas obrigações e também a diversificação das fontes de financiamento.

Contando com 160 participantes, oriundos de todas as regiões do país, este encontro registou várias intervenções, entre as quais a do economista e investigador Eugénio Rosa, que alertou para as sucessivas manobras do Governo em torno da segurança social, que tenta passar a mensagem que a gestão pública do setor é "insustentável..."

Mesmo com crescimento económico reduzido, mostrou o prestigiado economista, a segurança social em Portugal apresenta saldos positivos elevados.

Eugénio Rosa apresentou medidas para a sustentabilidade e reforço do setor e alertou para as consequências das políticas que o Governo tem definido, no quadro da ofensiva generalizada contra as funções sociais do Estado.

Os representantes do PSD, PS e CDS faltaram ao encontro - com os dois primeiros a avisarem só em cima da hora -, mas o debate desenvolveu-se com as intervenções dos representantes do PCP e do Bloco de Esquerda, respetivamente Valdimiro Vale e José João Lucas. Ambos destacaram a atividade dos seus partidos no Parlamento em defesa dos aposentados e da segurança social, tendo deixado severas críticas ao PS, PSD e CDS pelos entraves que, no campo parlamentar, têm movido à solução dos problemas deste setor.

Vladimiro Vale e José João Lucas, que chamaram a atenção para a importância e atualidade deste encontro nacional promovido pela FENPROF e sublinharam o compromisso das suas organizações quanto ao prosseguimento da intervenção contra os roubos aos aposentados e em defesa de uma segurança social pública, dinâmica e justa. / JPO e LL

 

MESMO COM CRESCIMENTO ECONÓMICO REDUZIDO A 
SEGURANÇA SOCIAL EM PORTUGAL APRESENTAVA 
SALDOS POSITIVOS ELEVADOS / JPO e LL