
FENPROF reuniu com Associação Nacional de Municípios
A FENPROF reuniu-se em Coimbra (13 /05/2014) com a Associação Nacional de Municípios, tendo debatido e trocado pontos de vista relativamente à situação da Educação e, em particular, às competências (atuais e, eventualmente, futuras) dos municípios nesta área. A chamada reforma do Estado, nomeadamente o respetivo guião que já está na sua segunda versão, esteve também em cima da mesa de diálogo.

Sentença definitiva condena MEC/diretor do Agrupamento Latino Coelho (Lamego)
Em fevereiro de 2013 o diretor do Agrupamento de Escolas Latino Coelho (Lamego) cortou o subsídio de refeição relativo a dias em que vários professores e educadores tinham participado em reuniões sindicais, promovidas pelo SPRC. O Sindicato dos Professores da Região Centro contestou esta decisão em Tribunal.

Políticas desastrosas destroem mais 42 mil empregos desde o início do ano
Há três anos que Portugal e os portugueses estão a empobrecer. O PIB teve uma queda real de 5,8% entre 2010 e 2013; o emprego diminuiu em 469 milhares; os salários caíram ao mesmo tempo que os lucros das empresas subiram; a protecção social sofreu cortes sucessivos, a precariedade continua muito elevada, a educação e a saúde degradaram-se, alerta a CGTP-IN.

Sem negociar, MEC limitou-se a prestar algumas informações genéricas sobre a organização do próximo ano letivo
Não se tratou de qualquer auscultação, uma vez que a FENPROF: não recebeu, com antecedência, qualquer documento para se pronunciar; na reunião, o MEC limitou-se a apresentar (através de projeção) princípios gerais e a sua interpretação de algumas alterações que irá fazer em relação ao despacho deste ano; soube-se ainda que não serão enviados às organizações sindicais, os projetos de despachos, mas apenas documentos genéricos; não se realizará, a este propósito, qualquer nova reunião.
MEC, sem negociar,limitou-se a prestar algumas informações genéricas sobre a organização do qpróximo ano letivo
Não se tratou de qualquer auscultação, uma vez que a FENPROF: não recebeu, com antecedência, qualquer documento para se pronunciar; na reunião, o MEC limitou-se a apresentar (através de projeção) princípios gerais e a sua interpretação de algumas alterações que irá fazer em relação ao despacho deste ano; soube-se ainda que não serão enviados às organizações sindicais, os projetos de despachos, mas apenas documentos genéricos; não se realizará, a este propósito, qualquer nova reunião.

Unir esforços em defesa da escola que não marginaliza
As crianças e jovens portugueses com necessidades especiais devem ser respeitados. O Estado Português deve honrar os compromissos que assumiu internacionalmente. 40 anos depois do 25 de Abril, os sinais dados pelo governo, também nesta matéria, são extremamente preocupantes - estas foram algumas das notas salientes do debate realizado no passado dia 7 de maio, em Lisboa (foto: J. Caria), no âmbito da Semana de Ação Global pela Educação./ JPO

Providências cautelares sobre a PACC cumpriram a sua missão
O MEC divulgou através de alguns órgãos de comunicação social que o tribunal lhe deu razão em relação à prova de avaliação de professores, o que é falso. As ações que julgarão de que lado está a razão mantêm-se nos tribunais, desconhecendo-se quando haverá sentenças.

Governo anuncia um novo programa de agressão contra os trabalhadores, o povo e o país
O Governo acaba de publicar o Documento de Estratégia Orçamental 2014-2018. Com o fim do Memorando “sai a troika” e ficam os “troikanos” do Governo para prosseguir e intensificar as injustiças, as desigualdades e o empobrecimento dos trabalhadores e do povo. Estas medidas, sendo boas para o capital, são profundamente negativas para a generalidade da população.

AMIANTO: organizações convergem na preocupação e na necessidade de ser cumprida a lei
No primeiro dia útil após o MEC ter divulgado uma listagem de 147 escolas em que, alegadamente, terá sido removido o amianto, a FENPROF reuniu com a organização ambiental QUERCUS (2/05/2014) para debater esta questão, analisando a situação atual e procurando formas de comprometer o MEC/governo a respeitar a lei, identificando a existência de amianto nas escolas, divulgando no portal do governo a listagem e informando as comunidades escolares (os utilizadores daqueles edifícios públicos) sobre a calendarização da remoção.

Câmaras sem dinheiro para pagar salários: Associação de Municípios conta 30 com a "corda na garganta"
No momento em que querem municipalizar a Educação, incluindo os docentes, não podemos deixar passar em claro notícias como esta...

MEC promove negócio da formação contínua
O MEC, via DGE – Direção Geral da Educação, divulgou, junto das direções dos agrupamentos de escolas e das escolas não agrupadas, um Curso de Formação de 25 horas, acreditado pelo CCPFC – Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, e promovido pelo Instituto de Defesa Nacional – V Curso de Cidadania e Segurança –, solicitando a sua divulgação junto dos docentes.

Professores e escolas públicas obrigados a servir interesses privados
Tudo começou com um apelo ao voluntariado, mas logo a atividade se tornou obrigatória: ao serviço da empresa privada Cambridge School, o MEC colocou (30/04) milhares de professores a vigiarem a realização de um exame que, disfarçado de teste diagnóstico do 9.º ano, tudo indicia trata-se de uma estratégia pensada com o intuito de angariar alunos para a empresa Cambridge School.

Sem negociar, Governo aprovou alterações à legislação dos concursos
No momento em que se completam 40 anos sobre a data que restituiu a Portugal a democracia, o governo português negou uma das mais importantes conquistas do 25 de Abril: o direito à negociação sindical. Vem isto a propósito de o governo ter aprovado em Conselho de Ministros, na sua reunião de 24 de abril de 2014 o diploma que introduz alterações ao Decreto-lei 132/2012, que fixa o regime de concursos de professores e educadores.
FENPROF apresenta parecer sobre propostas de diplomas dos concursos externos extraordinários das escolas especializadas do ensino artístico

Concurso extraordinário visa apenas embaratecer o custo do trabalho docente
AMEAÇA E CHANTAGEM SÃO CONTEXTO ADEQUADO PARA QUE ESTRATÉGIA RESULTE
Foi publicado o Decreto-lei 60/2014, de 22 de abril, que fixa as regras de um concurso externo extraordinário a realizar ainda este ano. Este concurso tem um único objetivo: embaratecer os custos do trabalho docente, aumentando a exploração dos professores por conta da ameaça de ficarem desempregados./ Mário Nogueira
Em todo o Mundo e, com a intervenção da FENPROF, em Portugal

Ensino artístico especializado: passo curto para tanta precariedade
A FENPROF reuniu, no dia 22 de abril, com o Ministério da Educação e Ciência para a negociação de diplomas de vinculação em concurso externo extraordinário para as escolas especializadas de ensino artístico (conservatórios públicos de música, escola de dança do conservatório nacional, escolas António Arroio e Soares dos Reis). A delegação da FENPROF sublinhou a necessidade de alargar e flexibilizar os critérios propostos pelo MEC de modo a permitir o acesso à carreira de um mais alargado número de docentes que há muitos anos lecionam como contratados nestas escolas, como de resto o próprio MEC reconheceu e alertou para a necessidade de as regras do concurso não serem criadoras de injustiças relativas ao universo dos docentes contratados destas escolas.

FENPROF entregou na A.R. petição em defesa da escola pública
Uma delegação da FENPROF entregou ao início da tarde (23/04), na Assembleia da República (foto: J. Caria), uma Petição em Defesa da Escola Pública que, no distrito de Viseu, recolheu cerca de 6 000 assinaturas. Os dirigentes sindicais foram recebidos pelo deputado António Filipe na qualidade de vice-presidente da A.R. Recorde-se que a FENPROF tem desenvolvido diversas iniciativas que visam denunciar as opções do Governo orientadas para a fragilização da escola pública, destacando-se, sobretudo na atual legislatura, uma política de desqualificação do ensino./ JPO
FENPROF recebida na A.R.
A delegação da FENPROF considerou a construção de uma Escola Pública de Qualidade para Todos como um dos projetos da revolução de Abril, sublinhando os enormes progressos que neste domínio se verificaram nos últimos 40 anos.