
Quase dois terços dos professores admitem que a motivação para estar na escola diminuiu nos últimos anos
"Fenómeno revelado por estudo pioneiro da Universidade do Minho começou no anterior Governo. Projecto traçou um retrato de uma escola burocrática na qual os docentes se sentem cada vez menos realizados" (Público, 23/05/2014). Ver peça do "Público", 23/05/2014
Mário Nogueira (declarações à Lusa): Professores vivem uma "situação asfixiante"

MEC, mergulhado em incompetência e irresponsabilidade, instala a confusão e desrespeita professores e escolas
Soube-se (20/05), pela consulta do site do IAVE, que em 15 de abril de 2014, o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário concordou e autorizou que os classificadores e supervisores dos exames de 4.º e 6.º anos fossem dispensados da componente letiva “durante dois dias a terem lugar dentro do período em que decorre o processo de classificação”, tendo também autorizado a dispensa da componente não letiva de estabelecimento durante esse período.
Governo menospreza importância e papel determinante dos professores nas aprendizagens dos alunos
Nos últimos dois dias chegaram aos Sindicatos da FENPROF muitas queixas quanto às instruções e ao trabalho distribuído aos professores corretores das provas de exame do 1.º CEB.
Ampla convergência de opiniões e preocupações comuns em relação ao futuro da escola pública
A seu pedido, a FENPROF reuniu com o Conselho das Escolas, na Póvoa de Varzim, e com a Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), no Porto. Temas centrais foram as normas para a organização do próximo ano escolar e a anunciada reforma do Estado de que apenas se conhece o guião, mas cuja concretização está anunciada até final da Legislatura.
Proposta de vinculação inicial igual ao texto final!...
Como classificar um processo negocial em que a proposta inicialmente apresentada pelo MEC é igual ao texto final, sendo por inteiro ignoradas as propostas dos sindicatos, nomeadamente as apresentadas pela FENPROF?
Informações e esclarecimentos sobre as legítimas dúvidas da FENPROF em relação ao projeto "Key for Schools"
O conselho diretivo do IAVE, IP emitiu um comunicado (que foi enviado às escolas para distribuição aos professores) intitulado “esclarecimentos e informações sobre o projeto Key for Schools” em que, a propósito deste projeto, põe em causa algumas informações que foram divulgadas pelo DN e considera ilegítimas as suspeições que têm sido apresentadas pelo Secretário-Geral da FENPROF, como se as explicações dadas pelo IAVE fossem inquestionáveis e tivessem de ser consideradas como a verdade absoluta.
Tomada de posição de professores da Escola António Gedeão, Almada

Sai a troika?
No dia em que, alegadamente, sai a troika, o Secretário Geral da FENPROF responde a uma simples pergunta: "Sai a troika?". A resposta foi também simples e esclarecedora...
" (...) A troika ficará se deixarmos que o DEO, que é filho do memorando e neto do PEC, se imponha ao país. Portanto, sendo vontade da troika continuar por cá e não se vislumbrando, nos chamados partidos do arco do poder, uma vontade efetiva de se livrarem dela, corremos o risco de continuarmos a levar com a troika. A não ser que, e então sim a troika sai, no próximo dia 25 de maio assumamos que a troika é para sair. É que, se o voto é a arma do povo, fica o povo obrigado a levar a sua luta até ao voto. Portanto, não sai hoje, mas pode começar a ter de sair já na próxima semana." / Mário Nogueira, 17/05/2014

FENPROF pronunciou-se junto do MEC sobre a organização do ano escolar 2014/2015 e o calendário escolar

Apelo em defesa da Escola Pública
Atualização diária
"(...) Face a esta situação de desvalorização da Educação Pública em que, com clareza, se antevê um percurso de desmantelamento da Escola Pública de qualidade, os subscritores deste documento consideram de elevada importância que, num contexto de grande convergência e unidade social e política, em 2014, ano em que se assinalam os 40 anos do 25 de Abril, tenha lugar uma grande iniciativa de âmbito nacional em defesa da Escola Pública promovida por organizações representativas de profissionais da Educação, pais e encarregados de educação, estudantes, autarquias, instituições e estabelecimentos de ensino, associações científicas e profissionais, movimento sindical e movimentos sociais" (do Apelo em Defesa da Escola Pública).

Propostas do Governo são para rejeitar e combater
A Comissão Executiva da CGTP-IN rejeita as propostas apresentadas pelo Governo que visam, no essencial, a caducidade das convenções coletivas de trabalho, a redução dos direitos e da retribuição dos trabalhadores, a acentuação da exploração e do empobrecimento.

FENPROF reuniu com Associação Nacional de Municípios
A FENPROF reuniu-se em Coimbra (13 /05/2014) com a Associação Nacional de Municípios, tendo debatido e trocado pontos de vista relativamente à situação da Educação e, em particular, às competências (atuais e, eventualmente, futuras) dos municípios nesta área. A chamada reforma do Estado, nomeadamente o respetivo guião que já está na sua segunda versão, esteve também em cima da mesa de diálogo.

Sentença definitiva condena MEC/diretor do Agrupamento Latino Coelho (Lamego)
Em fevereiro de 2013 o diretor do Agrupamento de Escolas Latino Coelho (Lamego) cortou o subsídio de refeição relativo a dias em que vários professores e educadores tinham participado em reuniões sindicais, promovidas pelo SPRC. O Sindicato dos Professores da Região Centro contestou esta decisão em Tribunal.

Políticas desastrosas destroem mais 42 mil empregos desde o início do ano
Há três anos que Portugal e os portugueses estão a empobrecer. O PIB teve uma queda real de 5,8% entre 2010 e 2013; o emprego diminuiu em 469 milhares; os salários caíram ao mesmo tempo que os lucros das empresas subiram; a protecção social sofreu cortes sucessivos, a precariedade continua muito elevada, a educação e a saúde degradaram-se, alerta a CGTP-IN.

Sem negociar, MEC limitou-se a prestar algumas informações genéricas sobre a organização do próximo ano letivo
Não se tratou de qualquer auscultação, uma vez que a FENPROF: não recebeu, com antecedência, qualquer documento para se pronunciar; na reunião, o MEC limitou-se a apresentar (através de projeção) princípios gerais e a sua interpretação de algumas alterações que irá fazer em relação ao despacho deste ano; soube-se ainda que não serão enviados às organizações sindicais, os projetos de despachos, mas apenas documentos genéricos; não se realizará, a este propósito, qualquer nova reunião.
MEC, sem negociar,limitou-se a prestar algumas informações genéricas sobre a organização do qpróximo ano letivo
Não se tratou de qualquer auscultação, uma vez que a FENPROF: não recebeu, com antecedência, qualquer documento para se pronunciar; na reunião, o MEC limitou-se a apresentar (através de projeção) princípios gerais e a sua interpretação de algumas alterações que irá fazer em relação ao despacho deste ano; soube-se ainda que não serão enviados às organizações sindicais, os projetos de despachos, mas apenas documentos genéricos; não se realizará, a este propósito, qualquer nova reunião.

Unir esforços em defesa da escola que não marginaliza
As crianças e jovens portugueses com necessidades especiais devem ser respeitados. O Estado Português deve honrar os compromissos que assumiu internacionalmente. 40 anos depois do 25 de Abril, os sinais dados pelo governo, também nesta matéria, são extremamente preocupantes - estas foram algumas das notas salientes do debate realizado no passado dia 7 de maio, em Lisboa (foto: J. Caria), no âmbito da Semana de Ação Global pela Educação./ JPO