Nacional
Estudo da Universidade do Minho

Quase dois terços dos professores admitem que a motivação para estar na escola diminuiu nos últimos anos

23 de maio, 2014

"Fenómeno revelado por estudo pioneiro da Universidade do Minho começou no anterior Governo. Projecto traçou um retrato de uma escola burocrática na qual os docentes se sentem cada vez menos realizados" (Público, 23/05/2014). Ver peça do "Público", 23/05/2014

Mário Nogueira (declarações à Lusa): Professores vivem uma "situação asfixiante"

Exames do 4.º ano de escolaridade

MEC, mergulhado em incompetência e irresponsabilidade, instala a confusão e desrespeita professores e escolas

21 de maio, 2014

Soube-se (20/05), pela consulta do site do IAVE, que em 15 de abril de 2014, o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário concordou e autorizou que os classificadores e supervisores dos exames de 4.º e 6.º anos fossem dispensados da componente letiva “durante dois dias a terem lugar dentro do período em que decorre o processo de classificação”, tendo também autorizado a dispensa da componente não letiva de estabelecimento durante esse período.

Informação do IAVE e despacho do Secretário de Estado

FENPROF solicita reunião ao MEC para exigir condições e mais tempo para a classificação dos exames de 4º e 6º anos

MEC usa e abusa dos professores

Governo menospreza importância e papel determinante dos professores nas aprendizagens dos alunos

21 de maio, 2014

Nos últimos dois dias chegaram aos Sindicatos da FENPROF muitas queixas quanto às instruções e ao trabalho distribuído aos professores corretores das provas de exame do 1.º CEB. 

FENPROF reuniu com Conselho das Escolas e ANDE

Ampla convergência de opiniões e preocupações comuns em relação ao futuro da escola pública

19 de maio, 2014

A seu pedido, a FENPROF reuniu com o Conselho das Escolas, na Póvoa de Varzim, e com a Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), no Porto. Temas centrais foram as normas para a organização do próximo ano escolar e a anunciada reforma do Estado de que apenas se conhece o guião, mas cuja concretização está anunciada até final da Legislatura.

Ensino Artístico Especializado

Proposta de vinculação inicial igual ao texto final!...

19 de maio, 2014

Como classificar um processo negocial em que a proposta inicialmente apresentada pelo MEC é igual ao texto final, sendo por inteiro ignoradas as propostas dos sindicatos, nomeadamente as apresentadas pela FENPROF?

Videos

19 de maio, 2014

Felizmente, a democracia acabou com a verdade única...

Informações e esclarecimentos sobre as legítimas dúvidas da FENPROF em relação ao projeto "Key for Schools"

17 de maio, 2014

O conselho diretivo do IAVE, IP emitiu um comunicado (que foi enviado às escolas para distribuição aos professores) intitulado “esclarecimentos e informações sobre o projeto Key for Schools” em que, a propósito deste projeto, põe em causa algumas informações que foram divulgadas pelo DN e considera ilegítimas as suspeições que têm sido apresentadas pelo Secretário-Geral da FENPROF, como se as explicações dadas pelo IAVE fossem inquestionáveis e tivessem de ser consideradas como a verdade absoluta.

Tomada de posição de professores da Escola António Gedeão, Almada

Em foco

Sai a troika?

17 de maio, 2014

No dia em que, alegadamente, sai a troika, o Secretário Geral da FENPROF responde a uma simples pergunta: "Sai a troika?". A  resposta foi também simples e esclarecedora...

" (...) A troika ficará se deixarmos que o DEO, que é filho do memorando e neto do PEC, se imponha ao país. Portanto, sendo vontade da troika continuar por cá e não se vislumbrando, nos chamados partidos do arco do poder, uma vontade efetiva de se livrarem dela, corremos o risco de continuarmos a levar com a troika. A não ser que, e então sim a troika sai, no próximo dia 25 de maio assumamos que a troika é para sair. É que, se o voto é a arma do povo, fica o povo obrigado a levar a sua luta até ao voto. Portanto, não sai hoje, mas pode começar a ter de sair já na próxima semana." / Mário Nogueira, 17/05/2014

SUBSCRIÇÕES

Apelo em defesa da Escola Pública

13 de maio, 2014

Atualização diária

"(...) Face a esta situação de desvalorização da Educação Pública em que, com clareza, se antevê um percurso de desmantelamento da Escola Pública de qualidade, os subscritores deste documento consideram de elevada importância que, num contexto de grande convergência e unidade social e política, em 2014, ano em que se assinalam os 40 anos do 25 de Abril, tenha lugar uma grande iniciativa de âmbito nacional em defesa da Escola Pública promovida por organizações representativas de profissionais da Educação, pais e encarregados de educação, estudantes, autarquias, instituições e estabelecimentos de ensino, associações científicas e profissionais, movimento sindical e movimentos sociais" (do Apelo em Defesa da Escola Pública).

Texto do Apelo em Defesa da Escola Pública

CGTP-IN:

Propostas do Governo são para rejeitar e combater

13 de maio, 2014

A Comissão Executiva da CGTP-IN rejeita as propostas apresentadas pelo Governo que visam, no essencial, a caducidade das convenções coletivas de trabalho, a redução dos direitos e da retribuição dos trabalhadores, a acentuação da exploração e do empobrecimento.

 Ver vídeo

Preocupações em relação a eventuais novas transferências de competências

FENPROF reuniu com Associação Nacional de Municípios

12 de maio, 2014

A FENPROF reuniu-se em Coimbra (13 /05/2014) com a Associação Nacional de Municípios, tendo debatido e trocado pontos de vista relativamente à situação da Educação e, em particular, às competências (atuais e, eventualmente, futuras) dos municípios nesta área. A chamada reforma do Estado, nomeadamente o respetivo guião que já está na sua segunda versão, esteve também em cima da mesa de diálogo.

SPRC trava limitação de direitos sindicais dos docentes

Sentença definitiva condena MEC/diretor do Agrupamento Latino Coelho (Lamego)

12 de maio, 2014

Em fevereiro de 2013 o diretor do Agrupamento de Escolas Latino Coelho (Lamego) cortou o subsídio de refeição relativo a dias em que vários professores e educadores tinham participado em reuniões sindicais, promovidas pelo SPRC. O Sindicato dos Professores da Região Centro contestou esta decisão em Tribunal.

Dados do INE

Políticas desastrosas destroem mais 42 mil empregos desde o início do ano

09 de maio, 2014

Há três anos que Portugal e os portugueses estão a empobrecer. O PIB teve uma queda real de 5,8% entre 2010 e 2013; o emprego diminuiu em 469 milhares; os salários caíram ao mesmo tempo que os lucros das empresas subiram; a protecção social sofreu cortes sucessivos, a precariedade continua muito elevada, a educação e a saúde degradaram-se, alerta a CGTP-IN.

A troika, afinal, não vai embora...

Imagens da Iniciativa

09 de maio, 2014

"Auscultação"?

Sem negociar, MEC limitou-se a prestar algumas informações genéricas sobre a organização do próximo ano letivo

09 de maio, 2014

Não se tratou de qualquer auscultação, uma vez que a FENPROF: não recebeu, com antecedência, qualquer documento para se pronunciar; na reunião, o MEC limitou-se a apresentar (através de projeção) princípios gerais e a sua interpretação de algumas alterações que irá fazer em relação ao despacho deste ano; soube-se ainda que não serão enviados às organizações sindicais, os projetos de despachos, mas apenas documentos genéricos; não se realizará, a este propósito, qualquer nova reunião.

recusando QUALQUER NEGOCIAÇÃO E INVIABILIZANDO, COM A PRÁTICA, UMA EFETIVA AUSCULTAÇÃO

MEC, sem negociar,limitou-se a prestar algumas informações genéricas sobre a organização do qpróximo ano letivo

08 de maio, 2014

Não se tratou de qualquer auscultação, uma vez que a FENPROF: não recebeu, com antecedência, qualquer documento para se pronunciar; na reunião, o MEC limitou-se a apresentar (através de projeção) princípios gerais e a sua interpretação de algumas alterações que irá fazer em relação ao despacho deste ano; soube-se ainda que não serão enviados às organizações sindicais, os projetos de despachos, mas apenas documentos genéricos; não se realizará, a este propósito, qualquer nova reunião.

Debate em Lisboa na Semana de Ação Global pela Educação/2014

Unir esforços em defesa da escola que não marginaliza

06 de maio, 2014

As crianças e jovens portugueses com necessidades especiais devem ser respeitados. O Estado Português deve honrar os compromissos que assumiu internacionalmente. 40 anos depois do 25 de Abril, os sinais dados pelo governo, também nesta matéria,  são extremamente preocupantes - estas foram algumas das notas salientes do debate realizado no passado dia 7 de maio, em Lisboa (foto: J. Caria), no âmbito da Semana de Ação Global pela Educação./  JPO