MEC desinveste nos professores e no aumento das suas qualificações
Por despacho do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, de 25 de março de 2014, foi fixado, conforme esclarecem posteriores notas informativas da DGAE, que, para 2014/2015, serão concedidas 3 (três) equiparações a bolseiro e 0 (zero) licenças sabáticas...
"Professores de Inglês "voluntários à força" para a correção da prova"
Diretores de escolas de norte a sul do país estão a ser convidados a designar professores para fazerem a formação e integrarem a bolsa de classificadores do teste diagnóstico de Inglês certificado pelo Cambridge English Language Assessment, que, nos termos da legislação em vigor, é formada apenas por voluntários. A indicação, que está a ser dada por telefone e depois por email, já foi recusada por alguns diretores, apurou o PÚBLICO (5/04/2014).
MEC pretende transformar professores em delegados de propaganda de empresa estrangeira

Ligações perigosas na escola pública?
A FENPROF tem recebido de vários professores, denúncias sobre a alegada existência de iniciativas de empresas que, aproveitando-se do recém-criado teste/exame de inglês, "Key for Schools", promovem, com a conivência de alguns órgãos de gestão de escolas/agrupamentos, sessões para pais e encarregados de educação, com o intuito de "venderem" aulas de "preparação" para aquele exame.
MEC impediu organizações sindicais de professores de exercerem o direito à negociação
O Ministério da Educação e Ciência, através do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, impediu (7/04/2014) a FENPROF, a ASPL e o SIPE de exercerem o direito à negociação, ao recusar a composição das delegações presentes nas reuniões que se deveriam ter realizado.Recorde-se que estas três organizações requereram ao MEC a realização de uma mesa negocial conjunta que permitisse rentabilizar os tempos previstos para cada reunião (apenas uma hora) e, assim, aprofundar o debate em torno das matérias – que são muitas – relativamente às quais não houve acordo na fase ordinária da negociação. "O MEC parece decidir tudo... até as pessoas que podem ou não integrar as delegações sindicais presentes nas negociações", observou Mário Nogueira, ao fim da manhã, no Palácio das Laranjeiras (foto JPO).

38º aniversário da Constituição da República Portuguesa
A Constituição da República Portuguesa é o pilar principal do regime democrático nascido do 25 de Abril, o garante dos nossos direitos e liberdades, onde estão plasmados os ideais e aspirações do povo português. Aí estão consagrados os princípios que caracterizam e dão corpo e sentido ao Estado de direito democrático e ao Estado social, realça a CGTP-IN.

FENPROF, ASPL E SIPE propõem ao MEC mesa negocial conjunta para processo negocial do regime de concursos
PORQUE NÃO DESISTEM DA DIRETIVA COMUNITÁRIA E QUEREM CONDIÇÕES DE ESTABILIDADE PARA TODOS OS DOCENTES
Três das quatro organizações que requereram a negociação suplementar do processo de revisão da atual legislação de concursos (Decreto-Lei n.º 132/2012), acordaram na constituição de uma mesa negocial conjunta para, convergindo nas propostas, poderem reforçar a fundamentação e, assim, surgirem mais fortes na mesa negocial.

CGTP-IN rejeita perpetuação dos cortes nos salários e pensões
O anúncio de novos cortes é demonstrativo de que o Governo do PSD-CDS está fortemente empenhado em prosseguir a política de exploração e empobrecimento, em 2015 e nos anos seguintes, para os mesmos de sempre: os trabalhadores, os desempregados e os pensionistas. VIDEO

Forte apelo da CGTP-IN à participação nas comemorações dos 40 anos de Abril e do 1º de Maio
FENPROF requer negociação suplementar da revisão do modelo de concursos e colocação de docentes
A FENPROF faz uma apreciação muito negativa da postura negocial assumida pelo MEC nas três reuniões já ocorridas e considera que as alterações que o Ministério pretende fazer ao diploma não resolvem os problemas e injustiças que têm vindo a acumular-se.



Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
As crianças na escola, não no trabalho é o lema da Internacional de Educação (IE) para as comemorações do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que se comemora a 12 de junho. A data foi instituída em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). / JPO
FENPROF reúne com a Autoridade para as Condições de Trabalho
Na sequência do pedido de uma reunião com caráter de urgência à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), a FENPROF reuniu hoje (21/03/2014) com aquela entidade, com o objetivo de conhecer as diligências efetuadas decorrentes das denúncias feitas quanto às irregularidades verificadas na organização dos horários de trabalho letivo dos docentes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, praticadas por inúmeros estabelecimentos do ensino particular e cooperativo.

Regime jurídico de habilitações profissionais para a docência
A FENPROF considera inaceitável que um diploma que pretende rever o regime de formação inicial de professores e educadores tenha sido discutido e aprovado sem que os Sindicatos de Professores tivessem sido envolvidos no debate.

Jovens em protesto por um futuro melhor
O Dia Nacional da Juventude, em 28 de março, incluiu um diversificado conjunto de ações, iniciativas e lutas nos locais de trabalho, pela defesa do emprego e de combate à precariedade, contra as discriminações e as desigualdade, pelos direitos laborais e sociais dos jovens trabalhadores, que culminou com uma manifestação de jovens trabalhadores, em Lisboa, com concentração no Largo do Carmo.

Processo prejudicado por atitude antinegocial do MEC
Teve lugar, no passado dia 20 de março, no Palácio das Laranjeiras, a última reunião do processo negocial (regular) com vista à revisão do diploma legal dos concursos e colocações dos professores e educadores. A última versão da proposta do MEC não apresentou aproximações relevantes às posições da Federação Nacional dos Professores (foto da reunião: J. Caria).
Última versão do documento do MEC remetida à FENPROF a 21.03.2014 NOVO
Declarações de Mário Nogueira à comunicação social no final da reunião / JPO

Petição para a Proibição Total das Armas Nucleares

No Palácio das Laranjeiras nada de novo...
"Nada de novo" - foi assim que Mário Nogueira caracterizou a reunião desta tarde (20/03) no MEC (foto: J. Caria), dedicada aos concursos (revisão do DL 132/2012). De versão em versão, as propostas dos responsáveis do Ministério continuam a ignorar as matérias levantadas pela FENPROF, registando-se apenas alguns, poucos,retoques, e exclusivamente para emendar um outro pormenor - leia-se erro do MEC, que só admite discutir as questões que entende, rejeitando tudo o que apareça fora do "pacote" que impôs. Mesmo assim, a FENPROF mantém a sua postura positiva, de abertura ao diálogo, não afastando a hipótese de avançar, nos termos da lei, para o pedido de negociação suplementar, como referiu Mário Nogueira em declarações à comunicação social, à saída do encontro. / JPO Peça em atualização

Apelo que visa defender a escola pública une vozes e vontades dos parceiros educativos
O Apelo será agora distribuído por câmaras, assembleias municipais, juntas de freguesia escolas, movimento associativo de pais e de estudantes, organizações sindicais, associações diversas, coletividades e, de uma forma geral, pelas chamadas organizações da sociedade civil para subscrição.

FENPROF apresenta queixa contra o Governo português junto de instâncias europeias
A FENPROF fará seguir esta quarta-feira uma queixa dirigida ao Presidente do Conselho Europeu (Herman Van Rompuy), Presidente da Comissão Europeia (Durão Barroso), Comissário Europeu do Ambiente (Janez Potočnik) e Comissário Europeu para Educação, Formação, Cultura e Juventude (Jan Figei), face à posição do governo português e, em particular, do ministro da Educação e Ciência, de não tornar pública a listagem de edifícios públicos que contêm amianto, incluindo centenas de escolas, bem como a calendarização da sua remoção, apesar de a lei a isso obrigar.