
Governo e troika violam direitos humanos
"Portugal é cada vez mais uma sociedade dividida: entre pobres e ricos, entre os que têm poder e influência e os que sofrem as consequências da política da troika e do Governo do PSD/CDS, entre os que acumulam benesses e riqueza e os que são desprovidos de direitos, entre os que têm dinheiro para aceder à saúde e educação, e os que deles são excluídos".

"Queremos resolver os problemas. Esta é a nossa preocupação fundamental"
O Secretariado Nacional da FENPROF avalia com grande preocupação os momentos que se vivem atualmente no setor da educação e, face a um Ministro ausente, exige diálogo sério e construtivo. "Queremos resolver os problemas. Esta é a nossa preocupação fundamental", garantiu Mário Nogueira na conferência de imprensa (foto: P. Machado) em que foram apresentadas as principais conclusões da reunião de dois dias (6 e 7 de fevereiro) do SN da FENPROF. / JPO
Remunerações líquidas dos docentes da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário

MEC continua a reter dinheiro dos professores dispensados da PACC
Dois meses depois de ter anunciado que ia autorizar a dispensa da realização da PACC aos docentes com cinco ou mais anos de serviço, os sindicatos da FENPROF continuam a ser alertados por associados a quem ainda não foram devolvidos os montantes da inscrição que haviam sido obrigados a fazer.

FENPROF responde à não marcação de reunião na Comissão de Assuntos Constitucionais

Luta em defesa da ciência e do emprego científico
A ABIC fará uma denúncia à Comissão Europeia das recentes medidas deste Governo e das consequências que têm para os investigadores e as instituições.

Professores aposentados: grito de revolta em S.Bento!
Com muitas centenas de participantes, oriundos de várias zonas do país, decorreu na tarde do passado dia 30 de janeiro, por iniciativa da FENPROF, uma concentração de professores aposentados junto à Residência Oficial do Primeiro-ministro, em São Bento. A iniciativa transformou-se num enérgico protesto contra os sucessivos roubos de que estes cidadãos têm sido vítimas. Uma delegação sindical entregou o Caderno Reivindicativo dos Educadores e Professores Aposentados.

Largos milhares de participantes no Dia Nacional de Luta promovido pela CGTP-IN
"PSD e CDS-PP já provaram que a salvaguarda dos interesses da alta finança se sobrepõem a quaisquer outros, mesmo que estejam em jogo direitos humanos fundamentais", salientou Arménio Carlos, no final da manifestação realizada na tarde do passado sábado, 1 de fevereiro, em Lisboa, integrada no Dia Nacional de Luta promovido em todo o país pela CGTP-IN. Muitos educadores, professores e investigadores participaram nas ações desta jornada de protesto, que envolveram. de norte a sul, dos Açores à Madeira, largos milhares de pessoas - trabalhadores dos setores público e privado, jovens, estudantes, reformados e desempregados. / JPO

Prémio Universidade de Coimbra/2014 atribuído a António Nóvoa
A Universidade de Coimbra atribuiu o Prémio UC 2014 a António Nóvoa. A FENPROF felicita o Professor António Nóvoa e destaca o mérito e a inteira justiça de tão importante prémio que é atribuído por tão distinta Universidade Pública. António Nóvoa é um Homem da Educação e num tempo em que esta é tão desvalorizada pelo governo e as suas políticas, distinguir uma personalidade do setor tem um significado muito particular.

Roubo perpetrado por este governo nos salários é inadmissível!
Com o pagamento dos salários de janeiro, os trabalhadores da administração pública, em geral, e os docentes e investigadores, em particular, puderam confirmar o roubo prometido e agora perpetrado pelo governo PSD/CDS-PP.