Nacional
PACC

Violação de direitos fundamentais de docentes com gravidez de risco ou licença de maternidade

13 de dezembro, 2013

Uma das situações que tem chegado com alguma insistência à FENPROF e aos sindicatos é a das colegas com gravidez de risco ou em licença de maternidade. FENPROF enviou queixa para a CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego) e para a Provedoria de Justiça.

Ver queixa enviada para a Provedoria de Justiça

Ver queixa enviada para a CITE

Está na mão dos professores impedirem a realização da prova!

Esclarecimento sobre as providências cautelares acerca da realização da PACC

12 de dezembro, 2013

A FENPROF e os seus sindicatos entregaram, no início de novembro, 6 providências cautelares sobre os normativos (decreto-lei e decreto-regulamentar) que enquadram a realização da denominada prova de avaliação de conhecimentos e capacidades (PACC). Conhece-se o envio de 5 delas para o Supremo Tribunal Administrativo, algumas das quais já em novembro. Falta saber se a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto também irá nesse sentido e, em relação a todas elas, o eventual decretamento da providência cautelar.

Prova de acesso à profissão docente:

No MEC, o desrespeito não tem, mesmo, limites

12 de dezembro, 2013

A FENPROF e os seus sindicatos têm sido contactados, em particular, por professoras que estão ou podem vir a estar impedidas de comparecer à prova de avaliação de conhecimentos e capacidades (PACC) – que o MEC ainda insiste em realizar – por motivos relacionados com gravidez, incluindo gravidez de risco, e maternidade.

Olhos nos olhos

O que a CGTP-IN disse à troika...

11 de dezembro, 2013

Minuta

11 de dezembro, 2013

Queixa da FENPROF junto da PGR

Violação pelo MEC de ata negocial assinada com a FENPROF

10 de dezembro, 2013

Face à clara diferença entre o acordado e o legislado, entende a FENPROF que existe nova violação do número 3 do artigo 5.ºda Lei n.º 23/98, de 26 de maio, que impõe o respeito integral e exato do que foi acordado. Não é o que, mais uma vez, acontece em relação à ata negocial assinada em 25 de junho de 2013.

apesar das tentativas do MEC para fazer crer o contrário

Todas as Providências Cautelares continuam a aguardar decisão

07 de dezembro, 2013

PELA VIA JURÍDICA OU FAZENDO GREVE A 18, OS PROFESSORES DERROTARÃO A PACC!

Para a FENPROF e os professores, a via jurídica é a que pode resolver aspetos de legalidade que foram suscitados pelos Sindicatos da FENPROF, mas a verdadeira luta contra a PACC é a que os professores fazem todos os dias e, sobretudo, se no dia 18 de dezembro a prova não tiver sido suspensa ou eliminada, será pela luta que ela será derrotada.Com o recurso à greve por parte de quantos venham a ser convocados para serviço relacionado com a PACC, os professores derrotarão essa prova infame.

Aviso publicado reforça razões para eliminar esta injusta e humilhante prova!

Afinal, que acordo fez o MEC? Há dispensas ou não de realização da “prova”?

06 de dezembro, 2013

Aviso divulgado pelo IAVE/MEC faz aumentar a confusão

Afinal, não há professores dispensados da prova. O que há são professores que poderão manifestar a intenção de não a realizar. O MEC, de forma absolutamente arbitrária, decidiu que seriam os que têm 5 ou mais anos de serviço. Espera-se, agora, conhecer o fundamento legal desta informação, prestada através de um simples aviso que não faz lei, nem decorre de qualquer quadro legal.

Apelo aos Professores e Educadores

Concurso Investigador FCT

FENPROF promove reunião e pede reunião urgente à SEC

06 de dezembro, 2013

A FENPROF promove hoje, 6ª feira, dia 6/12, pelas 15h00 na sua sede, uma reunião com os Investigadores FCT para discutir e preparar a contestação (eventualmente, também, por via judicial) ao desenrolar dos concursos de Investigadores FCT.

Firme na ação

05 de dezembro, 2013

Serviço relacionado com a "prova"

Organizações sindicais entregaram no MEC Pré-Aviso de Greve para dia 18

05 de dezembro, 2013

ASPL, FENPROF, SEPLEU, SIPE, SIPPEB e SPLIU entregaram (foto) na manhã desta sexta-feira, dia 6 de dezembro, no MEC (Avenida 5 de outubro), o Pré-Aviso de Greve a todo o serviço relacionado com a PACC que, no próximo dia 18 de dezembro, seja distribuído a docentes.

Pré-Aviso de Greve (Continente)

Pré-Aviso de Greve (Madeira)

Pré-Aviso de Greve (Açores)

A luta contnua

FENPROF é contra a prova que MEC quer impor aos professores e não se envolve em estratégias que visam a sua aplicação

02 de dezembro, 2013

FENPROF, ASPL, SEPLEU, SIPE, SIPPEB e SPLIU mantêm a luta contra esta iníqua prova

  • Mantêm-se todas as ações contra esta iníqua prova, incluindo a concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de dezembro e a Greve contra o serviço de vigilância à prova, de dia 18 de dezembro;
  • O acordo palaciano feito entre UGT e PSD/CDS-PP/Governo corresponde à legitimação da Prova de Acesso à Profissão, o que os professores rejeitam.

Mais uma machadada no ensino e na investigação

Mais um embuste do Ministro Crato

02 de dezembro, 2013

Assinatura dos contratos Investigador FCT

Já a partir do próximo ano letivo

Mobilidade especial aí está para deitar fora professores dos quadros

28 de novembro, 2013

Foi publicada (28/11/2013) a Lei n.º 80/2013, de 28 de novembro, que “estabelece o regime jurídico da requalificação de trabalhadores em funções públicas visando a melhor afetação dos recursos humanos da Administração Pública (...)". Em síntese, e para facilitar, aí está a “mobilidade especial”, disfarçada de “requalificação”, para, a partir do próximo ano letivo, afastar professores de carreira.

Imagens da Ação em Viseu

27 de novembro, 2013

Ação da FENPROF em Coimbra

26 de novembro, 2013

Imagens da Ação em Faro

26 de novembro, 2013

Intervenção de Arménio Carlos

26 de novembro, 2013

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES

Plenários contra a PACC, contra o desemprego e em defesa da estabilidade

26 de novembro, 2013

27 e 28 de novembro

Depois de um plenário em que participou o Secretário Geral da FENPROF, Mário Nogueira, os professores e educadores realizaram uma concentração no centro da cidade de Viseu (27(11/2013). Na concentração foi aprovada uma moção contra a prova de ingresso e feita a distribuição de um documento à população.

Na Região Centro