
Organizações sindicais entregaram no MEC Pré-Aviso de Greve para dia 18
ASPL, FENPROF, SEPLEU, SIPE, SIPPEB e SPLIU entregaram (foto) na manhã desta sexta-feira, dia 6 de dezembro, no MEC (Avenida 5 de outubro), o Pré-Aviso de Greve a todo o serviço relacionado com a PACC que, no próximo dia 18 de dezembro, seja distribuído a docentes.

FENPROF é contra a prova que MEC quer impor aos professores e não se envolve em estratégias que visam a sua aplicação
FENPROF, ASPL, SEPLEU, SIPE, SIPPEB e SPLIU mantêm a luta contra esta iníqua prova
- Mantêm-se todas as ações contra esta iníqua prova, incluindo a concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de dezembro e a Greve contra o serviço de vigilância à prova, de dia 18 de dezembro;
- O acordo palaciano feito entre UGT e PSD/CDS-PP/Governo corresponde à legitimação da Prova de Acesso à Profissão, o que os professores rejeitam.
Mais um embuste do Ministro Crato

Mobilidade especial aí está para deitar fora professores dos quadros
Foi publicada (28/11/2013) a Lei n.º 80/2013, de 28 de novembro, que “estabelece o regime jurídico da requalificação de trabalhadores em funções públicas visando a melhor afetação dos recursos humanos da Administração Pública (...)". Em síntese, e para facilitar, aí está a “mobilidade especial”, disfarçada de “requalificação”, para, a partir do próximo ano letivo, afastar professores de carreira.

Plenários contra a PACC, contra o desemprego e em defesa da estabilidade
27 e 28 de novembro
Depois de um plenário em que participou o Secretário Geral da FENPROF, Mário Nogueira, os professores e educadores realizaram uma concentração no centro da cidade de Viseu (27(11/2013). Na concentração foi aprovada uma moção contra a prova de ingresso e feita a distribuição de um documento à população.
Destruir o Orçamento do Estado antes que este destrua Portugal...
...a grande "mensagem" do Dia Nacional de Indignação e Luta
Em Coimbra, vários dirigentes da FENPROF estiveram de manhã junto à Escola Secundária D. Dinis e à EB 2.3 da Pedrulha. Numa ação simbólica, os dirigentes presentes queimaram este Orçamento. Mário Nogueira falou aos participantes nesta ação e à comunicação social (foto). "Este Governo está a destruir a escola pública com o corta, corta, até à asfixia", alertou o Secretário Geral da FENPROF em Coimbra. Em Lisboa, o 26 de novembro, Dia de Indignação, Protesto e Luta, foi marcado pela concentração em S.Bento, que reuniu milhares de pessoas.. / JPO
ESTES/AS SÃO OS/AS DEPUTADOS/AS DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA DA A.R.
Escreve aos deputados! Envia a tua mensagem contra a "prova"!
Apelo a todos os professores para uma presença muito forte nas galerias da Assembleia da República, em 5 de dezembro, a partir das 14.30 horas, dia em que o Decreto-lei 146/2013, de 22 de outubro (legislação que impõe a PACC), estará em “apreciação parlamentar”.
Estes/as são os/as deputados/as da Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República (muitos/as são nossos/as colegas) - envia a tua mensagem contra a prova!
FENPROF envia carta às instituições de ensino superior acerca da prova de acesso à profissão docente
Comissão Europeia insta Portugal a pôr fim ao tratamento discriminatório dos professores que trabalham com contratos a termo nas Escolas Públicas
Solidariedade com os dirigentes e delegados sindicais da FNAM vítimas de perseguição

Delegação da FENPROF na Assembleia da República
FENPROF na Comissão de Educação, Ciência e Cultura para contestar a “prova de ingresso” na profissão em que os professores já ingressaram
A FENPROF reuniu a 20 de novembro, na Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República (foto) para defender a Petição que entregou na Presidência da AR, em 5 de novembro, em que é requerida a revogação da “prova de ingresso” dos professores na profissão em que já ingressaram, alguns há mais de duas décadas. Com as assinaturas que hoje se juntaram às já entregues esta Petição atinge os 22.350 subscritores!