CGTP reafirma importância acrescida da participação massiva nas manifestações de 19 de outubro
Num momento em que o Governo prepara o Orçamento de Estado, que constitui um novo e mais brutal assalto aos trabalhadores, aos jovens, aos desempregados, aos reformados e pensionistas, a CGTP-IN reafirma a importância acrescida da participação massiva nas manifestações “Por Abril, Contra a Exploração e o Empobrecimento” no dia 19 de outubro, em Lisboa e no Porto.
“O Rei do Monte Brasil”, de Ana Cristina Silva
Paulo Sucena, presidente do júri, lembrou que este é um prémio que tem como mecenas a SECRE e dinamizador a FENPROF. Uma parceria que valoriza, também, a qualidade do próprio prémio, acrescentou. Ana Cristina Silva, a autora (foto), não escondeu a emoção e manifestou-se grata por receber um prémio com o nome de Urbano, pelo que foi e pelo que fez, atribuído por um júri que ainda mais o valorizou (Clara Crabbé Rocha, José Manuel Mendes e Paulo Sucena).

"O Rei do Monte Brasil", de Ana Cristina Silva, vence Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues
Ana Cristina Silva, com a obra “O Rei do Monte Brasil”, foi a vencedora do Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues, cuja promoção é da responsabilidade da FENPROF – Federação Nacional dos Professores e da SECRE – Corretores de Seguros.

CGA quer que escolas violem legislação em vigor e atribuam serviço letivo a quem já se encontra dispensado
Num ato que constitui um verdadeiro abuso das suas competências, a Caixa Geral de Aposentações (CGA) está a enviar “mensagens fax” a escolas, informando que deverão ser anulados os efeitos decorrentes do Despacho normativo n.º 7-A/2013, de 10 de julho, que refere que “Para o ano letivo de 2013/2014 não é distribuído serviço letivo aos docentes que, reunindo os requisitos de aposentação, a tenham requerido até 30 de junho de 2013” (n.º 1 do artigo 6.º).

É preciso acabar de vez com o absurdo!
A FENPROF está a promover uma petição dirigida à Assembleia da República com vista à revogação da iníqua prova agora chamada de avaliação de conhecimentos e capacidades que o governo pretende aplicar a todos os docentes que, não estando na carreira, pretendam exercer a profissão em escolas públicas.
Descarrega aqui o PDF da Petição para recolha na tua escola (Petição contra a prova de acesso à profissão docente)
FENPROF requereu negociação suplementar, MEC convocou reunião para esta segunda-feira, dia 7

Contra o agravamento do horário letivo dos professores do 1.º CEB
Mais de 5000 professores subscreveram o abaixo-assinado entregue ao Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário. A FENPROF expôs ao governante as razões do pedido desta reunião, que se realizou esta quinta-feira, 3 de outubro, em Lisboa, após longa insistência diária junto do gabinete de João Grancho. A delegação da FENPROF defendeu a não discriminação destes docentes em relação aos dos outros níveis de educação e de ensino e manifestou-se contra mais este agravamento das condições de exercício da profissão.
FENPROF reúne com Inspeção Geral de Educação e Ciência

Pelo direito à água!
1 de outubro foi o Dia Nacional da Água. Neste dia a CGTP-IN assinalou a importante mobilização nacional da campanha “Água é de todos”, naqual foram recolhidas 43 mil assinaturas para o projeto de lei de iniciativa legislativa de cidadãos, que deu entrada em fevereiro deste ano na Assembleia da República e que a 5 de julho teve um parecer aprovado por unanimidade para o projeto de lei “Protecção dos direitos individuais e comuns à água” subir a plenário.

Desrespeito por alunos com NEE traduz graves retrocessos educativos, sociais e civilizacionais (inclui vídeo)
FENPROF, CNOD e APD avançam com ações!
"A Educação Especial tem sido um dos setores da Educação mais desrespeitados pelos governantes portugueses. O que está a acontecer este ano letivo - e o ano ainda vai no adro... - tem uma gravidade nunca vista, confirma as preocupações que a FENPROF sempre manifestou e levou a que juntassemos a voz à CNOD e à APD na denúncia e na exigência", sublinhou Mário Nogueira no passado dia 3 de outubro, em conferência de imprensa realizada em Lisboa (foto)./ JPO


"Pontes por Abril" contra exploração e empobrecimento
A Comissão Executiva da CGTP-IN decidiu (30/09/2013) que a jornada de luta de 19 de outubro vai concretizar-se em marchas "Contra a exploração e o empobrecimento", em Lisboa e no Porto, que atravessarão, respetivamente, a Ponte 25 de Abril e a Ponte do Infante.
O País e o Mundo precisam dos Professores!
"103 anos depois da implantação da República, temos razões acrescidas para lutarmos por uma escola que ajude a transformar, rompendo com a que se organiza, apenas, para reproduzir. O tempo continua a ser o de lutar pela Escola de Abril", sublinhou Mário Nogueira neste 5 de outubro. O Secretário Geral da FENPROF falava no auditório da Escola Secundária D. Pedro V, a Sete Rios, em Lisboa, no encerramento da sessão pública comemorativa do Dia Mundial do Professor (foto), subordinada este ano ao tema "Os Professores são indispensáveis". / JPO
Inclui reportagem, imagens e vídeos da inciativa, bem como os textos de algumas das intervenções
Pedido de fiscalização preventiva da constitucionalidade da prova de ingresso na profissão docente
A FENPROF enviou para o Palácio de Belém (27/09/2013) o “Pedido de Fiscalização Preventiva da Constitucionalidade da norma que procede à revogação do artigo 4º do D.L. nº 75/2010, de 23 de junho, inserida no diploma aprovado pelo Governo, que institui a prova de avaliação de conhecimentos e capacidades do pessoal docente”.
