Nacional
Inaceitável

Rescisão por mútuo acordo visa o despedimento sem direitos, sem proteção social e sob chantagem

17 de outubro, 2013

O governo apresentou uma proposta para regulamentar a aplicação de rescisões ditas por mútuo acordo de docentes. O seu conteúdo, agora conhecido oficialmente, não é novidade, pois já tinha sido divulgado, há meses, por um jornal diário. É completamente inaceitável, não apenas o procedimento do governo, como a proposta que este apresenta.

Um novo espaço de informação

www.fenprof.pt/aposentados

17 de outubro, 2013
6 perguntas ao SG da FENPROF no dia em que se conheceu o OE 2014

O momento que vivemos e a resposta necessária

16 de outubro, 2013

"Que ninguém fique de fora, pois a luta é de todos", sublinha Mário Nogueira em breve entrevista à página web da FENPROF.

Largas dezenas de milhar de pessoas nas marchas realizadas pela CGTP-IN em Lisboa e no Porto

"Este Governo não tem moral para continuar em funções!"

16 de outubro, 2013

A realização de uma grande concentração, no dia 1 de Novembro, às 10 horas, na 
Assembleia da República, para rejeitar a proposta de Orçamento de Estado que neste dia vai 
estar à votação e para protestar contra o roubo do feriado neste dia 1º de Novembro, pela 
exigência de demissão do Governo e a realização de eleições antecipadas.

Os largos milhares de participantes nas Marchas que a CGTP-IN promoveu em Lisboa e Porto no dia 19 (sábado) decidiram realizar uma "grande concentração" no próximo dia 1 de novembro, às 10 horas, na Assembleia da República, para rejeitar a proposta de Orçamento de Estado para 2014, que, nesse dia, vai estar à votação, e para protestar contra o roubo do feriado neste 1º de Novembro, pela exigência de demissão do Governo e a realização de eleições antecipadas. "Fora da lei", foi assim que Arménio Carlos caracterizou a proposta de OE para 2014, intervindo,em Alcântara,na concentração final da Marcha contra a exploração e o empobrecimento."Hoje, 19 de outubro de 2013, fizemos,  no Porto e em Lisboa, uma das lutas mais intensas, vibrantes e determinadas do movimento sindical e dos trabalhadores portugueses", sublinhou o dirigente da CGTP-IN. / JPO                                       

Proposta de organização do Departamento

15 de outubro, 2013

Reforçar e melhorar a participação, a integração e a representação e dos professores e educadores aposentados na FENPROF, é objetivo central do Departamento.

Regulamento

15 de outubro, 2013

Crianças e jovens com NEE

Eu sou um aluno da minha escola, não sou uma questão administrativa...

14 de outubro, 2013

Marchas nas pontes: nota de imprensa de 12 de outubro

CGTP reafirma importância acrescida da participação massiva nas manifestações de 19 de outubro

12 de outubro, 2013

Num momento em que o Governo prepara o Orçamento de Estado, que constitui um novo e mais brutal assalto aos trabalhadores, aos jovens, aos desempregados, aos reformados e pensionistas, a CGTP-IN reafirma a importância acrescida da participação massiva nas manifestações “Por Abril, Contra a Exploração e o Empobrecimento” no dia 19 de outubro, em Lisboa e no Porto.

Entregue Prémio Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues

“O Rei do Monte Brasil”, de Ana Cristina Silva

12 de outubro, 2013

Paulo Sucena, presidente do júri, lembrou que este é um prémio que tem como mecenas a SECRE e dinamizador a FENPROF. Uma parceria que valoriza, também, a qualidade do próprio prémio, acrescentou. Ana Cristina Silva, a autora (foto), não escondeu a emoção e manifestou-se grata por receber um prémio com o nome de Urbano, pelo que foi e pelo que fez, atribuído por um júri que ainda mais o valorizou (Clara Crabbé Rocha, José Manuel Mendes e Paulo Sucena).

Declaração do Presidente do Júri, Paulo Sucena

Imagens da Iniciativa

ENTREGA DO PRÉMIO: este SÁBADO, 12 DE OUTUBRO, 14H30

"O Rei do Monte Brasil", de Ana Cristina Silva, vence Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues

10 de outubro, 2013

Ana Cristina Silva, com a obra “O Rei do Monte Brasil”, foi a vencedora do Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues, cuja promoção é da responsabilidade da FENPROF – Federação Nacional dos Professores e da SECRE – Corretores de Seguros.

MAIS UMA VEZ, FENPROF EXIGE RESPEITO PELOS PROFESSORES!

CGA quer que escolas violem legislação em vigor e atribuam serviço letivo a quem já se encontra dispensado

08 de outubro, 2013

Num ato que constitui um verdadeiro abuso das suas competências, a Caixa Geral de Aposentações (CGA) está a enviar “mensagens fax” a escolas, informando que deverão ser anulados os efeitos decorrentes do Despacho normativo n.º 7-A/2013, de 10 de julho,   que refere que “Para o ano letivo de 2013/2014 não é distribuído serviço letivo aos docentes que, reunindo os requisitos de aposentação, a tenham requerido até 30 de junho de 2013” (n.º 1 do artigo 6.º).

Petição contra a prova de acesso à profissão docente

É preciso acabar de vez com o absurdo!

07 de outubro, 2013

A FENPROF está a promover uma petição dirigida à Assembleia da República com vista à revogação da iníqua prova agora chamada de avaliação de conhecimentos e capacidades que o governo pretende aplicar a todos os docentes que, não estando na carreira, pretendam exercer a profissão em escolas públicas.

Descarrega aqui o PDF da Petição para recolha na tua escola (Petição contra a prova de acesso à profissão docente)

Subscreve aqui a petição