Educação Especial
Língua Gestual Portuguesa

FENPROF e AFOMOS entregam Petição na Assembleia da República

23 de junho, 2017

FENPROF e AFOMOS entregam Petição “Língua Gestual Portuguesa: a justa criação do grupo de recrutamento”, dia 26 de junho, às 15h30, na Assembleia da República.

NEGOCIAÇÃO

Propostas da FENPROF para um compromisso entre o Ministério da Educação e a FENPROF

19 de junho, 2017

Na sequência da reunião realizada esta segunda-feira (19 de junho), às 19 horas, com o Ministério da Educação, a FENPROF enviou um conjunto de propostas a integrar no documento recebido do ME em 16 de junho, e que se assinalam a azul. 
Este foi um último esforço no sentido de estabelecer uma base negocial com o ME, com vista à resolução de problemas que afetam os docentes, as escolas e o sistema educativo.
O Secretariado Nacional

Na sequência da reunião realizada esta segunda-feira (19 de junho), às 19 horas, com o Ministério da Educação, a FENPROF enviou um conjunto de propostas a integrar no documento recebido do ME em 16 de junho. 

 

Educação Especial

V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação

14 de junho, 2017

A Pró-Inclusão (Associação Nacional de Docentes de Educação Especial) está a oferecer aos associados da FENPROF condições especiais de inscrição no V CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO, que vai decorrer nos dias 6,7 e 8 de julho de 2017, em Lisboa.

Saiba mais.

Petição “ Língua Gestual Portuguesa: não adiem a justa criação do grupo de recrutamento”

FENPROF e AFOMOS promovem bancas de rua para recolha de assinaturas

09 de junho, 2017

A Petição “ Língua Gestual Portuguesa (LGP): não adiem a justa criação do grupo de recrutamento” tem como principal objetivo o reconhecimento dos profissionais que ensinam a terceira língua oficial do País – a LGP – enquanto docentes e não como técnicos especializados. 

A iniciativa é apresentada na segunda-feira, 12 de junho, pelas 14:30 horas, na Praça da Liberdade (Porto), com uma Conferência de Imprensa da Presidente da AFOMOS, Alexandra Perry, e do Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira, e prossegue, depois, em várias cidades do País. 

Educação Especial

Corrigido problema criado na Intervenção Precoce

02 de junho, 2017

O Ministério da Educação corrigiu a situação que tinha criado na colocação de docentes nos horários de Intervenção Precoce na Infância (IPI), denunciada ontem pela FENPROF, informando as escolas que o problema criado decorria de "lapso interpretativo" da DGEstE.

A FENPROF congratula-se com esta correção, para a qual contribuiu com a sua imediata intervenção junto do ME.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Governo/ME corta onde não pode!

01 de junho, 2017

A Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) está a comunicar às escolas que os horários de intervenção precoce na infância deverão ser preenchidos por professores sem componente letiva (“horário zero”) ou colocados em mobilidade por doença, proibindo a contratação de docentes para suprir estas necessidades.

Para a FENPROF, esta decisão é inacreditável, inaceitável e revela uma completa desvalorização da intervenção pedagógica, especializada, essencial neste domínio, prevalecendo sobre a mesma o interesse estritamente economicista. 

LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA

Pela criação do grupo de recrutamento

11 de maio, 2017
Educação Especial

FENPROF reuniu com grupo de trabalho do ME que prepara a alteração do DL 3/2008

23 de novembro, 2016

A FENPROF reuniu em 22 de novembro com o grupo de trabalho criado pelo Ministério da Educação, com vista à apresentação de propostas para alteração do Decreto-Lei 3/2008, sobre Educação Especial. Na sequência da auscultação de especialistas, entre outro trabalho desenvolvido pelo grupo constituído, foi elaborado o designado Relatório de Progresso (ver no texto) em torno do qual se realizou a reunião em que a FENPROF participou.

Conferência de imprensa em Lisboa

Projeto FENPROF/CNOD: "avaliação muito positiva"

13 de dezembro, 2013

Depois das ações realizadas em Évora, Castelo Branco, Santa Maria da Feira, Funchal, Lisboa e Ponta Delgada, o projeto "A importância da escola na inclusão social de crianças e jovens com deficiência", que decorreu entre outubro e dezembro, faz uma "avaliação muito positiva" desta iniciativa conjunta, em encontro com a comunicação social realizado (16/12/2013) em Lisboa (foto P. Machado). Participaram Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF; Ana Simões, responsável do Departamento de Educação Especial da Federação; e José Reis, Presidente do CNOD. / JPO

Faltam professores e técnicos de apoio

Mário Nogueira: "Meter alunos com NEE em turmas de currículos alternativos não é inclusão"

Folheto

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Vigília junto à Assembleia da República

02 de dezembro, 2013

 Ver gravação

Resistir pela dignidade humana

Por iniciativa da APD, com o apoio de várias organizações, entre as quais a FENPROF e o SPGL, decorreu na passada terça-feira, 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma vigília junto à Assembleia da República.

Reportagem da iniciativa em Lisboa

21 de novembro, 2013

Iniciativa em Lisboa

18 de novembro, 2013

dnotícias.pt

15 de novembro, 2013

Iniciativa no Funchal

07 de novembro, 2013

Educação especial

FENPROF, CNOD e APD salientam junto do CNE importância da Escola Pública na inclusão de alunos com NEE

31 de outubro, 2013

Realizou-se no passado dia 22 de outubro, em Lisboa, a reunião (foto, cortesia CNE) com o Conselho Nacional de Educação (CNE) solicitada pela FENPROF, CNOD e APD, após a conturbada abertura do ano letivo em que, a par de outros problemas, foi generalizado o agravamento das condições de ensino e aprendizagem dos docentes de EE e dos alunos com NEE.

FENPROF, APD E CNOD na Comissão Parlamentar de Educação

Apelo aos deputados no sentido de serem tomadas medidas que garantam o caráter inclusivo da escola pública

15 de outubro, 2013

FENPROF, APD e CNOD manifestaram, em recente conferência de Imprensa conjunta, realizada em Lisboa, uma profunda preocupação sobre a situação que se vive nas escolas em relação à inclusão de crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE). Entre outras ações, decidiram solicitar reuniões institucionais. A primeira decorreu na passada quarta-feira, dia 16, ao fim da tarde, com a Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República (foto). 

Ações a desenvolver

03 de outubro, 2013