Educação Especial: comunidade científica confirma denúncia e críticas da FENPROF
A FENPROF tem vindo a denunciar que o Ministério da Educação, ao adoptar a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF 2001 da Organização Mundial de Saúde - OMS) como referencial teórico para a avaliação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), pretende deixar sem apoio especializado da educação especial um cada vez maior número de crianças e jovens com NEE, pondo em risco a Escola Inclusiva, vertente fundamental de uma Escola Pública de Qualidade e para Todos.
Provas de aferição: Ministério da Educação teima em desrespeitar alunos com Necessidades Educativas Especiais
Mais uma vez, o Ministério da Educação, através do Despacho n.º 2351/2007, de 14 de Fevereiro, teima em desrespeitar a Constituição da República Portuguesa, a Legislação de Educação, e, sobretudo, os alunos com Necessidades Educativas Especiais.
![](/media/download/691C302DCA26D926B5BB4770F73F2BA5/educ-especial.jpg?width=1200&token=I9eBsOFswMBgJF%2FwRMFfNSLRNOPU3q6lMEWffSXtsGg%3D)
Mais uma na Educação Especial!...
Estranha-se, mais uma vez, que o Ministério da Educação altere a terminologia da elegibilidade dos alunos para a educação especial, sem alterar a legislação que enquadra este processo e sem a negociar com as organizações sindicais.
![](/media/download/0B01091F837BF7239671CAEE0B68AD46/img_3225.jpg?width=1200&token=I9eBsOFswMBgJF%2FwRMFfNSLRNOPU3q6lMEWffSXtsGg%3D)
Docentes sem habilitação obrigados a trabalhar na Educação Especial
Não assumindo os erros do mau levantamento das necessidades reais das escolas e confrontado com alunos com NEE sem apoio especializado da Educação Especial, o ME opta por obrigar professores, sem qualquer formação especializada ou experiência em Educação Especial, a trabalhar com estes alunos.
Escola inclusiva posta em causa!
![](/media/download/834114C7565EC4DA65CEDBA0EA75BCD3/ca6rkhyr.jpg?width=1200&token=I9eBsOFswMBgJF%2FwRMFfNSLRNOPU3q6lMEWffSXtsGg%3D)
Escola Inclusiva reduzida a uma miragem!
Educação Especial e condições específicas
Docentes de Educação Especial exigem igual tratamento
Exames de aferição não respeitam alunos com necessidades educativas especiais
Reunião com a Secretaria de Estado de 18 de Maio de 2006
![](/media/download/A259A4C050373B0EB874C041C0CDC3FD/dsc00767.jpg?width=1200&token=I9eBsOFswMBgJF%2FwRMFfNSLRNOPU3q6lMEWffSXtsGg%3D)
ME persiste em discriminar profissionais da educação especial com idêntica formação
Dados de alunos com necessidades especiais acessíveis na Internet
Exames de aferição não respeitam os alunos com nee
![](/media/download/C622F7EB10423714D80223DF251B782E/img_0110.jpg?width=1200&token=I9eBsOFswMBgJF%2FwRMFfNSLRNOPU3q6lMEWffSXtsGg%3D)
Uma escola de qualidade verdadeiramente inclusiva exige mais vagas para a Educação Especial
ME pretende reduzir a escola inclusiva a uma "miragem"
![](/media/download/1AF81D27F65C24861FC6C4CD2579D6A4/bonecos.jpg?width=1200&token=I9eBsOFswMBgJF%2FwRMFfNSLRNOPU3q6lMEWffSXtsGg%3D)