Educação Especial
18 de junho, 2008

Conforme anunciara, a FENPROF alertou o Director-Geral da UNESCO, Monsieur Koïchiro Matsuura, pelo facto de o Governo Português colocar em causa princípios fundamentais da Escola Inclusiva ao utilizar a CIF - OMS, 2001 (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) como instrumento para a elegibilidade de alunos com necessidades educativas especiais que terão direito ao apoio especializado da educação especial.


Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (vulgo, CIF) será factor de discriminação, pondo em causa a Escola Inclusiva
06 de junho, 2008

Como alertou a FENPROF em conferência de imprensa realizada em Lisboa, na manhã de sexta-feira, 6 de Junho, "com a publicação de um novo diploma legal para a área da Educação Especial - Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro, com a alteração introduzida pela Lei 21/2008, de 12 de Maio - foram introduzidas profundas alterações nesta área educativa, das quais uma das mais graves é a utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (vulgarmente designada por CIF) para decisão sobre a elegibilidade de alunos referenciados com necessidades educativas especiais (NEE) para obterem ou manterem apoios especializados a nível da Educação Especial".
"A adopção da CIF para este efeito", destaca a FENPROF, "só pode ter um objectivo: afastar milhares de crianças e jovens das medidas de apoio da Educação Especial e, desta forma, reduzir drasticamente o número de professores no sistema, neste caso, os de Educação Especial." Participaram no encontro com a comunicação social o secretário-geral, Mário Nogueira; Vitor Gomes, coordenador da Educação Especial; Jeannette Ferreira (SPN), Manuel Rodrigues (SPRC), Filomena Ventura (SPGL), Ana Simões (SPZS), Clotilde Duarte (SPRA) e, em representação da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), a dirigente Sílvia Maldonaldo. / JPO


Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (vulgo, CIF) é atentado contra as crianças e jovens com NEE
04 de junho, 2008

Na véspera de mais uma acção de propaganda do ME à utilização da CIF e quando começam já a surgir empresas que prometem apoiar os milhares de alunos a quem são negados os apoios de que necessitam, a FENPROF divulgará documentos oficiais que reforçam a inadequação deste instrumento de classificação clínica para fins educativos, denunciará, com números, as consequências da aplicação da CIF e tornará públicas as iniciativas que desenvolverá, nos planos nacional e internacional, com a finalidade de dar conta das suas preocupações e criar pressão sobre o ME e o Governo no sentido de alterarem a sua posição


Foi publicado (7/01/2008) o Decreto-lei nº 3/08, que define os apoios especializados a prestar no sistema educativo
07 de janeiro, 2008



Federação Nacional dos Professores reafirma
que a educação inclusiva é uma componente da educação para todos e deve ter lugar numa escola pública, gratuita, de qualidade, democrática, logo inclusiva.


FENPROF exige do ME a reposição da legalidade e o respeito por professores e alunos
17 de novembro, 2007


FENPROF não só denuncia, como exige a correcção imediata de uma situação que penalizará os alunos, que põe em causa o carácter inclusivo da Escola Pública e que irá, também, penalizar os docentes, designadamente no âmbito da avaliação do seu desempenho
04 de novembro, 2007


O Ministério da Educação não esclareceu a FENPROF quanto à forma como irá (ou se irá) corrigir a situação criada em 31 de Outubro quando, ilegalmente, decidiu colocar 140 docentes sem formação especializada, nem experiência específica (e, por essa razão, impedidos de concorrer a esse grupo) em lugares do grupo 910 - Educação Especial que, recorda-se, se destina a prestar "apoio a crianças e jovens com graves problemas cognitivos, com graves problemas motores, com graves perturbações da personalidade ou da conduta, com multideficiência e para o apoio em intervenção precoce na infância".


Aplicação pelo ME da CIF 2001 da Organização Mundial de Saúde visa esconder alunos com Necessidades Educativas Especiais
10 de julho, 2007

A FENPROF tem vindo a denunciar que o Ministério da Educação, ao adoptar a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF 2001 da Organização Mundial de Saúde - OMS) como referencial teórico para a avaliação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), pretende deixar sem apoio especializado da educação especial um cada vez maior número de crianças e jovens com NEE, pondo em risco a Escola Inclusiva, vertente fundamental de uma Escola Pública de Qualidade e para Todos.


Comunicado da FENPROF, 10/05/2007
10 de julho, 2007

Mais uma vez, o Ministério da Educação, através do Despacho n.º 2351/2007, de 14 de Fevereiro, teima em desrespeitar a Constituição da República Portuguesa, a Legislação de Educação, e, sobretudo, os alunos com Necessidades Educativas Especiais.


16 de maio, 2007

Estranha-se, mais uma vez, que o Ministério da Educação altere a terminologia da elegibilidade dos alunos para a educação especial, sem alterar a legislação que enquadra este processo e sem a negociar com as organizações sindicais.


Nota de imprensa da FENPROF
01 de abril, 2007

Não assumindo os erros do mau levantamento das necessidades reais das escolas e confrontado com alunos com NEE sem apoio especializado da Educação Especial, o ME opta por obrigar professores, sem qualquer formação especializada ou experiência em Educação Especial, a trabalhar com estes alunos.


Em conferência de imprensa sobre Educação Especial, SPRC acusa ME de desrespeitar a Declaração de Salamanca
14 de março, 2007


Comunicado da Direcção do Sindicato dos Professores da Região Centro
24 de novembro, 2006


Listas provisórias de ordenação e exclusão de destacamento
10 de setembro, 2006


Abaixo-assinado para exigir que todos os cursos de especialização que conferem a habilitação especializada para o grupo de recrutamento E1 sejam reconhecidos de igual forma como qualificação para este domínio de Educação Especial(14/03/06)
21 de junho, 2006


Tomada de posição do Secretariado Nacional da FENPROF, 17/05/2006
21 de junho, 2006


Assuntos da Educação Especial
21 de junho, 2006


Violação da privacidade (Lusa, 5/06/2006)
21 de junho, 2006


Comunicado de Imprensa da FENPROF de 17/05/2006
21 de maio, 2006


Documento aprovado na Concentração de 10 de Março de 2005 e entregue no ME
05 de maio, 2006


Proposta do ME - Janeiro de 2002
08 de março, 2006


Educação e Ensino Especial: concentração na 5 de Outubro, na tarde de 10 de Março (sexta-feira)
08 de março, 2006


"Técnicos reclamam por mexidas profundas nesta área de ensino" (JN, 6/02/2006)
15 de fevereiro, 2006


Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (vulgo, CIF) é atentado contra as crianças e jovens com NEE

Educação Especial em conferência de imprensa nesta sexta-feira, dia 6

04 de junho, 2008

Na véspera de mais uma acção de propaganda do ME à utilização da CIF e quando começam já a surgir empresas que prometem apoiar os milhares de alunos a quem são negados os apoios de que necessitam, a FENPROF divulgará documentos oficiais que reforçam a inadequação deste instrumento de classificação clínica para fins educativos, denunciará, com números, as consequências da aplicação da CIF e tornará públicas as iniciativas que desenvolverá, nos planos nacional e internacional, com a finalidade de dar conta das suas preocupações e criar pressão sobre o ME e o Governo no sentido de alterarem a sua posição

Foi publicado (7/01/2008) o Decreto-lei nº 3/08, que define os apoios especializados a prestar no sistema educativo

Escola menos inclusiva

07 de janeiro, 2008



Federação Nacional dos Professores reafirma
que a educação inclusiva é uma componente da educação para todos e deve ter lugar numa escola pública, gratuita, de qualidade, democrática, logo inclusiva.

FENPROF exige do ME a reposição da legalidade e o respeito por professores e alunos

ME repete colocação de docentes sem habilitação na Educação Especial

17 de novembro, 2007

FENPROF não só denuncia, como exige a correcção imediata de uma situação que penalizará os alunos, que põe em causa o carácter inclusivo da Escola Pública e que irá, também, penalizar os docentes, designadamente no âmbito da avaliação do seu desempenho

ME continua sem corrigir procedimento irresponsável e desrespeitador de crianças e jovens deficientes

04 de novembro, 2007


O Ministério da Educação não esclareceu a FENPROF quanto à forma como irá (ou se irá) corrigir a situação criada em 31 de Outubro quando, ilegalmente, decidiu colocar 140 docentes sem formação especializada, nem experiência específica (e, por essa razão, impedidos de concorrer a esse grupo) em lugares do grupo 910 - Educação Especial que, recorda-se, se destina a prestar "apoio a crianças e jovens com graves problemas cognitivos, com graves problemas motores, com graves perturbações da personalidade ou da conduta, com multideficiência e para o apoio em intervenção precoce na infância".

Aplicação pelo ME da CIF 2001 da Organização Mundial de Saúde visa esconder alunos com Necessidades Educativas Especiais

Educação Especial: comunidade científica confirma denúncia e críticas da FENPROF

10 de julho, 2007

A FENPROF tem vindo a denunciar que o Ministério da Educação, ao adoptar a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF 2001 da Organização Mundial de Saúde - OMS) como referencial teórico para a avaliação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), pretende deixar sem apoio especializado da educação especial um cada vez maior número de crianças e jovens com NEE, pondo em risco a Escola Inclusiva, vertente fundamental de uma Escola Pública de Qualidade e para Todos.

Comunicado da FENPROF, 10/05/2007

Provas de aferição: Ministério da Educação teima em desrespeitar alunos com Necessidades Educativas Especiais

10 de julho, 2007

Mais uma vez, o Ministério da Educação, através do Despacho n.º 2351/2007, de 14 de Fevereiro, teima em desrespeitar a Constituição da República Portuguesa, a Legislação de Educação, e, sobretudo, os alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Mais uma na Educação Especial!...

16 de maio, 2007

Estranha-se, mais uma vez, que o Ministério da Educação altere a terminologia da elegibilidade dos alunos para a educação especial, sem alterar a legislação que enquadra este processo e sem a negociar com as organizações sindicais.

Nota de imprensa da FENPROF

Docentes sem habilitação obrigados a trabalhar na Educação Especial

01 de abril, 2007

Não assumindo os erros do mau levantamento das necessidades reais das escolas e confrontado com alunos com NEE sem apoio especializado da Educação Especial, o ME opta por obrigar professores, sem qualquer formação especializada ou experiência em Educação Especial, a trabalhar com estes alunos.

Em conferência de imprensa sobre Educação Especial, SPRC acusa ME de desrespeitar a Declaração de Salamanca

Escola inclusiva posta em causa!

14 de março, 2007

Comunicado da Direcção do Sindicato dos Professores da Região Centro

Escola Inclusiva reduzida a uma miragem!

24 de novembro, 2006

Listas provisórias de ordenação e exclusão de destacamento

Educação Especial e condições específicas

10 de setembro, 2006

Abaixo-assinado para exigir que todos os cursos de especialização que conferem a habilitação especializada para o grupo de recrutamento E1 sejam reconhecidos de igual forma como qualificação para este domínio de Educação Especial(14/03/06)

Docentes de Educação Especial exigem igual tratamento

21 de junho, 2006

Tomada de posição do Secretariado Nacional da FENPROF, 17/05/2006

Exames de aferição não respeitam alunos com necessidades educativas especiais

21 de junho, 2006

Assuntos da Educação Especial

Reunião com a Secretaria de Estado de 18 de Maio de 2006

21 de junho, 2006

Violação da privacidade (Lusa, 5/06/2006)

Dados de alunos com necessidades especiais acessíveis na Internet

21 de junho, 2006

Comunicado de Imprensa da FENPROF de 17/05/2006

Exames de aferição não respeitam os alunos com nee

21 de maio, 2006

Documento aprovado na Concentração de 10 de Março de 2005 e entregue no ME

Uma escola de qualidade verdadeiramente inclusiva exige mais vagas para a Educação Especial

05 de maio, 2006

Proposta do ME - Janeiro de 2002

Ensino Especial

08 de março, 2006

Educação e Ensino Especial: concentração na 5 de Outubro, na tarde de 10 de Março (sexta-feira)

ME pretende reduzir a escola inclusiva a uma "miragem"

08 de março, 2006

"Técnicos reclamam por mexidas profundas nesta área de ensino" (JN, 6/02/2006)

Educação Especial: vagas são insuficientes

15 de fevereiro, 2006

(No caso da Educação os regimes de monodocência)

Parecer da FENPROF sobre o projecto de Dec-Lei que visa extinguir alguns regimes especiais de aposentação

19 de outubro, 2005

Comunicado de Imprensa de 20/05/2003

Candidatura para a Educação Especial

20 de junho, 2005