Legislativas 2024
28 de fevereiro, 2024

Para o ano em curso, a UNESCO escolheu como mote para assinalar o Dia Internacional de Educação (24 de janeiro) “o importante papel dos professores no combate ao discurso de ódio”. Será sobre este importante tema que, num tempo em que este discurso parece difundir-se, a par da intolerância perante o outro, principalmente se ele for diferente, os professores farão campanha neste quarto dia. Nos dias de hoje, este papel de promoção da cidadania democrática ganha importância ainda maior.

- Em Viseu, a concentração será no Rossio, pelas 10:00 horas;

- Na Guarda, a concentração terá lugar no Jardim José de Lemos, pelas 15:00 horas.


Docentes Aposentados
28 de fevereiro, 2024

Dirigida à futura Assembleia da República, a FENPROF decidiu promover uma petição contra as injustiças geradas por uma disposição legal profundamente injusta, aplicada desde 2006 pelos sucessivos governos, que reduziu, para toda a vida, as pensões daqueles que se reformaram/aposentaram ao longo destes anos.

Legislativas 2024
26 de fevereiro, 2024

Ao terceiro dia, a ação “Professores na Campanha” passa pelo Porto e por Aveiro, tendo como tema central o da formação de professores.

No Porto, a concentração decorreu na Praça Pedro Nunes, junto à Escola Secundária Rodrigues de Freitas). À tarde, em Aveiro, os professores reúnem-se na Praça da República, pelas 15:00 horas.

Estado da Educação 2022
27 de fevereiro, 2024

Os dados que o Relatório sobre o Estado da Educação 2022 apresenta confirmam que Portugal, embora seja um dos estados subscritores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados por unanimidade na ONU, no âmbito da Agenda 2030, e apesar de ter considerado a Educação de qualidade como prioridade, está longe de confirmar, de facto, tais desígnios. 

Já esta manhã, o Secretário-geral da FENPROF esteve na RTP a comentar os resultados do estudo divulgado pelo Conselho Nacional da Educação.


Sobre a extrema-direita

Mário Nogueira: "Os professores deverão ser protagonistas no combate ao discurso de ódio"

27 de fevereiro, 2024

A UNESCO, no âmbito do Dia Internacional da Educação (24 de janeiro), destacou a importância do papel dos professores no combate ao discurso de ódio e o Secretário-geral da FENPROF, a esse propósito, apresenta as suas preocupações relativamente ao eventual crescimento da extrema-direita em Portugal.


Legislativas 2024

Segundo dia de campanha dos professores aborda envelhecimento da profissão

23 de fevereiro, 2024

O segundo dia de “Professores na Campanha” passou, de manhã, em Vila Real e, à tarde, em Bragança, tendo o preocupante envelhecimento da profissão docente como tema central. [Veja as imagens do dia]

À tarde, em Bragança, Francisco Gonçalves lembrou que os professores estão na campanha às eleições legislativas de 10 de março para lembrar aos partidos políticos as principais reivindicações dos docentes com vista à valorização da profissão e à resolução dos problemas da Educação. Depois do ato eleitoral, a FENPROF irá chamar o novo governo à responsabilidade, exigindo o cumprimento das promessas eleitorais.


Falta de professores

Painel de alto nível das Nações Unidas sobre a profissão docente lança recomendações importantes para acabar com a falta de professores a nível mundial e reforçar a profissão

26 de fevereiro, 2024

Em setembro de 2022, realizou-se, por iniciativa de António Guterres, a “Cimeira para a Transformação da Educação”. Uma das principais decisões desta cimeira foi a criação de um Painel de Alto Nível sobre a Profissão Docente – a primeira iniciativa a nível mundial para os professores desde a Recomendação de 1966.

Este painel trabalhou um conjunto de 59 recomendações, apresentadas na África do Sul, em 26 de fevereiro, no âmbito do 14º Fórum de Diálogo Político sobre a resolução do problema da falta de professores a nível mundial.


Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF
Professores na Campanha: “A luta é que fará a diferença!...”
26 de fevereiro, 2024
Legislativas 2024
O Jornal da FENPROF analisa os programas dos partidos
26 de fevereiro, 2024
Carreira
O que estará a travar o “acelerador”?
15 de fevereiro, 2024
Mobilidade por Doença
Rostos e vozes de quem foi vítima do desumano regime imposto pelo ME
14 de fevereiro, 2024
Mário Nogueira à Central Press
"FENPROF quer recuperar professores que abandonaram profissão"
14 de fevereiro, 2024
Ordem do Dia - Porto Canal
Francisco Gonçalves ajuda a explicar "Porque faltam os professores?"
08 de fevereiro, 2024
Conselho Nacional aprova ação reivindicativa
Professores vão estar na rua todos os dias da campanha eleitoral
03 de fevereiro, 2024
XV Congresso da CGTP-IN
24 de fevereiro, 2024

As lutas desenvolvidas pelos professores, como as dos profissionais da saúde, dos trabalhadores do comércio e da indústria, dos trabalhadores do setor financeiro, as lutas dos polícias ou dos agricultores são justas, seja qual for a expressão que, em cada momento, adquirem.

São lutas em defesa dos direitos, por melhores salários, carreiras, condições de trabalho e de vida; são lutas por melhores serviços públicos e uma sociedade justa na distribuição da riqueza, que se justificam por terem sido outras as opções dos governos.


20 de fevereiro de 2024
14 de fevereiro, 2024

Online – aberto à participação de todos os interessados

LINK para assistir 

Participa! Mantém-te ativa/o e informada/a, pois a ADSE é nossa e devemos tudo fazer para a preservar.


Revista Visão - 15 de fevereiro
15 de fevereiro, 2024

Este é o alerta deixado pelo Secretário-geral da FENPROF aos professores numa entrevista publicada na edição desta semana da revista Visão. Mário Nogueira explica que os professores vão estar na rua, todos os dias úteis da campanha eleitoral, para não deixar cair no esquecimento as justas reivindicações dos docentes, que não se esgotam na recuperação do tempo de serviço congelado.

Leia aqui o artigo do jornalista Nuno Miguel Ropio na revista Visão.


Legislativas 2024
01 de fevereiro, 2024

A FENPROF realizou a 9 de fevereiro, no Auditório Sedas Nunes do Instituto de Ciências Sociais (ICS), em Lisboa, um debate com representantes dos partidos políticos candidatos à Assembleia da Republica nas eleições legislativas de 10 de março.

O debate teve transmissão em direto através do canal de YouTube da FENPROF e pode, agora, rever a gravação do debate na íntegra, com todas as intervenções de todos os participantes.


Valor estimado a partir dos horários declarados para a Contratação de Escola, entre 19 a 23 de fevereiro de 2024

Sobre as eleições legislativas de 10 de março de 2024

Consulte aqui todas as propostas e posições da FENPROF, bem como a análise aos programas dos partidos que se candidatam a estas eleições

Simulador de progressão na carreira

Faz as contas e confirma qual o valor que todos os meses é retirado do teu salário por não ter sido recuperado todo o tempo de serviço que cumpriste.

logocfss.jpg


sindicaliza.jpg