FENPROF reúne Conselho de Departamento de Ensino Superior e Investigação
Financiamento do ensino superior, consórcios e futuro do ensino politécnico serão os temas centrais da reunião do Conselho de Departamento de Ensino Superior e Investigação da FENPROF. Este Conselho de Departamento reúne cerca de meia centena de docentes do ensino superior universitário e politécnico e também investigadores de instituições de todas as regiões do país.

Plataforma Sindical contesta envolvimento dos professores no "exame da Cambridge"
Na conferência de imprensa de 18 de março, em Lisboa, a Plataforma Sindical dos Professores divulgou uma importante tomada de posição conjunta: a apresentação, na próxima segunda-feira, dia 23, de pré-aviso de greve a todo o serviço relacionado com o chamado “exame da Cambridge”, para o período compreendido entre 7 de abril e 6 de maio de 2015.
- Do negócio dos manuais à propaganda in loco
- Minutas para professores chamados à formação
- Contestação ao "exame da Cambridge" mantém-se e falta de rigor do IAVE na "convocação" dos docentes confirma-se
- MEC insiste em colocar professores das escolas públicas ao serviço de interesses privados...
- Não há aulas de Inglês porque o professor foi trabalhar de borla para o privado...
- O "exame da Cambridge" ou... "PACC" para os professores de Inglês
- Negócio MEC/Cambridge serve a quem?
Contestação ao "exame da Cambridge" mantém-se e falta de rigor do IAVE na "convocação" dos docentes confirma-se
As ações promovidas pelo IAVE, no âmbito do acordo que celebrou com a Cambridge, estão a provocar a contestação generalizada dos docentes de Inglês à formação e à avaliação que lhes está a ser imposta, no âmbito da aplicação do Preliminary English Test. O desrespeito que o IAVE/MEC revela pelos professores, pelo seu trabalho, pelos alunos e pelas escolas é cada vez mais notório em cada dia que passa. Este é o denominador comum das queixas que têm chegado aos Sindicatos da FENPROF, através dos professores convocados para esta formação.
Minutas para professores chamados à formação
Requerimentos de pagamento de serviço extraordinário, da dispensa das atividades e de certificação
"Ensino Superior e Ciência exigem financiamento adequado"
"Também no ensino superior e na ciência, como em toda a Educação, a prioridade do governo é aplicar as medidas previstas no guião da reforma do Estado e estas apontam no sentido da elitização do acesso às respostas de qualidade, reservando-se para a maioria o acesso a respostas menos qualificadas que, neste caso, seriam reservadas a instituições menores."

Professores dos conservatórios pediram audiências ao Secretário de Estado e aprovaram calendário de luta
Dois meses depois, os professores regressaram ao MEC (16/03/2015) para exigirem, não só, a contagem do tempo de serviço, como o respeito que não lhes tem sido devido (foto: J. Caria). E decidiram marcar para o próximo dia 9 de abril greve e vigília.

FENPROF dirigiu ofício à DGAE solicitando os indispensáveis esclarecimentos
Face às dúvidas que o Concurso de Professores suscita, a FENPROF dirigiu ofício à DGAE solicitando os indispensáveis esclarecimentos. Ver aqui.
Posição da FENPROF em matéria de Concursos
Questões de resolução imediata; outras matérias a ter em conta em futura revisão do modelo e regimes aplicáveis
(documento entregue em tempo útil para serem consideradas as propostas apresentadas)
Concurso: documentos importantes e enquadramento legal
- Aviso de abertura do concursos (pdf)
- Nota informativa da DGAE (6 de março de 2015)
Posição da FENPROF em matéria de Concursos
Questões de resolução imediata; outras matérias a ter em conta em futura revisão do modelo e regimes aplicáveis
(documento entregue em tempo útil para serem consideradas as propostas apresentadas)
Num clima de abertura e cooperação, Sindicato quer que a revisão do Regime Jurídico avance de forma célere
O SPE/FENPROF reuniu (6/03/2015) com a estrutura tutelar Camões, IP. no sentido de ver esclarecidos alguns dos principais assuntos que dominam a agenda do Ensino Português no Estrangeiro. Foi agora garantido que, por despacho extraordinário do SECP, as comissões de serviço dos professores a trabalhar no EPE serão renovadas por mais dois anos. A renovação fica contudo pendente do processo de avaliação que decorrerá este ano bem como do número de alunos que existirem em cada código - horário.
Concurso que começa torto, veremos se se endireita!
Infelizmente, neste ano de todos os concursos, os primeiros sinais são preocupantes e as dúvidas que já vão surgindo levam a que se questione se estes concursos que começam tortos terão condições para se endireitarem.

Um perigo
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, reafirmou hoje que a municipalização da educação constitui "um perigo" por ter "potencialidades fortes para a privatização do ensino" e acusou o Governo de "falta de diálogo".

Teste diagnóstico de Inglês: a saga continua e as dúvidas também
Dando continuidade à “examinite” aguda que o caracteriza, o Ministério da Educação e Ciência, através do Despacho n.º 15747-A/2014, de 30 de dezembro, manteve a parceria com a Universidade de Cambridge para a realização do teste diagnóstico de Inglês do 9.º ano. Este ano letivo, a prova a aplicar será o Preliminary English Test (PET), obrigatório para todos os alunos do 9.º ano de escolaridade e facultativo para os restantes. Uma sigla curiosa, sem dúvida, para um processo que se enquadra na lógica de tratar os exames como medida política de “estimação”, para o obstinado ministro Nuno Crato.

FENPROF reuniu com DGAE
MEC não acolheu qualquer proposta, assumindo, assim, a responsabilidade por tudo o que, fruto da sua incompetência e reduzida capacidade democrática, voltar a gerar perturbação na colocação de docentes e tiver impacto na abertura do próximo ano letivo.

Greve dos Professores e da Administração Pública
Há muitas razões para os trabalhadores da Administração Central fazerem greve no próximo dia 13 de março. Os cortes nos direitos não podem continuar!
PROFESSORES EM GREVE
POR POLÍTICAS QUE DEFENDAM A ESCOLA PÚBLICA E A PROFISSÃO
Situação dos professores do ensino artístico especializado em escolas particulares e cooperativas

FENPROF avança proposta
FENPROF propõe ao Governo português a criação de um suplemento remuneratório de valor percentual igual ao da desvalorização salarial que teve lugar. Desde já nos manifestamos disponíveis para, em sede negocial, ser encontrada forma de, posteriormente, este suplemento ser integrado no salário.
Secretário de Estado das Comunidades assume a revisão do Regime Jurídico do Ensino Português no Estrangeiro
Segundo informações colhidas pelo SPE/FENPROF o governante assumiu os compromissos já afirmados em reuniões de trabalho anteriores. Em julho de 2014 o Sindicato dos Professores no Estrangeiro tinha solicitado ao Secretário de Estado, Dr. José Cesário, a melhor atenção para determinadas disposições constantes do Decreto-Lei n.º234/2012, que se mostravam desadequadas, colocando mesmo em causa o direito ao trabalho dos professores no Ensino Português no Estrangeiro.
Breve entrevista a a Francisco Almeida, membro do Secretariado Nacional da FENPROF

Acordai, senhores do Governo!
O MEC não pode brincar com o salário dos trabalhadores das escolas de ensino artístico!
"Acordai", de Fernando Lopes Graça e José Gomes Ferreira, ao vivo em plena "5 de Outubro", foi um dos pontos altos da concentração nacional, das escolas particulares e cooperativas de ensino artístico especializado, realizada junto ao MEC durante a manhã do passado dia 9 de fevereiro. A ação decorreu entre as 11h00 e as 14h00 e foi animada por palavras, canto e música./ JPO