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FENPROF E MOVIMENTO REIVINDICATIVO REUNIRAM (7/05/2015) COM SECRETÁRIO DE ESTADO DO BÁSICO E SECUNDÁRIO

Ensino artístico especializado: MEC assume resolver problemas imediatos, professores pretendem também soluções de futuro

05 de maio, 2015

Na sequência de vários pedidos de reunião ao MEC, a Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário reuniu (7/05/2015) com a FENPROF e representantes do Movimento Reivindicativo do EAE (MREAE) - foto J. Caria: delegação no edifício da "5 de Outubro". Esta reunião tinha agendada a discussão dos Modelos de Financiamento das escolas do ensino artístico especializado, assim como os atrasos nas transferências das verbas, ocorridos durante o presente ano letivo, que fizeram com que os docentes destas escolas chegassem a ter seis meses de salários em atraso. 

 Reportagem da SIC

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03 de maio, 2015

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A luta dos professores no EPE - Suíça está longe de terminar

28 de abril, 2015

... assim as autoridades portuguesas terminem com a discriminação e paguem os salários auferidos pelos professores, reportados a dezembro de 2014 para que estes possam readquirir  a dignidade que lhes foi sendo aos poucos retirada.

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Documento base

27 de abril, 2015

Ser Educador de Infância é ensinar e desenvolver as capacidades, é promover novas aprendizagens em contextos de intencionalidade educativa e, tal como qualquer outro docente, planificar e programar a atividade curricular, que, da mesma forma que nos demais setores de ensino, tem de ser avaliada e reformulada mediante avaliação feita às crianças e à turma.

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas cumpriu com a palavra dada

Revisão do Regime Jurídico do Ensino Português no Estrangeiro está em marcha

25 de abril, 2015

Após a entrega, pela FENPROF, de uma proposta de revisão do Decreto-Lei nº165/2006 no passado dia 3 de outubro de 2014, o documento que agora será discutido e negociado, é uma realidade. Resta agora a discussão do mesmo com o Sindicato dos Professores no Estrangeiro/FENPROF para limar algumas arestas e introduzir ainda, no texto da lei, algumas das legítimas pretensões que o sindicato irá apresentar em sede negocial.

Proposta de alteraçao ao DL nº 165/2006 de 11 de agosto, que aprovou o regime jurídico do ensino português no estrangeiro

FENPROF QUER SABER QUANTO CUSTA AOS CONTRIBUINTES ESSE TREMENDO DISPARATE

"Encargo financeiro" foi argumento do MEC para apelar ao tribunal a não suspensão da PACC

02 de abril, 2015

A FENPROF dirigiu-se ao Ministro da Educação e Ciência para saber quanto custam ao erário público todos os procedimentos e logística envolvidos na aplicação da PACC. A preocupação assumida pelo MEC, ao alegar em tribunal o “encargo financeiro” – e não sendo crível que ali fosse usar inverdades para invocar “interesse público” –, exige a correspondente prestação pública e detalhada de informação.

REGIME DE FALTAS

FENPROF reúne com DGAE

31 de março, 2015

HOJE, ÀS 14.00 HORAS

Períodos de falta por doença: FENPROF dirigiu-se à DGAE

Impõe-se a imediata anulação da circular da DGAE n.º B15009956X, de 27 de março...

30 de março, 2015

...e a sua substituição por outra que respeite o disposto no artigo 103.º do ECD

Ofício ao Ministro da Educação

SEGUNDO DIA DA PACC:

Prossegue a luta, reforça-se a consciência sobre a iniquidade da prova

26 de março, 2015

Num balanço intermédio da greve, a FENPROF considera que este novo momento de luta contra a PACC está a permitir reforçar a consciência do despropósito e da injustiça do mecanismo. Com esta luta dos professores, o MEC que já encontrava isolado na sua teimosia, mais isolado irá ficar, na medida em que se alarga o reconhecimento das perversidades da prova.

"PROCESSO CAMBRIDGE"

MEC quer ajuda para resolver problema que criou

26 de março, 2015

PLATAFORMA SINDICAL CONSIDERA QUE CARÁTER FACULTATIVO DEVERÁ ENVOLVER A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES EM TODO O PROCESSO

Soube-se ontem que o MEC terá encontrado parceria para resolver, a seu favor, o problema com que estava confrontado pelo facto de quase metade dos professores convocados para realizarem as provas pretendidas pela Cambridge não terem feito o teste, uns não comparecendo nas ações de formação que decorreram em dias de aulas, outros, embora comparecendo, recusando submeter-se a uma prova que põe em causa a adequação da sua habilitação profissional para exercer atividade em escolas portuguesas.

Maré de ilegalidade

Indignação e protesto face ao “processo Cambridge” levam professores à greve

25 de março, 2015

Entregue o pré-aviso de greve a todas as atividades relacionadas com este processo (período de 7 de abril a 6 de maio de 2015) 

Pré-Aviso de Greve: 7 de abril a 6 de maio

FENPROF solidária

25 de março, 2015

“PROCESSO CAMBRIDGE”

Do negócio dos manuais à propaganda in loco

19 de março, 2015

PROFESSORES MANTÊM PROTESTO NÃO COMPARECENDO OU NÃO REALIZANDO TESTE

SÁBADO (DIA 21), EM LISBOA

FENPROF reúne Conselho de Departamento de Ensino Superior e Investigação

19 de março, 2015

Financiamento do ensino superior, consórcios e futuro do ensino politécnico serão os temas centrais da reunião do Conselho de Departamento de Ensino Superior e Investigação da FENPROF. Este Conselho de Departamento reúne cerca de meia centena de docentes do ensino superior universitário e politécnico e também investigadores de instituições de todas as regiões do país.

Greve

Plataforma Sindical contesta envolvimento dos professores no "exame da Cambridge"

18 de março, 2015

Na conferência de imprensa de 18 de março, em Lisboa, a Plataforma Sindical dos Professores divulgou uma importante tomada de posição conjunta: a apresentação, na próxima segunda-feira, dia 23,  de pré-aviso de greve a todo o serviço relacionado com o chamado “exame da Cambridge”, para o período compreendido entre 7 de abril e 6 de maio de 2015.

ENTRE OUTRAS INICIATIVAS, FENPROF APOIARÁ OS PROFESSORES NA OBTENÇÃO DE EQUIVALÊNCIA DA SUA HABILITAÇÃO AO SISTEMA EUROPEU DE CERTIFICAÇÃO

Contestação ao "exame da Cambridge" mantém-se e falta de rigor do IAVE na "convocação" dos docentes confirma-se

17 de março, 2015

As ações promovidas pelo IAVE, no âmbito do acordo que celebrou com a Cambridge, estão a provocar a contestação generalizada dos docentes de Inglês à formação e à avaliação que lhes está a ser imposta, no âmbito da aplicação do Preliminary English Test. O desrespeito que o IAVE/MEC revela pelos professores, pelo seu trabalho, pelos alunos e pelas escolas é cada vez mais notório em cada dia que passa. Este é o denominador comum das queixas que têm chegado aos Sindicatos da FENPROF, através dos professores convocados para esta formação.

exame da Cambridge

Minutas para professores chamados à formação

17 de março, 2015

Requerimentos de pagamento de serviço extraordinário, da dispensa das atividades e de certificação

Concentração Sup

17 de março, 2015

7 perguntas a Mário Nogueira a propósito da concentração do dia 20

"Ensino Superior e Ciência exigem financiamento adequado"

17 de março, 2015

"Também no ensino superior e na ciência, como em toda a Educação, a prioridade do governo é aplicar as medidas previstas no guião da reforma do Estado e estas apontam no sentido da elitização do acesso às respostas de qualidade, reservando-se para a maioria o acesso a respostas menos qualificadas que, neste caso, seriam reservadas a instituições menores." 

Ver também nota de imprensa sobre a iniciativa

Calendário de luta

16 de março, 2015

Greve e vigília em 9 de abril

Professores dos conservatórios pediram audiências ao Secretário de Estado e aprovaram calendário de luta

12 de março, 2015

Dois meses depois, os professores regressaram ao MEC (16/03/2015) para exigirem, não só, a contagem do tempo de serviço, como o respeito que não lhes tem sido devido (foto: J. Caria). E decidiram marcar para o próximo dia 9 de abril greve e vigília.

Resolução   |    Calendário de luta

 Vídeo TVI 24, com declarações do SG da FENPROF