
PACC de novo na Assembleia da República
Discutidos e votados projetos que previam a revogação da prova

CCT do Ensino Particular e Cooperativo
Processo de Mediação entre a FENPROF e a AEEP

Assembleia Geral do Sindicato dos Professores no Estrangeiro
Eleitos os corpos gerentes para o triénio 2015/2018
O Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE) reuniu no passado fim de semana nas instalações da Central sindical OGB-L, na cidade do Luxemburgo.Foram analisados os aspetos mais em evidência nos diversos países onde estes professores trabalham e que tiveram a oportunidade de comunicar todos os problemas vividos. Foram também debatidas as relações com as diferentes Coordenações, o papel desempenhado pelos DAP, em especial na Alemanha. No tocante ao relacionamento com as entidades tutelares, CICL e SECP, os sócios tiveram oportunidade de escutar as diversas situações em que o SPE se tem envolvido com a tutela na luta pela defesa dos direitos dos docentes.

FENPROF em defesa dos professores dos conservatórios particulares e cooperativos
Estes docentes prestam, efetivamente, serviço público que o MEC continua sem pagar. Se o problema não for resolvido até ao próximo dia 30, a FENPROF promoverá uma concentração no início de fevereiro a que se seguirá greve nacional.

Contagem do tempo de serviço dos docentes contratados dos conservatórios públicos
FENPROF insistiu com MEC e este declarou disponibilidade política para resolver problema; solução técnica será negociada numa reunião, na DGAE, marcada para esta terça-feira, dia 27, às 16h30
A “in-paridade” na Suíça ou a condenação à insolvência dos professores no EPE-Suíça!
Desde o passado dia 15 de janeiro que as incertezas pairam nos espíritos dos professores a trabalhar no ensino português na Suíça. Tudo isso resultante da atitude do Banco Central suíço em terminar com a paridade do franco face ao euro. Entende o SPE/FENPROF que a solução não poderá passar pela “minimização” do problema mas sim instituir um mecanismo que, em situações futuras consiga dar resposta a situações de crise como a que está a ser vivida na Suíça.

Atual estado da educação e formação motiva reunião entre FENPROF e CONFAP
Neste encontro será feita uma análise e partilha de opiniões sobre a atual situação do país em matéria de educação e formação, designadamente no que toca à imposição da transferência de responsabilidades e competências do MEC e das escolas/agrupamentos para as câmaras municipais e os ataques que têm sido desferidos contra a escola pública

Concentração de professores das escolas públicas especializadas de ensino artístico
Na passada quinta-feira (22/01/2015) professores das escolas públicas especializadas de ensino artístico, de diferentes pontos do país, estiveram concentrados na 5 de Outubro (foto: J. Caria) para protestar contra o desrespeito que o MEC manifesta pela sua situação./ JPO

Decisão do Governo suíço coloca os professores abaixo do limiar da sobrevivência
Quando hoje todos tomaram conhecimento da decisão da paridade do franco suíço face ao euro poucos foram os que tiveram em consideração que a medida assumida iria agudizar a já precária sobrevivência dos professores a trabalhar no EPE na Suíça.

Municipalização da Educação: 2ª versão de contrato tenta tornear críticas mas mantém o essencial
O Governo acaba de divulgar uma segunda versão da minuta de contrato para a municipalização da educação. Trata-se apenas de uma reescrita da primeira versão, numa tentativa de resposta às fortes críticas de professores, dirigentes escolares e autarcas.

Segurança Social publicou, indevidamente, listas da “mobilidade especial”
SPRC/FENPROF CONTESTARÁ ESSA PUBLICAÇÃO E SUSCITARÁ A DECLARAÇÃO DA SUA INEFICÁCIA
Foram publicadas, em 29 de dezembro, as listas nominativas de trabalhadores do Instituto de Segurança Social (ISS) afastados por Mota Soares, ministro da tutela, para a mobilidade especial. Acontece que, por força de uma providência cautelar apresentada pela FENPROF, através do SPRC, e decretada provisoriamente pelo TAF de Coimbra, este ato de publicação das listas, aliás, como qualquer outro inerente ao processo de mobilidade especial, agora dito de “requalificação”, estava suspenso.

É preciso valorizar a Educação Pré-Escolar e os seus profissionais!
A Federação Nacional dos Professores realizou no dia 10 de janeiro de 2015, no auditório da sede do SPGL/FENPROF, em Lisboa, um Encontro Nacional de Quadros Dirigentes da Educação Pré-Escolar. A iniciativa, que registou sala cheia, teve como convidada especial a investigadora Teresa Vasconcelos, ex-Diretora do Departamento de Educação Básica do Ministério da Educação (1996-1999). “O percurso da educação pré-escolar: recuperar a memória” foi o tema da interessante comunicação (foto: Nuno Fonseca). A fechar os trabalhos, Mário Nogueira falou das lutas que temos pela frente neste difícil ano de 2015, destacando a necessidade de envolver todos num esforço de esclarecimento e mobilização. / JPO
Programa
Os trabalhos do Encontro arrancam às 10h00 (sessão de abertura). O encerramento está previsto para as 16h45, com uma intervenção de Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF.
Terminado o 1º período letivo há profissionais das AEC que ainda não receberam qualquer salário
Num Governo que hoje não honra os seus compromissos, pode confiar-se que o fará amanhã se conseguir municipalizar a Educação?
À FENPROF têm chegado denúncias de não pagamento aos técnicos e professores que asseguram atividades de enriquecimento curricular (AEC) em diversos pontos do país.
SPE/FENPROF reuniu com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e com o Secretário de Estado das Comunidades.
Numa ronda de auscultação das principais medidas, em perspetiva de implementação para o próximo ano letivo, o SPE/FENPROF reuniu no passado dia 22 de dezembro, com responsáveis do CICL e com o Secretario de Estado das Comunidades. Foram reuniões, onde o sindicato teve oportunidade de expor diversas situações para as quais reivindica respostas urgentes e que se prendem com problemas detetados no funcionamento dos cursos do EPE em países como a Alemanha, Luxemburgo, Suíça e Reino Unido.