
FENPROF dirigiu ofício à DGAE solicitando os indispensáveis esclarecimentos
Face às dúvidas que o Concurso de Professores suscita, a FENPROF dirigiu ofício à DGAE solicitando os indispensáveis esclarecimentos. Ver aqui.
Posição da FENPROF em matéria de Concursos
Questões de resolução imediata; outras matérias a ter em conta em futura revisão do modelo e regimes aplicáveis
(documento entregue em tempo útil para serem consideradas as propostas apresentadas)
Concurso: documentos importantes e enquadramento legal
- Aviso de abertura do concursos (pdf)
- Nota informativa da DGAE (6 de março de 2015)
Posição da FENPROF em matéria de Concursos
Questões de resolução imediata; outras matérias a ter em conta em futura revisão do modelo e regimes aplicáveis
(documento entregue em tempo útil para serem consideradas as propostas apresentadas)
Num clima de abertura e cooperação, Sindicato quer que a revisão do Regime Jurídico avance de forma célere
O SPE/FENPROF reuniu (6/03/2015) com a estrutura tutelar Camões, IP. no sentido de ver esclarecidos alguns dos principais assuntos que dominam a agenda do Ensino Português no Estrangeiro. Foi agora garantido que, por despacho extraordinário do SECP, as comissões de serviço dos professores a trabalhar no EPE serão renovadas por mais dois anos. A renovação fica contudo pendente do processo de avaliação que decorrerá este ano bem como do número de alunos que existirem em cada código - horário.
Concurso que começa torto, veremos se se endireita!
Infelizmente, neste ano de todos os concursos, os primeiros sinais são preocupantes e as dúvidas que já vão surgindo levam a que se questione se estes concursos que começam tortos terão condições para se endireitarem.

Um perigo
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, reafirmou hoje que a municipalização da educação constitui "um perigo" por ter "potencialidades fortes para a privatização do ensino" e acusou o Governo de "falta de diálogo".

Teste diagnóstico de Inglês: a saga continua e as dúvidas também
Dando continuidade à “examinite” aguda que o caracteriza, o Ministério da Educação e Ciência, através do Despacho n.º 15747-A/2014, de 30 de dezembro, manteve a parceria com a Universidade de Cambridge para a realização do teste diagnóstico de Inglês do 9.º ano. Este ano letivo, a prova a aplicar será o Preliminary English Test (PET), obrigatório para todos os alunos do 9.º ano de escolaridade e facultativo para os restantes. Uma sigla curiosa, sem dúvida, para um processo que se enquadra na lógica de tratar os exames como medida política de “estimação”, para o obstinado ministro Nuno Crato.

FENPROF reuniu com DGAE
MEC não acolheu qualquer proposta, assumindo, assim, a responsabilidade por tudo o que, fruto da sua incompetência e reduzida capacidade democrática, voltar a gerar perturbação na colocação de docentes e tiver impacto na abertura do próximo ano letivo.

Greve dos Professores e da Administração Pública
Há muitas razões para os trabalhadores da Administração Central fazerem greve no próximo dia 13 de março. Os cortes nos direitos não podem continuar!
PROFESSORES EM GREVE
POR POLÍTICAS QUE DEFENDAM A ESCOLA PÚBLICA E A PROFISSÃO
Situação dos professores do ensino artístico especializado em escolas particulares e cooperativas

FENPROF avança proposta
FENPROF propõe ao Governo português a criação de um suplemento remuneratório de valor percentual igual ao da desvalorização salarial que teve lugar. Desde já nos manifestamos disponíveis para, em sede negocial, ser encontrada forma de, posteriormente, este suplemento ser integrado no salário.
Secretário de Estado das Comunidades assume a revisão do Regime Jurídico do Ensino Português no Estrangeiro
Segundo informações colhidas pelo SPE/FENPROF o governante assumiu os compromissos já afirmados em reuniões de trabalho anteriores. Em julho de 2014 o Sindicato dos Professores no Estrangeiro tinha solicitado ao Secretário de Estado, Dr. José Cesário, a melhor atenção para determinadas disposições constantes do Decreto-Lei n.º234/2012, que se mostravam desadequadas, colocando mesmo em causa o direito ao trabalho dos professores no Ensino Português no Estrangeiro.
Breve entrevista a a Francisco Almeida, membro do Secretariado Nacional da FENPROF

Acordai, senhores do Governo!
O MEC não pode brincar com o salário dos trabalhadores das escolas de ensino artístico!
"Acordai", de Fernando Lopes Graça e José Gomes Ferreira, ao vivo em plena "5 de Outubro", foi um dos pontos altos da concentração nacional, das escolas particulares e cooperativas de ensino artístico especializado, realizada junto ao MEC durante a manhã do passado dia 9 de fevereiro. A ação decorreu entre as 11h00 e as 14h00 e foi animada por palavras, canto e música./ JPO

PACC de novo na Assembleia da República
Discutidos e votados projetos que previam a revogação da prova

CCT do Ensino Particular e Cooperativo
Processo de Mediação entre a FENPROF e a AEEP

Assembleia Geral do Sindicato dos Professores no Estrangeiro
Eleitos os corpos gerentes para o triénio 2015/2018
O Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE) reuniu no passado fim de semana nas instalações da Central sindical OGB-L, na cidade do Luxemburgo.Foram analisados os aspetos mais em evidência nos diversos países onde estes professores trabalham e que tiveram a oportunidade de comunicar todos os problemas vividos. Foram também debatidas as relações com as diferentes Coordenações, o papel desempenhado pelos DAP, em especial na Alemanha. No tocante ao relacionamento com as entidades tutelares, CICL e SECP, os sócios tiveram oportunidade de escutar as diversas situações em que o SPE se tem envolvido com a tutela na luta pela defesa dos direitos dos docentes.

FENPROF em defesa dos professores dos conservatórios particulares e cooperativos
Estes docentes prestam, efetivamente, serviço público que o MEC continua sem pagar. Se o problema não for resolvido até ao próximo dia 30, a FENPROF promoverá uma concentração no início de fevereiro a que se seguirá greve nacional.

Contagem do tempo de serviço dos docentes contratados dos conservatórios públicos
FENPROF insistiu com MEC e este declarou disponibilidade política para resolver problema; solução técnica será negociada numa reunião, na DGAE, marcada para esta terça-feira, dia 27, às 16h30