
Avaliação em contexto de Educação Pré-Escolar
Na sequência do pedido da FENPROF realizou-se no passado dia 7 de maio na Direção Geral de Educação uma reunião para abordar questões relativas à avaliação em contexto de Educação Pré-Escolar.
FENPROF entrega exposição ao Provedor de Justiça, solicitando a sua intervenção
Neste documento é ainda colocado o problema com que se confrontam muitos docentes que, não tendo conseguido concluir as habilitações exigidas para integração da carreira, porque não lhes foram criadas condições laborais e académicas que o permitissem, poderão ser despedidos no final do ano em curso, caso não seja alargado o período transitório que foi estabelecido para esse efeito.

Greve dos professores na Suiça será contributo importante para resolver a situação criada com a desvalorização salarial
Há professores que estão a viver um verdadeiro pesadelo devido à desvalorização do franco suíço em cerca de 20%. Tal levou a que os seus salários se fixassem num valor que fica abaixo do salário mínimo praticado naquele país.
Toda a informação sobre as ações e as lutas dos professores do EPE
Alterações ao regime jurídico do EPE deverão dar resposta ao problema salarial dos professores na Suiça
FENPROF REÚNE ESTA QUARTA-FEIRA COM INSTITUTO CAMÕES

MEC confirma grande adesão dos professores à greve e recorre à pressão ilegítima e à ameaça
O MEC enviou um ofício aos diretores das escolas e agrupamentos, assinado pelo presidente do IAVE e pelo diretor-geral da DGEstE no qual, em tom de notório desespero, procuram criar pressão sobre os professores, esquecendo-se que a sua não participação neste processo se faz no âmbito da greve que foi convocada por sete organizações sindicais de professores.
Professores do EPE na Suiça farão greve em 23 de maio exigindo reposição do nível salarial
Mantendo-se o impasse na resolução do problema criado aos professores que exercem funções na Suíça com a desvalorização dos seus salários em cerca de 20%, a FENPROF e o SPE, organização que integra esta Federação, entregaram ao governo (8/05/2015) um Pré-Aviso de Greve a toda a atividade a desenvolver pelos docentes em 23 de maio, dia em que se prevê a realização da prova de proficiência linguística dos alunos do EPE naquele país.

Ensino artístico especializado: MEC assume resolver problemas imediatos, professores pretendem também soluções de futuro
Na sequência de vários pedidos de reunião ao MEC, a Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário reuniu (7/05/2015) com a FENPROF e representantes do Movimento Reivindicativo do EAE (MREAE) - foto J. Caria: delegação no edifício da "5 de Outubro". Esta reunião tinha agendada a discussão dos Modelos de Financiamento das escolas do ensino artístico especializado, assim como os atrasos nas transferências das verbas, ocorridos durante o presente ano letivo, que fizeram com que os docentes destas escolas chegassem a ter seis meses de salários em atraso.

A luta dos professores no EPE - Suíça está longe de terminar
... assim as autoridades portuguesas terminem com a discriminação e paguem os salários auferidos pelos professores, reportados a dezembro de 2014 para que estes possam readquirir a dignidade que lhes foi sendo aos poucos retirada.
Documento base
Ser Educador de Infância é ensinar e desenvolver as capacidades, é promover novas aprendizagens em contextos de intencionalidade educativa e, tal como qualquer outro docente, planificar e programar a atividade curricular, que, da mesma forma que nos demais setores de ensino, tem de ser avaliada e reformulada mediante avaliação feita às crianças e à turma.
Revisão do Regime Jurídico do Ensino Português no Estrangeiro está em marcha
Após a entrega, pela FENPROF, de uma proposta de revisão do Decreto-Lei nº165/2006 no passado dia 3 de outubro de 2014, o documento que agora será discutido e negociado, é uma realidade. Resta agora a discussão do mesmo com o Sindicato dos Professores no Estrangeiro/FENPROF para limar algumas arestas e introduzir ainda, no texto da lei, algumas das legítimas pretensões que o sindicato irá apresentar em sede negocial.
Continua em vigor o Contrato Coletivo de Trabalho, celebrado pela FENPROF
"Encargo financeiro" foi argumento do MEC para apelar ao tribunal a não suspensão da PACC
A FENPROF dirigiu-se ao Ministro da Educação e Ciência para saber quanto custam ao erário público todos os procedimentos e logística envolvidos na aplicação da PACC. A preocupação assumida pelo MEC, ao alegar em tribunal o “encargo financeiro” – e não sendo crível que ali fosse usar inverdades para invocar “interesse público” –, exige a correspondente prestação pública e detalhada de informação.
Impõe-se a imediata anulação da circular da DGAE n.º B15009956X, de 27 de março...
...e a sua substituição por outra que respeite o disposto no artigo 103.º do ECD

Prossegue a luta, reforça-se a consciência sobre a iniquidade da prova
Num balanço intermédio da greve, a FENPROF considera que este novo momento de luta contra a PACC está a permitir reforçar a consciência do despropósito e da injustiça do mecanismo. Com esta luta dos professores, o MEC que já encontrava isolado na sua teimosia, mais isolado irá ficar, na medida em que se alarga o reconhecimento das perversidades da prova.
- Vídeo: declarações de Mário Nogueira à porta da Escola Martim de Freitas, em Coimbra (25/03/2015)
- Sindicatos da FENPROF convocaram greve para os dias 25, 26 e 27 de março
- Aos colegas que o MEC insiste em submeter à PACC
- Aos colegas dos quadros
- PACC suspensa por citação
- Pré-Aviso de Greve
- Palataforma de Sindicatos em conferência de imprensa
MEC quer ajuda para resolver problema que criou
PLATAFORMA SINDICAL CONSIDERA QUE CARÁTER FACULTATIVO DEVERÁ ENVOLVER A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES EM TODO O PROCESSO
Soube-se ontem que o MEC terá encontrado parceria para resolver, a seu favor, o problema com que estava confrontado pelo facto de quase metade dos professores convocados para realizarem as provas pretendidas pela Cambridge não terem feito o teste, uns não comparecendo nas ações de formação que decorreram em dias de aulas, outros, embora comparecendo, recusando submeter-se a uma prova que põe em causa a adequação da sua habilitação profissional para exercer atividade em escolas portuguesas.

Indignação e protesto face ao “processo Cambridge” levam professores à greve
Entregue o pré-aviso de greve a todas as atividades relacionadas com este processo (período de 7 de abril a 6 de maio de 2015)

Do negócio dos manuais à propaganda in loco
PROFESSORES MANTÊM PROTESTO NÃO COMPARECENDO OU NÃO REALIZANDO TESTE