FENPROF apresenta propostas urgentes e a curto e médio prazo para o setor da Educação Especial
Levantamento feito pela FENPROF confirma grave atentado à Educação Inclusiva
"A escola portuguesa está a ficar perigosamente discriminatória", alertou Mário Nogueira, no passado dia 30 de setembro, em Lisboa. O Secretário Geral da FENPROF falava aos jornalistas (foto JPO) na apresentação de um levantamento agora realizado pela Federação sobre a situação da Educação Especial na abertura do novo ano letivo 2015-2016. São "retratos" objetivos de um setor "em que o MEC e o Governo saem muito mal". / JPO

Contrato Coletivo de Trabalho do Ensino Particular e Cooperativo

"Um país sem cultura é uma árvore sem raízes"
"Um país sem cultura é uma árvore sem raízes" - esta foi uma das notas salientes da concentração do ensino artístico especializado, que decorreu no passado dia 18 de setembro, entre as 11h00 e as 14h00, à porta do MEC na "5 de Outubro", em Lisboa (foto J. Caria). / JPO
"Ao longo do ano de 2015, foram diversas as frentes negociais que se abriram"
"Aqui cabe um alerta e um pedido: que os responsáveis autárquicos, que os representantes do poder local exerçam as suas influências junto do Governo central de forma a reforçar o ensino da língua como fator de união e preservação das nossas riquezas culturais, quer antropológicas quer históricas. Esta região está exponencialmente bem representada em países como a Suíça e o Luxemburgo, entre outros, e são destinos de várias deslocações dos seus representantes autárquicos e governamentais. É necessária uma intervenção direta junto destas comunidades no sentido de as sensibilizar para a manutenção da aprendizagem e consolidação dos conhecimentos de uma das nossas maiores riquezas: a língua." / Carlos Pato, Secretário Geral do SPE/FENPROF (foto JPO: Carlos Pato entrevistado pelo reporter da agência Lusa que se deslocou às Jornadas do EPE)
FENPROF preocupada com a situação que se vive no 1ºCEB
Decorreu na passada segunda-feira, 27/07/2015, na "5 de Outubro", uma reunião com a presença de sindicalistas da FENPROF (foto JPO) e de elementos da Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário. A delegação sindical manifestou as preocupações da Federação face ao aumento do horário letivo dos alunos, devido à introdução do Inglês, à multiplicidade de regimes de docência e à (des)organização reinante na elaboração dos horários dos professores. Manuel Micaelo e Dulce Carvalho (SPGL); Maria José Silva (SPN); Celeste Duarte (SPRC) e Maria da Fé Carvalho (SPZS) integraram a delegação da FENPROF. Atualizado a 28/07/2015, 10h35
LAL 2015-2016
Com a divulgação do Lançamento do Ano Letivo 2015-2016, fica, num extenso documento, registado aquele que é o quadro legal aplicável ao ano letivo que se inicia em 1 de setembro do corrente ano.
Esclarecimento aos sócios
Pensa a Comissão Executiva do SPE/FENPROF ser devido um esclarecimento aos sócios, e docentes em geral a trabalhar no EPE, em relação à mobilidade dos professores dentro das áreas consulares e/ou países.
Ensino Superior: FENPROF na Assembleia da República
EM DEFESA DO ALARGAMENTO DO PERÍODO TRANSITÓRIO PARA DOCENTES QUE AINDA NÃO CONCLUÍRAM O SEU DOUTORAMENTO
A grave situação de precariedade e ameaça de despedimento que atingem hoje cerca de quatro centenas de docentes do ensino superior foram de novo levadas à Assembleia da República por iniciativa da FENPROF. O prazo está a esgotar-se, quer o da Legislatura, quer o dos docentes. A FENPROF esteve, uma vez mais, na Comissão de Educação, Ciência e Cultura da AR para expor o problema e apelar à sua resolução (foto JPO).

Governo não tem um projeto para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Como tal, alunos veem aumentar horário letivo em 4,5 horas em 3 anos, regime de docência entrou em modo de desregulação total e professores são titulares de turma a tempo parcial, sendo desviados para outras atividades.
Estudos comparativos realizados por organizações internacionais têm revelado que as crianças que frequentam as escolas do 1.ºCEB em Portugal são as que têm um maior número de horas semanais em atividades escolarizadas, para tal contribuindo as chamadas atividades de enriquecimento curricular (AEC), cujo modelo leva a que, após a escola, os alunos tenham mais escola.

Negociações para revisão do regime jurídico
FENPROF APRESENTOU PROPOSTA PARA REVISÃO DAS TABELAS SALARIAIS
A FENPROF, através de delegação que incluiu o seu Secretário-Geral, bem como o Secretário-Geral do SPE, reuniu (17/07/2015) com responsáveis do Camões, IP, devidamente mandatados pelo governo para assumirem a sua representação nas negociações que visam alterar aspetos do Regime Jurídico do Ensino Português no Estrangeiro (RJEPE).

Reuniões com o Presidente do CNE e com o gabinete do PM
A Federação Nacional dos Professores promoveu no passado dia 16 de julho, em Lisboa, duas iniciativas no quadro da sua intervenção no setor do ensino superior e investigação: de manhã reuniu com o Presidente do Conselho Nacional de Educação (foto J. Caria); à tarde, esteve na Residência Oficial do Primeiro Ministro, em São Bento, onde a delegação constituída por dirigentes sindicais e docentes reuniu com a assessora do PM para os assuntos sociais, após uma concentração que juntou docentes oriundos de vários pontos do país (foto JPO). No próximo dia 21, às 15h00, decorrerá uma reunião com a Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República para apresentação e debate da Petição entregue pela FENPROF. Em foco nestas ações está a situação de precariedade que se vive no setor. Para muitos docentes do ensino superior, o período transitório estabelecido nos seus estatutos de carreira para obtenção do grau de doutor ou do título de especialista está a esgotar-se. / JPO