Dia Internacional da Mulher: pelo direito à igualdade e à igualdade de direitos

Seminário de Vilar, palco do 12º Congresso Nacional dos Professores
É já nos próximos dias 29 e 30 de abril que decorrerá, no Porto, o 12º Congresso Nacional dos Professores, sob o lema “VALORIZAR A PROFISSÃO, REAFIRMAR A ESCOLA PÚBLICA”. / João Baldaia
Solidariedade com trabalhadores da Segurança Social de Vila Franca de Xira
A CGTP-IN manifesta o seu apoio à greve convocada a partir de hoje, dia 1 de Março de 2016, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, considerando que é fundamental que os trabalhadores da Segurança Social de Vila Franca de Xira saibam com rigor qual a situação do edifício em que trabalham relativamente ao amianto e que o problema de poluição do ar interior seja rapidamente resolvido.

Documentos do 12.º Congresso que estiveram em debate
- Proposta A – Proposta de Programa de Ação, Valorizar a Profissão Reafirmar a Escola Pública,subscrita pelo Secretariado Nacional da FENPROF
- Proposta A – Proposta de Resolução sobre a Ação Reivindicativa, Valorizar as condições de exercício da profissão. Retomar a escola pública. Lutar por um Ensino de Qualidade, subscrita pelo Secretariado Nacional da FENPROF
- Proposta A – Alteração aos Estatutos da FENPROF, subscrita pelo Secretariado Nacional da FENPROF
- Proposta B – Proposta de Programa de Ação (lema), Devolver o Poder aos Professores,subscrita por Carlos Vasconcellos (sócio do SPGL) e 227 assinaturas

"Políticas de Avaliação de Professores..."
Maria Manuela Gomes Jacinto apresenta ""Políticas de Avaliação de Professores em Ação - normatividade e autonomia nas práticas de avaliadores e professores", esta quarta-feira, dia 2 de março, às 17h00, em Sintra.

"Políticas de Avaliação de Professores..."
Maria Manuela Gomes Jacinto apresenta ""Políticas de Avaliação de Professores em Ação - normatividade e autonomia nas práticas de avaliadores e professores", esta quarta-feira, dia 2 de março, às 17h00, em Sintra.

Recusa de «solução burocrática» e de «perfil homogéneo»
No dia 19 de fevereiro, a abertura do seminário “A Escola a Tempo Inteiro (ETI): e se houvesse ventos de mudança?… Lançar sementes para o futuro“ esteve a cargo de Francisco Oliveira, coordenador do SPM (foto), que aproveitou a ocasião para denunciar a perda constante e acentuada de professores no sistema de ensino na Região Autónoma da Madeira.

Recusa de «solução burocrática» e de «perfil homogéneo»
No dia 19 de fevereiro, a abertura do seminário “A Escola a Tempo Inteiro (ETI): e se houvesse ventos de mudança?… Lançar sementes para o futuro“ esteve a cargo de Francisco Oliveira, coordenador do SPM (foto), que aproveitou a ocasião para denunciar a perda constante e acentuada de professores no sistema de ensino na Região Autónoma da Madeira.

Intervenção de Mário Nogueira no Congresso da CGTP-IN
- UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NUMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E RESPEITADORA DOS SEUS PROFISSIONAIS

Debater alternativa para garantir uma Escola Democrática
No próximo dia 12 de março (sábado), a FENPROF realiza em Lisboa, um Encontro Nacional sobre a administração e gestão das escolas. A iniciativa decorrerá no auditório da Secundária D. Pedro V, em Sete Rios, entre as 10h e as 13h00 e tem como lema “Por uma Escola Democrática”. Atualizado a 8/03/2016,19h40

Propostas da FENPROF para a discussão e aprovação na especialidade
5 conjuntos de medidas e 3 propostas que as viabilizam
O OE aprovado na generalidade pode (e deve), ainda, ser melhorado. Neste sentido, a FENPROF enviou a todos os grupos parlamentares, incluindo ao que anunciou não ir apresentar qualquer proposta, um conjunto de medidas que pretende ver incluídas, em sede de especialidade, na Lei do Orçamento do Estado para 2016. Recorda-se que, ao contrário de outros setores da vida nacional, na Educação, o ano escolar não coincide com o ano civil e económico: inicia-se em setembro, pelo que medidas que nele incidam terão de ser previstas ainda neste OE.
XIII Congresso da CGTP-IN definiu estratégia sindical
O XIII Congresso da CGTP-IN, realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2016, reuniu delegados sindicais de vários pontos do país e de todos os setores de actividade, representantes de delegações sindicais estrangeiras, convidados institucionais, deputados dos partidos políticos com representação na A.R. e personalidade diversas da nossa praça política, económica e social.
"A escola a tempo inteiro e o aumento da carga horária dos alunos" esteve em debate em Évora
Depois de Matosinhos (Norte), Coimbra (Região Centro), Sintra (Grande Lisboa) e Funchal (RA Madeira), a campanha nacional "1º CEB: caminhos para a sua valorização" teve na manhã da passada terça-feira (23/02/2016) um novo momento especial, desta vez na cidade de Évora. "A escola a tempo inteiro e o aumento da carga horária dos alunos" foi o tema da ação, que decorreu na Escola Básica 1 do Rossio (Agrupamento de Escolas Nº 2 de Évora).
"A escola a tempo inteiro e o aumento da carga horária dos alunos" esteve esta manhã em debate na cidade de Évora
Depois de Matosinhos (Norte), Coimbra (Região Centro), Sintra (Grande Lisboa) e Funchal (RA Madeira), a campanha nacional "1º CEB: caminhos para a sua valorização" teve um novo ponto alto, desta vez na cidade de Évora, nesta manhã (23 de fevereiro). "A escola a tempo inteiro e o aumento da carga horária dos alunos" foi o tema da ação, que decorreu na Escola Básica 1 do Rossio (Agrupamento de Escolas Nº 2 de Évora). / Peça em atualização

Horários de trabalho e dos alunos voltam a ser abordados na campanha do 1.º CEB
Condições de higiene e condições de trabalho defendidas em Famalicão da Nazaré
Horários do 1.º CEB e a sua descaracterização
Professores deram voz às exigências de que se encontrem caminhos pela valorização do 1.º ciclo do ensino básico.
Pais consideram horários no 1.º CEB uma violência
Membros da Direcção Distrital de Castelo Branco e regional do SPRC, bem como do Secretariado Nacional da FENPROF deslocaram-se hoje à EB do Agrupamento da Sertã. Na ocasião Lídia Duarte, uma das representantes dos pais nessa escola, falou dos horários, integrando, desta forma a Campanha pela valorização do 1.º CEB.

Organização dos horários em foco na iniciativa realizada em Agualva-Mira Sintra
É fundamental dar a conhecer a realidade do 1º CEB. Os problemas não se podem (nem devem) esconder. Têm que se enfrentar e resolver.
Esta foi uma das mensagens em destaque na ação realizada no passado dia 18 de fevereiro, de manhã, na Escola Básica Dr. António Torrado em Agualva/Mira – Sintra, no âmbito da Campanha Nacional "1º CEB: caminhos para a sua valorização".