"É inaceitável a situação que se vive nas escolas de ensino artístico especializado"
FENPROF reuniu com os professores da escola de música e dança da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (foto) e falou à comunicação social. Vários diretores ponderam não abrir em janeiro se o grave problema do financiamento não for resolvido. Há milhares de docentes com salários em atraso em todo o país.
Declaração de Mário Nogueira aos órgãos de comunicação social
“Isto tem que ser resolvido urgentemente!”

A situação repete-se e é de grande desespero!

FENPROF saúda fim dos "exames da 4ª classe"
Acabaram-se os “exames da 4.ª classe” e esse é um sinal positivo que a atual maioria parlamentar dá ao país, renovando a esperança de quantos acreditam numa Escola Pública Democrática, ou seja, de qualidade, gratuita, para todos e inclusiva.

"Os professores com deficiência fazem bem às escolas e à sociedade"
A partir de uma parceria estabelecida entre a FENPROF e a CNOD (Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes), apoiada pelo INR (Instituto Nacional de Reabilitação), decorreu no passado dia 21 de novembro, em Lisboa, um encontro nacional subordinado ao tema "A deficiência e o (no) exercício da profissão docente" (foto J. Caria). / JPO

Pedidos de certidão de registo criminal entopem tribunais
As escolas e agrupamentos não perderam tempo a exigir aos docentes e a outros trabalhadores a certidão de registo criminal, de acordo com o previsto na Lei n.º 103/2015, de 24 de agosto. Tal é exigido, tanto para efeito do exercício profissional dos docentes, como para que lhes seja passada declaração de idoneidade, obrigatória, por exemplo, para saídas com alunos, nomeadamente em visitas de estudo.

Conferência de Migrações no Luxemburgo
A iniciativa, que debaterá os problemas da circulação e do emprego dos trabalhadores migrantes na Europa, tem lugar no próximo dia 20 de novembro (sexta-feira), na cidade luxemburguesa de Remich e contará com a presença de estruturas sindicais de vários países europeus.

"A deficiência e o (no) exercício da profissão docente"
Este encontro nacional tem lugar na Escola Secundária D. Pedro V (junto a Sete Rios, em Lisboa), neste sábado, 21 de novembro, e conta com a participação de académicos e docentes com deficiência que apresentarão comunicações, conforme consta no programa divulgado.
Ao longo do dia daremos conta do trabalhos das sessões, com reportagem (texto, vídeo e fotos)

Encontro nacional "A deficiência e o (no) exercício da profissão docente"
Num projeto em parceria FENPROF-CNOD (Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes), co-financiado pelo INR (Instituto Nacional de Reabilitação), vai realizar-se no próximo dia 21 de novembro, em Lisboa, um encontro nacional subordinado ao tema "A deficiência e o (no) exercício da profissão docente". / JPO

Governo desrespeita compromissos que assumiu e "salários em atraso" ameaçam de novo docentes do ensino artístico
Expirou em 15 de outubro o prazo para que o MEC pagasse a primeira tranche, na ordem dos 20%, do financiamento devido às escolas de ensino artístico especializado. O mês de outubro encerrou e, às escolas, não chegou qualquer verba. Sem dinheiro para pagar vencimentos, a ameaça dos salários em atraso volta a abater-se sobre os docentes dessas escolas, um problema que, no ano letivo passado, chegou a atingir os seis meses.
Textos relacionados: "Um país sem cultura é uma árvore sem raízes"
Dispensa de profissionalização dos professores do ensino artístico especializado
Em defesa de um regime de aposentação justo para os docentes que seja garantia da indispensável renovação geracional
Como confirmam vários estudos, nacionais e internacionais, realizados nesta área, o exercício continuado da docência provoca um elevado desgaste físico e psicológico nos educadores e professores, que se reflete na qualidade das práticas pedagógicas e, por consequência, na própria qualidade do ensino.
Petição (para descarregar e subscrição em papel)
Assina online (acede e assina já!)
Informação aos professores
MSESS declara a caducidade do CCT da FENPROF, mas nem a FENPROF, nem os docentes irão baixar os braços, prosseguindo agora para os tribunais!

FENPROF assinala Dia Internacional da Música em protesto com os professores da Academia de Música de Lagos
No Dia Mundial da Música (1/10/2015), decorreu em Lagos uma ação de protesto e luta dos professores do ensino artístico especializado, organizada pela FENPROF e o Sindicato de Professores da Zona Sul, SPZS.
Onde está a lista definitiva de financiamento das escolas para 2015/16?