Todas as notícias
MEC não partilha dessas preocupações

FENPROF preocupada com a situação que se vive no 1ºCEB

24 de julho, 2015

Decorreu na passada segunda-feira, 27/07/2015, na "5 de Outubro", uma reunião com a presença de sindicalistas da FENPROF (foto JPO) e de elementos da Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário.  A delegação sindical manifestou as  preocupações da Federação face ao aumento do horário letivo dos alunos, devido à introdução do Inglês, à multiplicidade de regimes de docência e à (des)organização reinante na elaboração dos horários dos professores. Manuel Micaelo e Dulce Carvalho (SPGL); Maria José Silva (SPN); Celeste Duarte (SPRC) e Maria da Fé Carvalho (SPZS) integraram a delegação da FENPROF. Atualizado a 28/07/2015, 10h35

ANO LETIVO

LAL 2015-2016

22 de julho, 2015

Com a divulgação do Lançamento do Ano Letivo 2015-2016, fica, num extenso documento, registado aquele que é o quadro legal aplicável ao ano letivo que se inicia em 1 de setembro do corrente ano.

mobilidade dos professores dentro das áreas consulares e/ou países

Esclarecimento aos sócios

20 de julho, 2015

Pensa a Comissão Executiva do SPE/FENPROF ser devido um esclarecimento aos sócios, e docentes em geral a trabalhar no EPE, em relação à mobilidade dos professores dentro das áreas consulares e/ou países.

SENSIBILIZAÇÃO

Ensino Superior: FENPROF na Assembleia da República

20 de julho, 2015

EM DEFESA DO ALARGAMENTO DO PERÍODO TRANSITÓRIO PARA DOCENTES QUE AINDA NÃO CONCLUÍRAM O SEU DOUTORAMENTO

A grave situação de precariedade e ameaça de despedimento que atingem hoje cerca de quatro centenas de docentes do ensino superior foram de novo levadas à Assembleia da República por iniciativa da FENPROF. O prazo está a esgotar-se, quer o da Legislatura, quer o dos docentes. A FENPROF esteve, uma vez mais, na Comissão de Educação, Ciência e Cultura da AR para expor o problema e apelar à sua resolução (foto JPO).

Em foco

Governo não tem um projeto para o 1.º Ciclo do Ensino Básico

20 de julho, 2015

Como tal, alunos veem aumentar horário letivo em 4,5 horas em 3 anos, regime de docência entrou em modo de desregulação total e professores são titulares de turma a tempo parcial, sendo desviados para outras atividades. 

Estudos comparativos realizados por organizações internacionais têm revelado que as crianças que frequentam as escolas do 1.ºCEB em Portugal são as que têm um maior número de horas semanais em atividades escolarizadas, para tal contribuindo as chamadas atividades de enriquecimento curricular (AEC), cujo modelo leva a que, após a escola, os alunos tenham mais escola.

Petição

16 de julho, 2015

ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO

Negociações para revisão do regime jurídico

16 de julho, 2015

FENPROF APRESENTOU PROPOSTA PARA REVISÃO DAS TABELAS SALARIAIS

A FENPROF, através de delegação que incluiu o seu Secretário-Geral, bem como o Secretário-Geral do SPE, reuniu (17/07/2015) com responsáveis do Camões, IP, devidamente mandatados pelo governo para assumirem a sua representação nas negociações que visam alterar aspetos do Regime Jurídico do Ensino Português no Estrangeiro (RJEPE).

ALARGAMENTO DO “PERÍODO TRANSITÓRIO” PARA OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR

Reuniões com o Presidente do CNE e com o gabinete do PM

15 de julho, 2015

A Federação Nacional dos Professores promoveu no passado dia 16 de julho, em Lisboa, duas iniciativas no quadro da sua intervenção no setor do ensino superior e investigação: de manhã reuniu com o Presidente do Conselho Nacional de Educação (foto J. Caria); à tarde, esteve na Residência Oficial do Primeiro Ministro, em São Bento, onde a delegação constituída por dirigentes sindicais e docentes reuniu com a assessora do PM para os assuntos sociais, após uma concentração que juntou docentes oriundos de vários pontos do país (foto JPO). No próximo dia 21, às 15h00, decorrerá uma reunião com a Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República para apresentação e debate da Petição entregue pela FENPROF. Em foco nestas ações está a situação de precariedade que se vive no setor. Para muitos docentes do ensino superior, o período transitório estabelecido nos seus estatutos de carreira para obtenção do grau de doutor ou do título de especialista está a esgotar-se. / JPO 

para debate na Academia e junto dos Partidos, neste período eleitoral

FENPROF propõe a transformação do atual sistema binário de Ensino Superior num sistema unitário, integrado e diversificado

08 de julho, 2015

No entender da FENPROF, é preciso criar urgentemente um movimento sustentado, junto da sociedade e dos futuros decisores políticos, aproveitando o atual período eleitoral, que contribua para a dignificação do conjunto do ensino superior, para o aumento da sua qualidade e para a realização do seu valor estratégico para o desenvolvimento do país e para a saída da crise.

Resolução aprovada

05 de julho, 2015

Bloco de notas

04 de julho, 2015

Cinco desafios

04 de julho, 2015

Novo Documento

03 de julho, 2015

Sem Título

03 de julho, 2015

Atenção!

Descontos salariais por greve ao serviço do PET

02 de julho, 2015

Todos os professores, sócios dos sindicatos da FENPROF, que tenham tido descontos no seu salário de junho por motivo de greve ao serviço do“Preliminary English Test” (PET), devem dirigir-se aos respetivos sindicatos para acompanhamento jurídico.

Ensino Particular e Cooperativo

Negociações com chantagem? Não, obrigado!

24 de junho, 2015

Encontro nacional "Ser docente no ensino particular e cooperativo"

Dignificar a profissão docente - preocupação em destaque no debate promovido pela FENPROF

"Temos que alargar a participação dos docentes nas lutas e nos protestos, nas reivindicações em defesa da sua dignidade profissional", sublinhou Mário Nogueira nos momentos finais  do encontro nacional "Ser docente no ensino particular e cooperativo", iniciativa da FENPROF (foto J. Caria) que decorreu no passado sábado, 4 de julho, em Lisboa.Os participantes neste encontro sindical, oriundos de várias regiões do país, aprovaram por unanimidade uma resolução que será enviada à associação patronal, ao MEC e a outras entidades. / JPO   

Resolução aprovada

Bloco de notas  |  Cinco desafios

 Imagens da iniciativa /J. Caria e Fernando Vicente

PowerPoint da intervenção de Graça Sousa

PowerPoint da intervenção de Manuela Esteves

ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO (EPE)

Alteração ao regime jurídico: começou a negociação

20 de junho, 2015

SPE/FENPROF APRESENTOU PROPOSTAS QUE IRÃO CONTINUAR A SER NEGOCIADAS

SPE/FENPROF e Camões, IP, iniciaram (26 de junho) as negociações com vista a introduzir alterações ao Regime Jurídico do EPE, conforme ficou acordado na ata negocial assinada pelas partes em 19 de maio, p.p..SPE/FENPROF apresentou propostas relativas à mobilidade de docentes, condições de trabalho e de exercício profissional, avaliação de desempenho, remunerações e fiscalidade, regime disciplinar e recrutamento de coordenadores e adjuntos.


ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO

CCT assinado pela FENPROF mantém-se em vigor

26 de maio, 2015

A FENPROF LAMENTA O PAPEL DE QUEM COLOCA OS PROFESSORES EM PLANO SECUNDÁRIO, FRUSTRA AS SUAS JUSTAS EXPETATIVAS, NÃO DEFENDE OS SEUS DIREITOS E TRAI OS SEUS LEGÍTIMOS INTERESSES… MAS NÃO SE SURPREENDE!

O Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) assinado pela FENPROF, em 2013, para os docentes do Ensino Particular e Cooperativo (EPC) mantém-se em vigor. Portanto, não é verdade o que afirma a Fne em comunicado recente no qual optou pelo insulto gratuito e de mau gosto, falando em “atitude autista” da FENPROF, referência que deveria ter evitado, em respeito por quantos sofrem daquele complexo problema.

Carta aos docentes do ensino particuilar e cooperativo

AOS PROFESSORES QUE EXERCEM A SUA ATIVIDADE NO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO (EPE)

O tempo é de nos unirmos e lutarmos por um futuro digno para o EPE e um exercício profissional valorizado

25 de maio, 2015

OS RESULTADOS OBTIDOS DEVERÃO DAR-NOS FORÇA PARA CONTINUARMOS A EXIGIR E A LUTAR!

"A FENPROF luta e não desiste da luta e quando, com a luta, os professores obtêm resultados, eles são alento para continuar a lutar" (Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF)

ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO

FENPROF assinou ata negocial que dá resposta a problemas imediatos...

18 de maio, 2015

... e  abre negociação de aspetos mais negativos do regime jurídico

Face aos resultados obtidos, a greve prevista para 23 de maio é desconvocada, mas a luta dos professores não se suspende. Pelo contrário, ela ganha agora nova dimensão, visto que as matérias que passam a estar em cima da mesa das negociações não se limitam a dar resposta a questões imediatas, mas a problemas de fundo que os professores querem ver resolvidos.

Revista de imprensa (Lusa)