
Propostas da FENPROF para a discussão e aprovação na especialidade
5 conjuntos de medidas e 3 propostas que as viabilizam
O OE aprovado na generalidade pode (e deve), ainda, ser melhorado. Neste sentido, a FENPROF enviou a todos os grupos parlamentares, incluindo ao que anunciou não ir apresentar qualquer proposta, um conjunto de medidas que pretende ver incluídas, em sede de especialidade, na Lei do Orçamento do Estado para 2016. Recorda-se que, ao contrário de outros setores da vida nacional, na Educação, o ano escolar não coincide com o ano civil e económico: inicia-se em setembro, pelo que medidas que nele incidam terão de ser previstas ainda neste OE.
XIII Congresso da CGTP-IN definiu estratégia sindical
O XIII Congresso da CGTP-IN, realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2016, reuniu delegados sindicais de vários pontos do país e de todos os setores de actividade, representantes de delegações sindicais estrangeiras, convidados institucionais, deputados dos partidos políticos com representação na A.R. e personalidade diversas da nossa praça política, económica e social.
"A escola a tempo inteiro e o aumento da carga horária dos alunos" esteve em debate em Évora
Depois de Matosinhos (Norte), Coimbra (Região Centro), Sintra (Grande Lisboa) e Funchal (RA Madeira), a campanha nacional "1º CEB: caminhos para a sua valorização" teve na manhã da passada terça-feira (23/02/2016) um novo momento especial, desta vez na cidade de Évora. "A escola a tempo inteiro e o aumento da carga horária dos alunos" foi o tema da ação, que decorreu na Escola Básica 1 do Rossio (Agrupamento de Escolas Nº 2 de Évora).
"A escola a tempo inteiro e o aumento da carga horária dos alunos" esteve esta manhã em debate na cidade de Évora
Depois de Matosinhos (Norte), Coimbra (Região Centro), Sintra (Grande Lisboa) e Funchal (RA Madeira), a campanha nacional "1º CEB: caminhos para a sua valorização" teve um novo ponto alto, desta vez na cidade de Évora, nesta manhã (23 de fevereiro). "A escola a tempo inteiro e o aumento da carga horária dos alunos" foi o tema da ação, que decorreu na Escola Básica 1 do Rossio (Agrupamento de Escolas Nº 2 de Évora). / Peça em atualização

Horários de trabalho e dos alunos voltam a ser abordados na campanha do 1.º CEB
Condições de higiene e condições de trabalho defendidas em Famalicão da Nazaré
Horários do 1.º CEB e a sua descaracterização
Professores deram voz às exigências de que se encontrem caminhos pela valorização do 1.º ciclo do ensino básico.
Pais consideram horários no 1.º CEB uma violência
Membros da Direcção Distrital de Castelo Branco e regional do SPRC, bem como do Secretariado Nacional da FENPROF deslocaram-se hoje à EB do Agrupamento da Sertã. Na ocasião Lídia Duarte, uma das representantes dos pais nessa escola, falou dos horários, integrando, desta forma a Campanha pela valorização do 1.º CEB.

Organização dos horários em foco na iniciativa realizada em Agualva-Mira Sintra
É fundamental dar a conhecer a realidade do 1º CEB. Os problemas não se podem (nem devem) esconder. Têm que se enfrentar e resolver.
Esta foi uma das mensagens em destaque na ação realizada no passado dia 18 de fevereiro, de manhã, na Escola Básica Dr. António Torrado em Agualva/Mira – Sintra, no âmbito da Campanha Nacional "1º CEB: caminhos para a sua valorização".

Resoluções aprovadas na A.R. abrem caminho a combate à precariedade
Na semana que terminou foram discutidas e aprovadas, em sessões plenárias da Assembleia da República, projectos de resolução do BE, PCP e PS que recomendam ao governo o alargamento do período transitório previstos nos estatutos de carreira, bem como a aplicação da directiva comunitária sobre vinculação e remunerações..
Assembleia da República “resolve” em defesa da Escola Pública
Foi publicada no Diário da República n.º 27, de 9 de Fevereiro – 1.ª série – a Resolução da Assembleia da República n.º 26, através da qual o governo (no âmbito da “racionalização dos contratos de associação com o ensino privado e cooperativo onde exista oferta pública”) fica obrigado a apresentar relatório que liste e justifique as carências de escola pública em todo o território nacional, a redimensionar a rede de estabelecimentos do ensino particular e cooperative com apoio financeiro do Estado e a restringir a existência de contratos de associação aos colégios que satisfazem a necessidade suplementar do sistema, por inexistência de oferta pública.

FENPROF exige negociação do regime de contratação de docentes para o IEFP
FENPROF solicitou uma reunião urgente ao Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, na qual pretende discutir este problema e estabelecer o indispensável processo negocial que a matéria impõe.

Arrancou em Matosinhos a campanha "1º CEB: caminhos para a sua valorização"
A Federação Nacional dos Professores iniciou na passada terça-feira terça-feira, 3 de fevereiro, na Escola Básica de Matosinhos (foto: Carlos Amorim), a campanha nacional “1º CEB: caminhos para a sua valorização”, uma iniciativa que pretende chamar a atenção para os problemas que se vivem no1º Ciclo do Ensino Básico, dando voz à comunidade educativa. No arranque da campanha, o tema em destaque foi a constituição de turmas e a integração de alunos com necessidades educativas especiais. / Maria João Leite/A Pagina da Educação