É falsa a notícia de descontrolo nas faltas e nas baixas dos professores
Jornal de Notícias não desconsidera apenas os professores, deprecia também a Educação e presta um mau serviço ao país.

Aplicação de norma travão deixa centenas de docentes fora do processo de vinculação
FENPROF reafirma exigência de alteração do regime, com a aplicação ao setor público do que já hoje está consagrado no privado.

É necessário esclarecer impacto do OE.2016 na Educação e agendar processos negociais prioritários
Não se compreende como se investirá na Escola Pública, travando processos de desvalorização desencadeados pelo governo anterior, quando o OE prevê uma redução de cerca de 82 milhões de euros, tendo em conta a despesa previsível de 2015 e o orçamentado para 2016; por outro, por se prever uma redução da ordem dos 300 milhões de euros em recursos humanos no setor, que poderá traduzir-se numa ainda maior redução do número de trabalhadores, na transferência de salários para fontes externas de financiamento e|ou transferência de trabalhadores para outras tutelas. Ver ofício
Ação sindical na EB1/JI Professor Dr. Alexandre Linhares Furtado (EBI Canto da Maia)
No passado dia 15 de março, decorreu em Ponta Delgada, na EB1/JI Prof. Dr. Alexandre Linhares Furtado (EBI Canto da Maia), uma ação sindical, integrada na campanha promovida pela FENPROF "1.º Ciclo do Ensino Básico: CAMINHOS PARA A SUA VALORIZAÇÃO", sob a temática, nos Açores, “Condições de Trabalho e de Exercício da Profissão”. Ver apontamento da página do SPRA
Ação sindical na EB1/JI Professor Dr. Alexandre Linhares Furtado (EBI Canto da Maia)
No passado dia 15 de março, decorreu em Ponta Delgada, na EB1/JI Prof. Dr. Alexandre Linhares Furtado (EBI Canto da Maia), uma ação sindical, integrada na campanha promovida pela FENPROF "1.º Ciclo do Ensino Básico: CAMINHOS PARA A SUA VALORIZAÇÃO", sob a temática, nos Açores, “Condições de Trabalho e de Exercício da Profissão”. Ver apontamento da página do SPRA

FENPROF contesta discriminação imposta aos professores como à generalidade dos trabalhadores da Administração Pública
Foi com surpresa e desacordo que a FENPROF tomou conhecimento da decisão do atual governo de, mais uma vez sem negociação, manter o pagamento em duodécimos, sem possibilidade, sequer, de poder ser feita opção por uma ou outra modalidade de pagamento.
Gestão escolar e democracia
A gestão democrática das escolas esteve sempre no caderno reivindicativo da FENPROF porque as questões relativas à autonomia, direção e gestão dos estabelecimentos de ensino são da maior relevância para a vida das escolas – pela dimensão política que assumem e pela forma como influenciam as relações de trabalho e o clima de escola.
"Sem gestão democrática não há autonomia"
"Sem gestão democrática não há autonomia, não há valorização da escola e da sua vertente pedagógica; não há respeito pela dignidade profissional docente", destacou o Secretário Geral da FENPROF no encerramento do debate realizado em Lisboa, onde retomou, também, algumas preocupações face ao Orçamento do Estado para 2016 em matéria de Educação./ JPO
Licínio Lima (Universidade do Minho)
"Pesquisas realizadas ao longo das últimas três décadas no contexto das escolas portuguesas, permitiram o estabelecimento de uma forte associação teórica entre gestão democrática e eleição, colegialidade, participação na decisão. Trata-se de três dimensões consideradas cruciais, certamente associadas a outras também relevantes mas, em todo o caso, dependentes daquelas ou a elas subordinadas".
FENPROF divulga propostas para a direção e gestão democráticas das escolas
"A gestão democrática é a pedra de toque de uma escola pública que deve ser, também ela, democrática", salientou Mário Nogueira no encerramento do encontro nacional (foto: Henrique Borges) que decorreu no passado dia 12 de março em Lisboa, por iniciativa da FENPROF./ JPO

Comissão Europeia persiste na política de retrocesso social e civilizacional
Comissão Europeia mantém Portugal em desequilíbrio macroeconómico excessivo e apela a que sejam tomadas "medidas adicionais" relativamente ao Orçamento do Estado para 2016. Trata-se de um inaceitável procedimento e de uma intolerável pressão quando não só o Orçamento do Estado para 2016 não começou a ser executado como não foi sequer aprovado pela A.R.
"É tempo de passar a questões concretas, com medidas de maior profundidade"
"É tempo de passar a questões concretas, com medidas de maior profundidade, em quatro áreas fundamentais: horários de trabalho, combate à precariedade, regime excecional de aposentação e revisão da legislação dos concursos", destacou o Secretário Geral da FENPROF no passado dia 10 de março, na conferência de imprensa (foto: J. Caria) realizada em Lisboa num intervalo da reunião do Secretariado Nacional da Federação. No dia seguinte (11/03/2016) reuniu o Conselho Nacional, órgão máximo entre Congressos. / JPO
4 matérias fundamentais e urgentes | 2 aspetos positivos | Secretário Geral da FENPROF responde a perguntas dos jornalistas:
vídeo 1 |
vídeo 2 |
Declaração inicial de Mário Nogueira: vídeo 3

FENPROF promove conferência de imprensa esta tarde em Lisboa
Em conferência de imprensa, a realizar nesta quinta-feira, às 16h30, em Lisboa, a FENPROF fará avaliação dos 100 dias de governo na Educação e divulgará o que pretende negociar até final do ano em curso. / Atualizado a 10/03/2016, 10h31

FENPROF saúda o fim das BCE
...só possível pela luta que os docentes portugueses realizaram no passado recente
Foi já publicado em Diário da República o Decreto-Lei 9/2016, de 7 de março, que estabelece o fim das Bolsas de Contratação de Escola, passando a prevalecer a graduação profissional na ordenação dos candidatos e facilitando o processo de colocações, evitando-se, desta forma, longas esperas e seríissimas ausências de docentes por dificuldades no seu recrutamento.