Todas as notícias

intervenção de Luis Lobo

29 de abril, 2016

Imagens da sessão de abertura

29 de abril, 2016

Por unanimidade

Aprovado o Programa de Ação da FENPROF para o triénio 2016/2019

28 de abril, 2016

Mário Nogueira é o Secretário Geral e João Cunha Serra o Presidente do Conselho Nacional. António Dutra é o novo Presidente do Conselho de Jurisdição

Programa de Ação  proposto pelo Secretariado Nacional e aprovado por unanimidade é uma reflexão e um instrumento de luta para todos os docentes e investigadores. É o pano de fundo onde emergem objetivos reivindicativos e enquadramentos para a sua concretização (foto: Miguel Ganança). Aprovada também (apenas com uma abstenção) a Resolução sobre Ação Reivindicativa. Já na ponta final, foram aprovadas várias moções estranhas à ordem de trabalhos. O Congresso saúdou todos os convidados estrangeiros e João Cunha Serra apresentou os elementos dos órgãos da FENPROF eleitos (Conselho de Jurisdição, Conselho Nacional e Secretariado Nacional). Arménio Carlos, Secretário Geral da CGTP-IN e Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF, fizeram as intervenções da sessão de encerramento. O Congresso terminou já depois das 21h00 do passado sábado, num ambiente de grande determinação e confiança. 

Programa de Ação

EM FOCO

Conferência Sindical Internacional - uma grande tribuna solidária!

27 de abril, 2016

A anteceder o 12.º Congresso Nacional dos Professores, decorreu no Seminário de Vilar, no Porto, a conferência internacional “Um sindicalismo progressista ao serviço da educação para todos” (foto: J. Caria), com a participação de muitos dos convidados das organizações estrangeiras.

Todos ao 1º de Maio!

27 de abril, 2016

Tudo a postos para o 12º Congresso da FENPROF

Convite aos órgãos de comunicação social

26 de abril, 2016

"Gostaríamos de poder contar com a presença dos/as senhores/as jornalistas, não só na sessão de abertura, mas em todo e qualquer momento que entendam ser mais significativo, tendo para tal criado condições que pensamos serem adequadas, não só para poderem acompanhar os dois dias de trabalho, como a nível técnico e de utilização dos meios de comunicação. No local, o grupo de trabalho que coordena a Informação e comunicação da FENPROF poderá prestar os esclarecimentos que entenderem necessários e apoiar em tudo o que estiver ao nosso alcance."

CONTRATO COLETIVO DE TRABALHO PARA AS ESCOLAS PROFISSIONAIS PRIVADAS

FENPROF apresenta nova proposta de CCT à Confederação Nacional de Educação e Formação

26 de abril, 2016

A FENPROF entregou no dia 22 de abril, na Confederação Nacional de Educação e Formação (CNEF), Associação Patronal resultante da fusão da AEEP com a ANESPO, uma nova proposta de contrato coletivo de trabalho para as escolas profissionais privadas.

CONTRATO COLETIVO DE TRABALHO PARA AS ESCOLAS PROFISSIONAIS PRIVADAS

FENPROF apresenta nova proposta de CCT à Confederação Nacional de Educação e Formação

26 de abril, 2016

A FENPROF entregou no dia 22 de abril, na Confederação Nacional de Educação e Formação (CNEF), Associação Patronal resultante da fusão da AEEP com a ANESPO, uma nova proposta de contrato coletivo de trabalho para as escolas profissionais privadas.

25 de Abril, sempre!

23 de abril, 2016

Um país em que os operadores privados da Educação parecem querer manter-se acima da lei

Maioria dos contratos de associação com colégios privados são desnecessários...

23 de abril, 2016

…MAS, MESMO ASSIM, OPERADORES PRIVADOS CONTESTAM FISCALIZAÇÃO SOBRE EVENTUAL VIOLAÇÃO DOS CONTRATOS QUE OUTORGARAM

A manter-se este nível de financiamento dos colégios privados através de contratos de associação, Portugal, um país empobrecido, irá, em muitas regiões, duplicar a resposta educativa, o que seria inaceitável.

Um país em que os operadores privados da Educação parecem querer manter-se acima da lei

Maioria dos contratos de associação com colégios privados são desnecessários...

23 de abril, 2016

…MAS, MESMO ASSIM, OPERADORES PRIVADOS CONTESTAM FISCALIZAÇÃO SOBRE EVENTUAL VIOLAÇÃO DOS CONTRATOS QUE OUTORGARAM

A manter-se este nível de financiamento dos colégios privados através de contratos de associação, Portugal, um país empobrecido, irá, em muitas regiões, duplicar a resposta educativa, o que seria inaceitável.

Agenda negocial

Reunião com M.E. abre perspetivas de mudança, sendo certo que professores não ficam dispensados de lutar por ela

22 de abril, 2016

Uma delegação da FENPROF, dirigida pelo Secretário Geral, Mário Nogueira, reuniu na passada terça-feira, 26/04/2016 (foto: J. Caria), nas instalações da "5 de Outubro", com o Ministro da Educação. Para além da abordagem de diversos assuntos que são do interesse dos professores e das escolas, esta reunião destinava-se também a estabelecer as normas de relacionamento institucional entre as duas partes A FENPROF volta ao ME no próximo dia 3 de maio. 

3 medidas urgentes

21 de abril, 2016

3 medidas urgentes

21 de abril, 2016

FENPROF em conferência de imprensa

Num tempo em que se anuncia a inclusão plena urgem medidas que respeitem a inclusão

21 de abril, 2016

A FENPROF reafirma a necessidade de investir na Educação, o que inclui a criação de melhores condições para garantir a plena Inclusão dos alunos. Nesse sentido, considera indispensável a aplicação da medida “turma reduzida” em todas as turmas que integrem alunos com NEE devidamente referenciados, incluindo as dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário e independentemente do tempo que os alunos permaneçam na turma. Como foi realçado na conferência de imprensa realizada na manhã da passada quinta-feira (21 de abril). em Lisboa (foto: J. Caria), a FENPROF não se limita à crítica e, em vésperas de reunir com ME em reunião formal de negociação sobre a organização do próximo ano letivo, torna públicas as propostas que apresentará para tornar mais inclusiva a educação pública.

3 medidas urgentes | Estudo da FENPROF (versão PDF)

FENPROF em conferência de imprensa

Num tempo em que se anuncia a inclusão plena urgem medidas que respeitem a inclusão

21 de abril, 2016

A FENPROF reafirma a necessidade de investir na Educação, o que inclui a criação de melhores condições para garantir a plena Inclusão dos alunos. Nesse sentido, considera indispensável a aplicação da medida “turma reduzida” em todas as turmas que integrem alunos com NEE devidamente referenciados, incluindo as dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário e independentemente do tempo que os alunos permaneçam na turma. Como foi realçado na conferência de imprensa realizada na manhã da passada quinta-feira (21 de abril). em Lisboa (foto: J. Caria), a FENPROF não se limita à crítica e, em vésperas de reunir com ME em reunião formal de negociação sobre a organização do próximo ano letivo, torna públicas as propostas que apresentará para tornar mais inclusiva a educação pública.

3 medidas urgentes | Estudo da FENPROF (versão PDF)