Todas as notícias
Candidatura dos docentes no EPE ao concurso nacional para contratação de docentes

Ministério da Educação inviabiliza acordo de princípio obtido com Secretaria de Estado da Comunidades Portuguesas

23 de fevereiro, 2019

Mais uma vez o Ministério da Educação obstaculizou, ou melhor, inviabilizou uma solução que ia ao encontro dos legítimos interesses e direitos do professores no EPE. Esta atitude obstinada dos responsáveis do Ministério da Educação de contrariar quaisquer entendimentos que ponham em causa a linha dura e intransigente que assume, continua a pôr em causa o normal relacionamento com os professores, sejam eles do continente ou dispersos pela diáspora.

Ensino Português no Estrangeiro numa encruzilhada...

20 de fevereiro, 2019

É um assunto que se arrasta há vários anos mas
para o qual não se vislumbra uma solução: os concursos para vinculação em Portugal continental. 

DESTAQUE

SPE e FENPROF validam a alteração a produzir no Decreto-Lei 132/2012 de 27 de junho, no presente, mas com os olhos postos num futuro próximo!

15 de fevereiro, 2019

Na reunião que decorreu, no dia 13 de fevereiro de 2019, com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Camões, I.P., DGAE, foi discutida e negociada uma proposta do SECP, no sentido de ser ultrapassada, a situação resultante dos moldes em que se processou o anterior concurso externo de vinculação.

Paulo Campos, EB23 de Idães, Felgueiras: "Eu faço greve porque..."

22 de janeiro, 2019

Paulo Campos, professor da Escola EB23 de Idães, em Felgueiras, explica os motivos que o levam a aderir à greve ao sobretrabalho.

CONDIÇÕES DE TRABALHO E DESGASTE DA PROFISSÃO

O HORÁRIO LEGAL DE TRABALHO DOS PROFESSORES É 35 HORAS

02 de janeiro, 2019

Afirmações de Ministro da Educação coincidem com posição da FENPROF e devem ser consideradas  fator de mobilização para a greve aos abusos e ilegalidades

A FENPROF divulga, a partir de hoje (2 de janeiro de 2019), um vídeo de apelo à participação dos professores na greve às atividades que não constam no seu horário de trabalho (reuniões e outras). Neste vídeo de esclarecimento e apelo à greve participam docentes que integram o Secretariado Nacional da FENPROF, bem como o Ministro da Educação que, com duas afirmações bastante claras, confere ainda mais razão à luta em curso, o que é muito importante para o seu desenvolvimento.

COMENTADORES

À atenção de Ricardo Monteiro: É feio recorrer à mentira para manipular a opinião pública contra os professores

30 de dezembro, 2018

Em programa da TVI 24, na noite de sábado, dia 29 de dezembro, o jornalista e comentador Ricardo Monteiro afirmou que os professores portugueses eram dos mais bem pagos da OCDE e que durante o período da troika não houve professores que foram para o desemprego.

Ora bem, uma coisa é dizerem-se coisas com as quais não estamos de acordo, outra é dizerem-se mentiras para fazer passar uma mensagem necessariamente falsa.

Vítor Januário: "Eu faço greve porque..."

17 de dezembro, 2018

O professor do ensino secundário, em São João da Madeira, Vítor Januário, explica porque está a aderir à Greve às reuniões não previstas no horário de trabalho e à atividade letiva marcada na CNLE.
Os motivos são justos, a luta é necessária.

O professor do ensino secundário, em São João da Madeira, Vítor Januário, explica porque está a aderir à Greve às reuniões não previstas no horário de trabalho e à atividade letiva marcada na CNLE.

Os motivos são justos, a luta é necessária.

9A 4M 2D: POR UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA

A FENPROF não vai baixar os braços e o tempo vai ser contado

30 de novembro, 2018

O Governo Regional dos Açores declarou que, também naquela região, os professores terão o seu tempo de serviço completamente contado.

Depois da Madeira (foi já aprovado em sede de Assembleia Legislativa Regional com os votos de todos os partidos) chegou agora a vez de os Açores deixarem António Costa ainda mais isolado na sua teimosia irracional e os professores do Continente claramente discriminados, negativamente, em relação aos seus colegas das ilhas.

Os professores não aceitam esta discriminação e fica garantido que lutarão até que o tempo seja todo contado.

MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

FENPROF congratula-se com recomendações do CNE sobre transferência de competências para os municípios

21 de novembro, 2018

O Conselho Nacional de Educação aprovou uma Recomendação sobre a transferência de competências para os municípios, que critica de forma adequada o processo em curso, chama a atenção para o efeito negativo de algumas medidas previstas na Lei 50/2018 e aponta para caminhos alternativos que o governo deveria seguir.

Recomendação Transferência de competências para as autarquias locais |  Conselho Nacional de Educação

Relatório Estado da Educação 2017

Abertura do ano letivo

Expresso da Meia-Noite - SIC Notícias - 21 de setembro

25 de setembro, 2018

O Secretário-geral da FENPROF foi um dos convidadados da edição da passada sexta-feira do programa "Expresso da Meia-Noite", na SIC Notícias. O programa foi dedicado ao início do ano letivo e contou com a presença, para além de Mário Nogueira, da secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, do presidente da Associação Nacional dos Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, e da diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, Ana Cláudia Cohen.

Reveja aqui o programa.

Instituto Camões cumpriu!

São necessários acertos, correções e uma completa afinação na “máquina” para que tudo possa funcionar com normalidade

22 de julho, 2018

Os professores sabem aguardar, serenamente, até que todo o processo fique concluído.

A LUTA VAI CONTINUAR

A greve às avaliações terminou, mas a luta vai prosseguir

20 de julho, 2018