Todas as notícias
A LUTA VAI CONTINUAR

A greve às avaliações terminou, mas a luta vai prosseguir

20 de julho, 2018

a luta vai continuar

Organizações sindicais convergem na ação e na luta

20 de julho, 2018

A luta vai continuar

Os objetivos reivindicativos da luta em curso

20 de julho, 2018

informação Sindical

A Greve acabou, mas a Luta dos Professores continua

20 de julho, 2018

Os professores e educadores estão em luta. Este processo tem objetivos definidos, que foram definidos na sequência de reuniões, plenários e diversos tipos de auscultação, objetivos que recolhem um grande consenso entre os docentes. A ação de luta mais recente foi a greve às avaliações que, entre 18 de junho e 13 de julho, obrigou ao adiamento de mais de 60.000 reuniões de conselho de turma e de conselho de docentes. Esta luta, que já se iniciou no final do ano letivo anterior, atravessou todo o 2017/2018 e continuará, necessariamente, no próximo porque, apesar de se ter desbloqueado a negociação, os objetivos reivindicativos definidos ainda não foram atingidos. Procurando esclarecer todos os colegas sobre diversos aspetos da luta em curso, a FENPROF responde:

 

DESTAQUE

SPE/FENPROF reúne com Instituto Camões no contexto acordado com a nova presidência, de reuniões frequentes de trabalho

16 de julho, 2018

No passado dia 13 de julho, realizou-se uma reunião com o Presidente do Instituto Camões, I.P. onde foram debatidos assuntos de interesse relevante para o Ensino Português no Estrangeiro.

Operacionalização do Despacho n.°4983/2018 de 18 de maio

Parametrização do sistema informático de processamento de vencimentos

26 de junho, 2018

Os efeitos do Despacho só se farão sentir a partir do próximo mês de julho, segundo nota informativa do Camões, I.P.

De realçar o esforço do Secretário de Estado das Comunidades, em consonância com outros membros do Governo e Instituto Camões, para que estas medidas agora tomadas sejam o consubstanciar uma reivindicação de há muito.

UM ALERTA COM MAIS DE 10 ANOS

Acordo sobre formação profissional dos desempregados portugueses tem parto difícil

17 de junho, 2018

O acordo de cooperação entre o Sindicato OGB-L do Luxemburgo e o Sindicatos dos Professores no Estrangeiro mantém-se vivo, de boa saúde e recomenda-se. 

Já o acordo para a formação profissional dos desempregados portugueses celebrado entre o Ministro do Trabalho e do Emprego do Luxemburgo e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas tarda em aparecer, nem que tal venha a acontecer numa manhã de nevoeiro! Os portugueses ainda hoje, sebastianisticamente falando, esperam pela vinda do rei; os desempregados não têm tanta esperança de vida! Assim sendo, desesperam pelo agilizar do acordo e propõem provocar esse parto. Será necessário administrar a epidural?

organização do ano letivo

ME não atende às propostas dos professores e é responsável pela perturbação existente nas escolas

28 de maio, 2018

O documento não contém qualquer das propostas apresentadas pela FENPROF para regularizacao dos horários de trabalho dos professores, que sao ilegais. Atitude do ME deixa preofessores verdadeiramente irritados,

Projeto de Despacho