
Uma parceria para promover estudo sobre docentes com deficiência em Portugal
Em Portugal, não existe informação, comprovada por estudos científicos ou estatísticas públicas, sobre a taxa de incidência de docentes com deficiência nas escolas. É neste cenário de insuficiência de informação que o ODDH (do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa) e a FENPROF, em parceria, irão realizar um estudo de caracterização dos docentes com deficiência em Portugal, bem como as representações e práticas da comunidade educativa em relação a estes professores.

Também em Braga se falou de inclusão
Braga acolheu, em 6 de dezembro, a iniciativa “Falar de Inclusão”, promovida pela FENPROF em todo o país, neste caso, na região norte. “Falar de Inclusão” é uma iniciativa desenvolvida em parceria por FENPROF e CNOD, que conta com diversas atividades promovidas entre 3 e 13 de dezembro, respetivamente, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e data da adoção da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Unir vozes pelo reforço da resposta pública, repudiar os caminhos de privatização!
ALERTA: as fundações comportam grandes riscos, enquanto resposta pública fundamental, a nível da autonomia, quer no plano académico, científico e pedagógico, quer a nível financeiro e das infra-estruturas e património. Mas é no plano profissional que a situação seria mais grave. As fundações abrem a porta à privatização dos vínculos laborais públicos, situação que é fortemente contestada.
Por uma inclusão efetiva em Portugal
Prosseguindo o trabalho que tem vindo a desenvolver, a FENPROF, em parceria com a CNOD, no âmbito de um projeto financiado pelo INR, realiza várias iniciativas ao longo do mês de dezembro. Destaque para o Simpósio “Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal”, no dia 13, às 14,30h, no Edificio Novo da Assembleia da República.

Processo negocial de revisão do diploma de concursos arranca nesta quarta-feira
É com expetativas elevadas que os professores veem iniciar-se um processo que consideram muito importante, aguardando que dele saiam alterações muito significativas em relação a aspetos que têm merecido a sua contestação, designadamente que, de uma vez por todas, as colocações de professores, em todas as escolas e agrupamentos, passem a ser feitas na sequência de concurso nacional em que os candidatos integram listas ordenadas de acordo com a sua graduação profissional.

Morte anunciada do ensino integrado em Esch-sur-Alzette
Há dois anos aconteceu em Differdange mas de imediato ficámos com a sensação que os danos colaterais se revelariam algum tempo depois. Meu dito, meu feito! O grupo de diretores, quão poderosos decisores em “causa” própria”, envoltos num secretismo típico da polícia hitleriana, resolveu exterminar o ensino português integrado na segunda maior cidade do sul do Grão-Ducado.
Entrevista ao Secretário Geral do SPE
Reação de deputados eleitos pelo círculo da Emigração | Intervenção do deputado Paulo Pisco na A.R.
FENPROF confronta IEFP com precariedade e salários em atraso
Contrato Coletivo de Trabalho EPC/Ensino profissional
Teve lugar no passado dia 10 de novembro mais uma reunião entre a FENPROF e a CNEF no âmbito da negociação do contrato coletivo de trabalho para os docentes do ensino particular e cooperativo e ensino profissional.
Perguntas e respostas sobre o regime transitório
Para que os colegas possam comparar aquilo que venha a ser a decisão da sua instituição relativamente à sua situação contratual a partir de 18/8, preparámos um texto na forma de perguntas e respostas que PODE SER AQUI CONSULTADO.
Perguntas e respostas sobre o regime transitório
Para que os colegas possam comparar aquilo que venha a ser a decisão da sua instituição relativamente à sua situação contratual a partir de 18/8, preparámos um texto na forma de perguntas e respostas que PODE SER AQUI CONSULTADO.

Resposta do ME não convence ninguém e procura reinstalar medidas abandonadas pela gestão de Maria de Lurdes Rodrigues
O ME, na resposta que envia fala de “resultados obtidos pelos alunos” como “tidos em consideração na avaliação do desempenho do pessoal docente”. Convém não esquecer a luta travada contra a ministra Lurdes Rodrigues para que este item fosse retirado do modelo de avaliação. E foi, mas agora parece que alguém o pretende recuperar…Acresce que, como todos sabemos, o relatório de autoavaliação não é avaliado, estando os objetivos identificados no n.º 1 do mesmo artigo.Há, pois, uma clara interpretação abusiva do ME que terá de ser combatida.
Os professores do EPE exigem tratamento de igualdade no que se refere aos concursos realizados em Portugal para vinculação
Excesso de descontos para a CGA: tomada de posição do SPE
Organismos tutelares do Ensino Português no Estrangeiro efetuaram durante vários anos descontos exagerados aos professores do EPE para os colocarem na Caixa Geral de Aposentações, fazendo com que no momento da aposentação, os docentes vissem goradas as expectativas que foram alimentando ao longo dos anos de poderem auferir pensões dignas e de acordo com os montantes descontados. Os professores deverão fazer um requerimento dirigido à Presidente do Camões, IP. solicitando a devolução dos descontos, acrescidos dos respetivos juros de mora.
Publicado o Decreto-Lei que contém a revisão do Regime Jurídico do Ensino Português no Estrangeiro
Após longa espera que contou com o esforço e a determinação do SPE e da FENPROF, a revisão do Regime Jurídico foi hoje publicada em Diário da República. Foram tempos duros de negociação, já com o anterior Governo, para que se conseguisse materializar em lei os legítimos anseios dos professores a trabalhar no EPE.
FENPROF leva realidade do ensino superior e da ciência à 8ª Conferência Nacional da Interjovem
A 8ª Conferência Nacional da Interjovem teve lugar no auditório da União de Associações de Comércio e Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Sob o lema "Contra a Precariedade - Exigimos Estabilidade". Tiago Dias (foto), docente universitário, delegado da FENPROF, na sua intervenção destacou a grave situação de desemprego e precariedade que afeta ensino superior e investigação.
Professores de quadros diferentes (QE e QZP) já podem permutar entre si
A DGAE estava a impedir, por via da aplicação eletrónica SIGRHE, a permuta entre docentes que não sejam do mesmo tipo de quadro, ou seja, inviabilizando a permuta entre um dado docente pertencente a um QZP e outro que se encontre em QA/QE, ainda que, um e outro, integrem o universo de docentes a quem a permuta se destina.

Pela reposição dos intervalos do 1.º Ciclo na componente letiva
Diversos estudos confirmam que os professores portugueses são dos que trabalham mais horas dentro da OCDE. Porém, neste grupo profissional, há um subgrupo que é ainda mais castigado pela tutela: os professores do 1.º CEB...

SPE/FENPROF avança pedido de esclarecimento junto do ME
Face a uma atitude incompreensiva, teimosa, obstinada e sem sentido, SPE/FENPROF avançou pedido de esclarecimento junto do Ministério da Educação, relacionado com a revisão do Regime Jurídico do Ensino Português, aprovado em Conselho de Ministros na passada quinta-feira, dia 13 de outubro de 2016.
Ver aqui ofício dirigido ao Ministro, com conhecimento ao Secretário de Estado da Educação

Aprovado em Conselho de Ministros o decreto-lei de revisão do Regime Jurídico do Ensino Português no Estrangeiro
- Reunião do SPE/FENPROF com o Camões, IP. marcada pelo entendimento e receptividade das propostas apresentadas sobre a avaliação do desempenho dos professores e outras matérias de cariz reivindicativo.

CCT celebrado entre a CNIS e a FNE não pode ser aplicado aos sócios dos sindicatos da FENPROF
O CCT outorgado com a FENPROF e publicado no Boletim de Trabalho e Emprego, n.º 11, de 22 de março de 2009, está em vigor, pelo que a aplicação do novo CCT celebrado entre a CNIS e a FNE aos associados dos sindicatos da FENPROF é absolutamente ilegal