
Convite aos órgãos de comunicação social
"Gostaríamos de poder contar com a presença dos/as senhores/as jornalistas, não só na sessão de abertura, mas em todo e qualquer momento que entendam ser mais significativo, tendo para tal criado condições que pensamos serem adequadas, não só para poderem acompanhar os dois dias de trabalho, como a nível técnico e de utilização dos meios de comunicação. No local, o grupo de trabalho que coordena a Informação e comunicação da FENPROF poderá prestar os esclarecimentos que entenderem necessários e apoiar em tudo o que estiver ao nosso alcance."

FENPROF apresenta nova proposta de CCT à Confederação Nacional de Educação e Formação
A FENPROF entregou no dia 22 de abril, na Confederação Nacional de Educação e Formação (CNEF), Associação Patronal resultante da fusão da AEEP com a ANESPO, uma nova proposta de contrato coletivo de trabalho para as escolas profissionais privadas.

FENPROF apresenta nova proposta de CCT à Confederação Nacional de Educação e Formação
A FENPROF entregou no dia 22 de abril, na Confederação Nacional de Educação e Formação (CNEF), Associação Patronal resultante da fusão da AEEP com a ANESPO, uma nova proposta de contrato coletivo de trabalho para as escolas profissionais privadas.


Maioria dos contratos de associação com colégios privados são desnecessários...
…MAS, MESMO ASSIM, OPERADORES PRIVADOS CONTESTAM FISCALIZAÇÃO SOBRE EVENTUAL VIOLAÇÃO DOS CONTRATOS QUE OUTORGARAM
A manter-se este nível de financiamento dos colégios privados através de contratos de associação, Portugal, um país empobrecido, irá, em muitas regiões, duplicar a resposta educativa, o que seria inaceitável.

Maioria dos contratos de associação com colégios privados são desnecessários...
…MAS, MESMO ASSIM, OPERADORES PRIVADOS CONTESTAM FISCALIZAÇÃO SOBRE EVENTUAL VIOLAÇÃO DOS CONTRATOS QUE OUTORGARAM
A manter-se este nível de financiamento dos colégios privados através de contratos de associação, Portugal, um país empobrecido, irá, em muitas regiões, duplicar a resposta educativa, o que seria inaceitável.
Reunião com M.E. abre perspetivas de mudança, sendo certo que professores não ficam dispensados de lutar por ela
Uma delegação da FENPROF, dirigida pelo Secretário Geral, Mário Nogueira, reuniu na passada terça-feira, 26/04/2016 (foto: J. Caria), nas instalações da "5 de Outubro", com o Ministro da Educação. Para além da abordagem de diversos assuntos que são do interesse dos professores e das escolas, esta reunião destinava-se também a estabelecer as normas de relacionamento institucional entre as duas partes A FENPROF volta ao ME no próximo dia 3 de maio.

Num tempo em que se anuncia a inclusão plena urgem medidas que respeitem a inclusão
A FENPROF reafirma a necessidade de investir na Educação, o que inclui a criação de melhores condições para garantir a plena Inclusão dos alunos. Nesse sentido, considera indispensável a aplicação da medida “turma reduzida” em todas as turmas que integrem alunos com NEE devidamente referenciados, incluindo as dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário e independentemente do tempo que os alunos permaneçam na turma. Como foi realçado na conferência de imprensa realizada na manhã da passada quinta-feira (21 de abril). em Lisboa (foto: J. Caria), a FENPROF não se limita à crítica e, em vésperas de reunir com ME em reunião formal de negociação sobre a organização do próximo ano letivo, torna públicas as propostas que apresentará para tornar mais inclusiva a educação pública.
Num tempo em que se anuncia a inclusão plena urgem medidas que respeitem a inclusão
A FENPROF reafirma a necessidade de investir na Educação, o que inclui a criação de melhores condições para garantir a plena Inclusão dos alunos. Nesse sentido, considera indispensável a aplicação da medida “turma reduzida” em todas as turmas que integrem alunos com NEE devidamente referenciados, incluindo as dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário e independentemente do tempo que os alunos permaneçam na turma. Como foi realçado na conferência de imprensa realizada na manhã da passada quinta-feira (21 de abril). em Lisboa (foto: J. Caria), a FENPROF não se limita à crítica e, em vésperas de reunir com ME em reunião formal de negociação sobre a organização do próximo ano letivo, torna públicas as propostas que apresentará para tornar mais inclusiva a educação pública.

CGTP-IN repudia mentiras e ingerência da Comissão Europeia

O 25 de Abril e o 1.º de Maio estão à porta
O 25 de Abril e o 1.º de Maio estão à porta. Dias de festa e de luta para todos os trabalhadores quer ainda no ativo, quer já numa situação de reforma. Nesses dias manifestemos nas ruas a nossa alegria e o nosso reconhecimento aos trabalhadores que, dia após dia, se têm envolvido na luta pela conquista de Direitos, da Democracia, da Justiça, da Paz. Manifestemos também nas ruas que tanta luta, tanta resistência não foi em vão. A luta vai continuar. Queremos um Portugal mais justo onde não haja desemprego, empregos precários e crianças com fome, sem futuro. VAMOS TODOS PARA A RUA.

FENPROF apresentou 12.º Congresso à comunicação social
Antecipou debate e anunciou condições de trabalho para jornais e estações de rádio e televisão
O Porto será durante dois dias a capital da Educação, como referiu Mário Nogueira, e para que não se fique entre as quatro paredes do Seminário de Vilar, contará com a transmissão em direto, via youtube, disponível a partir do site da Federação [http://www.fenprof.pt/12congresso].

Inclusão?! Os problemas parecem ir de mal a pior!
A FENPROF viu, ouviu e leu... e não pode ignorar!
A FENPROF não se limita à crítica e, em vésperas de reunir com ME em reunião formal de negociação sobre a organização do próximo ano letivo, torna públicas as propostas que apresentará para tornar mais inclusiva a educação pública.
A decorrer na Sede da FENPROF, em Lisboa, esta manhã (21 de abril)

Inclusão?! Os problemas parecem ir de mal a pior!
A FENPROF viu, ouviu e leu... e não pode ignorar!
A FENPROF não se limita à crítica e, em vésperas de reunir com ME em reunião formal de negociação sobre a organização do próximo ano letivo, torna públicas as propostas que apresentará para tornar mais inclusiva a educação pública.
A decorrer na Sede da FENPROF, em Lisboa, esta manhã (21 de abril)

Em defesa da ADSE
Perante a intenção declarada do Governo de concretizar a chamada “reforma do modelo de Assistência na Doença aos Servidores do Estado” (ADSE), é imperioso estarmos atentos/as e, se necessário, atuantes.

Constituição de turmas mantém erros passados e cria condições agravadas de exclusão
FENPROF alerta para as consequências das restrições impostas à redução do número de alunos por turma quando estas integram alunos com necessidades educativas especiais (NEE), o que atenta, claramente, contra o caráter inclusivo que a escola deverá ter.

FENPROF denuncia e repudia a perseguição e morte de mais um sindicalista, Brahim Saika
Em 15 de Abril, morreu Brahim Saika, sindicalista e preso político saharaui após ser torturado e passar vários dias em greve de fome. A comunicação social internacional não falou do assunto, mas a FENPROF manifesta a sua repulsa pela perseguição que Marrocos move ao povo do Sahara Ocidental, nação que ocupa, e reitera solidariedade para com a luta do povo saharaui.

As crianças têm o direito a ser felizes!
O quadro apresentado pela organização internacional, sendo devastador no que toca ao rendimento das crianças – ou seja, das suas famílias -, revela ainda a importância que as Funções Sociais do Estado, assentes nos princípios da universalidade e da solidariedade, têm na atenuação da pobreza infantil em Portugal.