FENPROF reúne com SECRETÁRIA DE ESTADO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
A FENPROF reúne nesta quinta-feira, dia 5 de janeiro, pelas 10:00 horas, com a Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência e o Secretário de Estado da Educação. A reunião realizar-se-á na Secretaria de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência, sita nas instalações do Ministério do Trabalho e da Segurança Social (Praça de Londres, em Lisboa).
Revisão da legislação de concursos: FENPROF no ME
A terceira reunião negocial (foto: J. Caria) decorreu na "5 de Outubro", esta manhã, ao longo de três horas. Logo que possível, avançaremos aqui um balanço desta reunião. Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF, dirigiu a delegação sindical presente no ME. / JPO

Interrupção letiva de 5 dias não pode ser prejudicada pela tolerância de ponto concedida pelo Governo
A FENPROF tem-se batido como nenhuma outra organização por um calendário escolar para a Educação Pré-Escolar igual aos que se aplica no ensino básico, fundamentando a sua posição com argumentos de ordem pedagógica e também profissional.
Projeto de alteração ao diploma de concursos fica muito aquém das expetativas dos professores

FENPROF apresenta ao MCTES problemas a precisar de solução urgente
- Ministro mostra-se aberto a contrariar os abusos da utilização de docentes convidados e a regular o regime dos docentes contratados no direito privado
Uma delegação da FENPROF esteve reunida em Lisboa (20/12/2016) com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor (foto: J. Caria). A delegação da FENPROF foi constituída pelos seguintes elementos do seu Departamento de Ensino Superior e Investigação: João Cunha Serra, Presidente do Conselho Nacional da Federação; Tiago Dias (SPGL); e António Matos (SPRC). / JPO

ME tem de dar sinais de vontade política...
... para transformar negociação num passo significativo para a estabilização do corpo docente

Presidente do Camões, IP no Luxemburgo para procurar encontrar soluções para o Ensino Integrado no Grão-Ducado
A Presidente do Instituto Camões deslocou-se ao Luxemburgo para uma ronda de negociações, no sentido de encontrar soluções que permitissem desbloquear a situação em que se encontrava o sistema de ensino integrado no Luxemburgo.

Persistência, pressão e luta resolvem situação dos professores dos Conservatórios
Perante a pressão exercida, persistentemente, pela FENPROF, designadamente através da colocação do problema em duas reuniões com a SEAE e o envio de dois ofícios, o Ministério da Educação corrigiu um erro da administração educativa que punha em causa o direito dos docentes contratados dos conservatórios de música e de dança de verem os efeitos da sua colocação produzidos a partir de 1 de setembro.

Negociação prossegue hoje no ME, às 11:30 horas
A FENPROF entregará no próximo dia 15, na reunião negocial que se realizará no ME, pelas 11:30 horas, o seu Parecer ao projeto ministerial de revisão do atual regime de concursos para a colocação de professores.

Simpósio “Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal”
Hoje, 13 de dezembro | 14.30 horas | Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República
Iniciativa conjunta FENPROF-CNOD junta todos os grupos parlamentares em debate conduzido pela atleta Simone Fragoso
Esta iniciativa insere-se no intenso trabalho que a FENPROF tem vindo a realizar, designadamente com a CNOD e o INR, sobre o direito à igualdade de tratamento e a melhoria das condições de acesso, frequência e sucesso na educação e ensino, as quais devem incluir as pessoas com deficiência.

Uma parceria para promover estudo sobre docentes com deficiência em Portugal
Em Portugal, não existe informação, comprovada por estudos científicos ou estatísticas públicas, sobre a taxa de incidência de docentes com deficiência nas escolas. É neste cenário de insuficiência de informação que o ODDH (do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa) e a FENPROF, em parceria, irão realizar um estudo de caracterização dos docentes com deficiência em Portugal, bem como as representações e práticas da comunidade educativa em relação a estes professores.

Também em Braga se falou de inclusão
Braga acolheu, em 6 de dezembro, a iniciativa “Falar de Inclusão”, promovida pela FENPROF em todo o país, neste caso, na região norte. “Falar de Inclusão” é uma iniciativa desenvolvida em parceria por FENPROF e CNOD, que conta com diversas atividades promovidas entre 3 e 13 de dezembro, respetivamente, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e data da adoção da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Unir vozes pelo reforço da resposta pública, repudiar os caminhos de privatização!
ALERTA: as fundações comportam grandes riscos, enquanto resposta pública fundamental, a nível da autonomia, quer no plano académico, científico e pedagógico, quer a nível financeiro e das infra-estruturas e património. Mas é no plano profissional que a situação seria mais grave. As fundações abrem a porta à privatização dos vínculos laborais públicos, situação que é fortemente contestada.
Por uma inclusão efetiva em Portugal
Prosseguindo o trabalho que tem vindo a desenvolver, a FENPROF, em parceria com a CNOD, no âmbito de um projeto financiado pelo INR, realiza várias iniciativas ao longo do mês de dezembro. Destaque para o Simpósio “Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal”, no dia 13, às 14,30h, no Edificio Novo da Assembleia da República.

Processo negocial de revisão do diploma de concursos arranca nesta quarta-feira
É com expetativas elevadas que os professores veem iniciar-se um processo que consideram muito importante, aguardando que dele saiam alterações muito significativas em relação a aspetos que têm merecido a sua contestação, designadamente que, de uma vez por todas, as colocações de professores, em todas as escolas e agrupamentos, passem a ser feitas na sequência de concurso nacional em que os candidatos integram listas ordenadas de acordo com a sua graduação profissional.

Morte anunciada do ensino integrado em Esch-sur-Alzette
Há dois anos aconteceu em Differdange mas de imediato ficámos com a sensação que os danos colaterais se revelariam algum tempo depois. Meu dito, meu feito! O grupo de diretores, quão poderosos decisores em “causa” própria”, envoltos num secretismo típico da polícia hitleriana, resolveu exterminar o ensino português integrado na segunda maior cidade do sul do Grão-Ducado.
Entrevista ao Secretário Geral do SPE
Reação de deputados eleitos pelo círculo da Emigração | Intervenção do deputado Paulo Pisco na A.R.
FENPROF confronta IEFP com precariedade e salários em atraso
Contrato Coletivo de Trabalho EPC/Ensino profissional
Teve lugar no passado dia 10 de novembro mais uma reunião entre a FENPROF e a CNEF no âmbito da negociação do contrato coletivo de trabalho para os docentes do ensino particular e cooperativo e ensino profissional.