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TOMADA DE POSIÇÃO

PREVPAP no ensino superior e na ciência

08 de maio, 2017

  • O Programa Extraordinário de Regularização dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP) é insuficiente e de desfecho imprevisível
  • Esta é, porém, mais uma oportunidade para procurar garantir estabilidade a alguns docentes e investigadores
  • Vai ser necessário prosseguir a ação para se alcançarem soluções assentes em bases objetivas, garantindo a imparcialidade
 

ANO LETIVO 2017/18:

Despacho sobre matrículas e constituição de turmas volta a adiar medidas de fundo...

26 de abril, 2017

... mantendo, sem avaliação conhecida, as que suscitaram dúvidas este ano

Foi publicado, em 17 de abril, o Despacho normativo n.º 1-B/2017, dos gabinetes da Secretária de Estado Adjunta e da Educação e do Secretário de Estado da Educação, que estabelece os procedimentos da matrícula e respetiva renovação, bem como as normas a observar na constituição de turmas para o ano letivo 2017/18.

Para os professores

Aposentação antecipada e não penalizada aos 48 anos de serviço é “conjunto vazio”

23 de março, 2017

FENPROF reitera exigência de um regime especial de aposentação para os professores, aos 36 anos de serviço, que dê resposta aos reconhecidos problemas de desgaste e envelhecimento do corpo docente.

Abaixo-Assinado

22 de março, 2017

Se o M.E. não resolver grave discriminação

Professores do ensino artístico avançam, nas escolas, para a discussão do recurso à greve em momento de avaliações

22 de março, 2017

De regresso ao protesto na "5 de Outubro", os docentes contratados do ensino artístico especializado voltaram a manifestar-se contra a precariedade e a instabilidade que marcam o dia-a-dia da sua atividade profissional. A concentração, realizada na tarde da passada quarta-feira, frente ao M.E. (foto), em Lisboa, iniciativa da FENPROF, reuniu docentes das escolas públicas de ensino artístico especializado (de música, dança, teatro, artes visuais e artes audiovisuais) que foram afastados de quaisquer mecanismos legais visando a sua integração nos quadros, apesar de suprirem necessidades permanentes do sistema educativo./ JPO

Três reivindicações fundamentais          |        Abaixo-Assinado entregue no M.E.

FENPROF PERGUNTA AOS PARTIDOS QUE PROPOSTAS TÊM PARA ESTE COMBATE:

O reconhecido desgaste e envelhecimento do corpo docente das escolas terá de ser combatido

02 de março, 2017

O acentuado desgaste, físico e psicológico, a que estão sujeitos os docentes é um problema reconhecido por toda a sociedade. Inúmeros estudos confirmam esta situação que tem como consequência um cada vez mais elevado número de casos de stress e burnout que, segundo estudos realizados, atingem já mais de 1/3 do corpo docente das escolas.

 

Artigo 103º do ECD

26 de fevereiro, 2017

proposta que apresentou e defendeu em negociação

FENPROF saúda criação do grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa...

24 de fevereiro, 2017

... mas recusa que se adie ainda mais o que espera há quase uma década

Intenções anunciadas pelo Governo, a manterem-se, tornariam o combate à precariedade num enorme embuste

Ensino, Educação e Investigação comportam 2/3 da precariedade no Estado

21 de fevereiro, 2017

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA : HOJE, 22 DE FEVEREIRO (ESTA QUARTA- FEIRA), PELAS 11.00 HORAS, NA SEDE DA FENPROF (Rua Fialho de Almeida, ao Bairro Azul, em Lisboa)

Precariedade em foco

FENPROF reuniu com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

20 de fevereiro, 2017

A FENPROF participou (20 de fevereiro), no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, numa reunião (foto) com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. A delegação sindical integrou João Cunha Serra, Presidente do Conselho Nacional da Federação; Tiago Dias, António Matos e Hernâni Mergulhão, membros do Departamento de Ensino Superior e Investigação da FENPROF. As questões da precariedade laboral no setor estiveram em foco nesta reunião de trabalho convocada pelo Ministro, que "vai ter continuidade". / JPO

Atualizado às18h01

ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO

FENPROF promove plenários de professores contratados em todas as escolas públicas do país

16 de fevereiro, 2017

Perante o desfecho das negociações sobre a revisão do regime de concursos, no qual se prevê a manutenção de exclusão dos professores contratados das escolas públicas de ensino artístico especializado, a FENPROF promoverá plenários em todas elas, visando preparar o envolvimento dos Professores em ações de contestação à discriminação de que estes docentes estão a ser alvo,

FENPROF e SPE reúnem na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, com a presença da Presidente do Camões, IP

Em busca de soluções para os problemas prementes dos professores a trabalhar no EPE

12 de fevereiro, 2017

A FENPROF e o SPE entregaram uma proposta de revisão salarial, devidamente fundamentada, ao Secretário de Estado das Comunidades do anterior governo e ao Camões, IP., entrega essa renovada ao atual Secretário de Estado das Comunidades tendo na altura sido prometida constituição de um grupo de trabalho que se encarregaria de elaborar um parecer ou analisar da exequibilidade da mesma. De referir que a proposta inicial data de 17 de julho de 2015! A proposta anexa-se a este comunicado como documento de base de discussão e suporte à posição defendida.

Proposta da FENPROF: tabela de vencimentos dos professores do EPE (revisão do despacho nº 17398-C/2009, 28 de julho)

campanha de desinformação

Não se enganem os professores no EPE com atoardas que só servem para camuflar os verdadeiros interesses de quem não luta pelos seus direitos!

30 de janeiro, 2017

O Sindicato dos Professores no Estrangeiro tem sido perguntado sobre as alterações que virão a ser introduzidas pelo Decreto-Lei regulador do novo mecanismo de concursos. E isso porque, contrariamente ao que vem sendo dito e escrito, o mesmo ainda não conhece a luz do dia. As desconfianças que têm sido instaladas, por força de uma campanha de desinformação bem orquestrada, só pretendem camuflar as atitudes tomadas por uma central sindical que, à revelia do processo negocial desenvolvido e, sem que o Ministério da Educação consiga “descalçar a bota” sobre o assunto, tenta lançar poeira para os olhos dos professores.

em foco

Salários dos Professores no Ensino Português no Estrangeiro: Quo Vadis?

26 de janeiro, 2017

Quem olha para os valores brutos das tabelas não pode imaginar quanto, no final dos descontos aplicados, um professor a viver na Alemanha, na Suíça ou no Luxemburgo, para não falar na África do Sul, vê depositado no banco para sobreviver mais um mês em países com elevadíssimos custos de vida. É uma situação insustentável para a qual os governantes de Portugal têm de despertar.

Contrato Coletivo de Trabalho EPC/Ensino Profissional

Informação do processo negocial entre FENPROF e CNEF

19 de janeiro, 2017

No âmbito do processo negocial do contrato coletivo de trabalho para o ensino particular e cooperativo e ensino profissional entre a FENPROF e a CNEF realizaram-se as terceira e quarta reuniões nos dias 13 de dezembro de 2016 e 18 de janeiro de 2017.

Concentração junto ao ME aprova resolução

Docentes de técnicas especiais e das escolas públicas de ensino artístico contra a discriminação

18 de janeiro, 2017

"O Ministério da Educação e o Governo têm a responsabilidade de aproveitar a oportunidade da negociação da revisão ao regime legal de concursos para corrigir e resolver os continuados abusos na contratação a termo e a discriminação a que, designadamente, os docentes de técnicas especiais e das escolas públicas de ensino artístico têm sido sujeitos", destaca a resolução aprovada na tarde da passada quarta-feira, 18 de janeiro, junto ao ME, na "5 de Outubro". "Os professores do Ensino Artístico Especializado, sejam ou não dos Conservatórios, os professores das Técnicas Especiais e da Língua Gestual Portuguesa, entre outros, são professores de corpo inteiro", sublinhou Mário Nogueira. / JPO

Momento oportuno  |  Vídeos da Iniciativa

Exigem aplicação das normas de vinculação

Docentes das escolas de Ensino Artístico Especializado e de Técnicas Especiais rejeitam ser discriminados

17 de janeiro, 2017

NESSE SENTIDO, IRÃO CONCENTRAR-SE JUNTO AO ME, HOJE, DIA 18 DE JANEIRO, ÀS 15h00

Conferência de imprensa

Todos de acordo com a necessidade de criar o grupo de Língua Gestual Portuguesa! Falta concretizar...

11 de janeiro, 2017

Tem todo o sentido e é urgente a criação do grupo disciplinar de  Língua Gestual Portuguesa (LGP), considerada do ponto de vista constitucional há 20 anos - esta foi a mensagem em destaque nas intervenções registadas na conferência de imprensa que decorreu na tarde da passada quarta-feira, em Lisboa, com a participação de dirigentes da FENPROF e da Afomos, associação de docentes de LGP./JPO

 Intervenções na conferência de Imprensa

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, HOJE, EM LISBOA

Professores surdos exigem criação do grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa (LGP)

09 de janeiro, 2017

Lisboa (Sede da FENPROF), hoje, 11 de janeiro (quarta-feira), às 15 horas: estarão presentes dirigentes da FENPROF e da Afomos (associação de docentes de LGP).

FENPROF reuniu com Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência e Secretário de Estado da Educação

Uma reunião interessante da qual se esperam resultados positivos em prol de uma escola cada vez mais inclusiva

05 de janeiro, 2017

A FENPROF esteve reunida (5/01/2017) com a Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência e com o Secretário de Estado da Educação. A delegação sindical foi dirigida por Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF. A reunião decorreu em Lisboa, na Secretaria de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência, nas instalações do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, na Praça de Londres. / JPO

 Ana Simões, do Secretariado Nacional e Coordenadora do Departamento de Educação Especial da FENPROF, faz o balanço da reunião