Todas as notícias
CONDIÇÕES DE TRABALHO E DESGASTE DA PROFISSÃO

O HORÁRIO LEGAL DE TRABALHO DOS PROFESSORES É 35 HORAS

02 de janeiro, 2019

Afirmações de Ministro da Educação coincidem com posição da FENPROF e devem ser consideradas  fator de mobilização para a greve aos abusos e ilegalidades

A FENPROF divulga, a partir de hoje (2 de janeiro de 2019), um vídeo de apelo à participação dos professores na greve às atividades que não constam no seu horário de trabalho (reuniões e outras). Neste vídeo de esclarecimento e apelo à greve participam docentes que integram o Secretariado Nacional da FENPROF, bem como o Ministro da Educação que, com duas afirmações bastante claras, confere ainda mais razão à luta em curso, o que é muito importante para o seu desenvolvimento.

COMENTADORES

À atenção de Ricardo Monteiro: É feio recorrer à mentira para manipular a opinião pública contra os professores

30 de dezembro, 2018

Em programa da TVI 24, na noite de sábado, dia 29 de dezembro, o jornalista e comentador Ricardo Monteiro afirmou que os professores portugueses eram dos mais bem pagos da OCDE e que durante o período da troika não houve professores que foram para o desemprego.

Ora bem, uma coisa é dizerem-se coisas com as quais não estamos de acordo, outra é dizerem-se mentiras para fazer passar uma mensagem necessariamente falsa.

Vítor Januário: "Eu faço greve porque..."

17 de dezembro, 2018

O professor do ensino secundário, em São João da Madeira, Vítor Januário, explica porque está a aderir à Greve às reuniões não previstas no horário de trabalho e à atividade letiva marcada na CNLE.
Os motivos são justos, a luta é necessária.

O professor do ensino secundário, em São João da Madeira, Vítor Januário, explica porque está a aderir à Greve às reuniões não previstas no horário de trabalho e à atividade letiva marcada na CNLE.

Os motivos são justos, a luta é necessária.

9A 4M 2D: POR UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA

A FENPROF não vai baixar os braços e o tempo vai ser contado

30 de novembro, 2018

O Governo Regional dos Açores declarou que, também naquela região, os professores terão o seu tempo de serviço completamente contado.

Depois da Madeira (foi já aprovado em sede de Assembleia Legislativa Regional com os votos de todos os partidos) chegou agora a vez de os Açores deixarem António Costa ainda mais isolado na sua teimosia irracional e os professores do Continente claramente discriminados, negativamente, em relação aos seus colegas das ilhas.

Os professores não aceitam esta discriminação e fica garantido que lutarão até que o tempo seja todo contado.

MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

FENPROF congratula-se com recomendações do CNE sobre transferência de competências para os municípios

21 de novembro, 2018

O Conselho Nacional de Educação aprovou uma Recomendação sobre a transferência de competências para os municípios, que critica de forma adequada o processo em curso, chama a atenção para o efeito negativo de algumas medidas previstas na Lei 50/2018 e aponta para caminhos alternativos que o governo deveria seguir.

Recomendação Transferência de competências para as autarquias locais |  Conselho Nacional de Educação

Relatório Estado da Educação 2017

Abertura do ano letivo

Expresso da Meia-Noite - SIC Notícias - 21 de setembro

25 de setembro, 2018

O Secretário-geral da FENPROF foi um dos convidadados da edição da passada sexta-feira do programa "Expresso da Meia-Noite", na SIC Notícias. O programa foi dedicado ao início do ano letivo e contou com a presença, para além de Mário Nogueira, da secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, do presidente da Associação Nacional dos Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, e da diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, Ana Cláudia Cohen.

Reveja aqui o programa.

Instituto Camões cumpriu!

São necessários acertos, correções e uma completa afinação na “máquina” para que tudo possa funcionar com normalidade

22 de julho, 2018

Os professores sabem aguardar, serenamente, até que todo o processo fique concluído.

A LUTA VAI CONTINUAR

A greve às avaliações terminou, mas a luta vai prosseguir

20 de julho, 2018