
FENPROF promove plenários de professores contratados em todas as escolas públicas do país
Perante o desfecho das negociações sobre a revisão do regime de concursos, no qual se prevê a manutenção de exclusão dos professores contratados das escolas públicas de ensino artístico especializado, a FENPROF promoverá plenários em todas elas, visando preparar o envolvimento dos Professores em ações de contestação à discriminação de que estes docentes estão a ser alvo,

Em busca de soluções para os problemas prementes dos professores a trabalhar no EPE
A FENPROF e o SPE entregaram uma proposta de revisão salarial, devidamente fundamentada, ao Secretário de Estado das Comunidades do anterior governo e ao Camões, IP., entrega essa renovada ao atual Secretário de Estado das Comunidades tendo na altura sido prometida constituição de um grupo de trabalho que se encarregaria de elaborar um parecer ou analisar da exequibilidade da mesma. De referir que a proposta inicial data de 17 de julho de 2015! A proposta anexa-se a este comunicado como documento de base de discussão e suporte à posição defendida.

Não se enganem os professores no EPE com atoardas que só servem para camuflar os verdadeiros interesses de quem não luta pelos seus direitos!
O Sindicato dos Professores no Estrangeiro tem sido perguntado sobre as alterações que virão a ser introduzidas pelo Decreto-Lei regulador do novo mecanismo de concursos. E isso porque, contrariamente ao que vem sendo dito e escrito, o mesmo ainda não conhece a luz do dia. As desconfianças que têm sido instaladas, por força de uma campanha de desinformação bem orquestrada, só pretendem camuflar as atitudes tomadas por uma central sindical que, à revelia do processo negocial desenvolvido e, sem que o Ministério da Educação consiga “descalçar a bota” sobre o assunto, tenta lançar poeira para os olhos dos professores.

Salários dos Professores no Ensino Português no Estrangeiro: Quo Vadis?
Quem olha para os valores brutos das tabelas não pode imaginar quanto, no final dos descontos aplicados, um professor a viver na Alemanha, na Suíça ou no Luxemburgo, para não falar na África do Sul, vê depositado no banco para sobreviver mais um mês em países com elevadíssimos custos de vida. É uma situação insustentável para a qual os governantes de Portugal têm de despertar.
Informação do processo negocial entre FENPROF e CNEF
No âmbito do processo negocial do contrato coletivo de trabalho para o ensino particular e cooperativo e ensino profissional entre a FENPROF e a CNEF realizaram-se as terceira e quarta reuniões nos dias 13 de dezembro de 2016 e 18 de janeiro de 2017.
Docentes de técnicas especiais e das escolas públicas de ensino artístico contra a discriminação
"O Ministério da Educação e o Governo têm a responsabilidade de aproveitar a oportunidade da negociação da revisão ao regime legal de concursos para corrigir e resolver os continuados abusos na contratação a termo e a discriminação a que, designadamente, os docentes de técnicas especiais e das escolas públicas de ensino artístico têm sido sujeitos", destaca a resolução aprovada na tarde da passada quarta-feira, 18 de janeiro, junto ao ME, na "5 de Outubro". "Os professores do Ensino Artístico Especializado, sejam ou não dos Conservatórios, os professores das Técnicas Especiais e da Língua Gestual Portuguesa, entre outros, são professores de corpo inteiro", sublinhou Mário Nogueira. / JPO

Docentes das escolas de Ensino Artístico Especializado e de Técnicas Especiais rejeitam ser discriminados
NESSE SENTIDO, IRÃO CONCENTRAR-SE JUNTO AO ME, HOJE, DIA 18 DE JANEIRO, ÀS 15h00
Todos de acordo com a necessidade de criar o grupo de Língua Gestual Portuguesa! Falta concretizar...
Tem todo o sentido e é urgente a criação do grupo disciplinar de Língua Gestual Portuguesa (LGP), considerada do ponto de vista constitucional há 20 anos - esta foi a mensagem em destaque nas intervenções registadas na conferência de imprensa que decorreu na tarde da passada quarta-feira, em Lisboa, com a participação de dirigentes da FENPROF e da Afomos, associação de docentes de LGP./JPO

Professores surdos exigem criação do grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa (LGP)
Lisboa (Sede da FENPROF), hoje, 11 de janeiro (quarta-feira), às 15 horas: estarão presentes dirigentes da FENPROF e da Afomos (associação de docentes de LGP).
Uma reunião interessante da qual se esperam resultados positivos em prol de uma escola cada vez mais inclusiva
A FENPROF esteve reunida (5/01/2017) com a Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência e com o Secretário de Estado da Educação. A delegação sindical foi dirigida por Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF. A reunião decorreu em Lisboa, na Secretaria de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência, nas instalações do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, na Praça de Londres. / JPO
FENPROF reúne com SECRETÁRIA DE ESTADO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
A FENPROF reúne nesta quinta-feira, dia 5 de janeiro, pelas 10:00 horas, com a Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência e o Secretário de Estado da Educação. A reunião realizar-se-á na Secretaria de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência, sita nas instalações do Ministério do Trabalho e da Segurança Social (Praça de Londres, em Lisboa).
Revisão da legislação de concursos: FENPROF no ME
A terceira reunião negocial (foto: J. Caria) decorreu na "5 de Outubro", esta manhã, ao longo de três horas. Logo que possível, avançaremos aqui um balanço desta reunião. Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF, dirigiu a delegação sindical presente no ME. / JPO

Interrupção letiva de 5 dias não pode ser prejudicada pela tolerância de ponto concedida pelo Governo
A FENPROF tem-se batido como nenhuma outra organização por um calendário escolar para a Educação Pré-Escolar igual aos que se aplica no ensino básico, fundamentando a sua posição com argumentos de ordem pedagógica e também profissional.
Projeto de alteração ao diploma de concursos fica muito aquém das expetativas dos professores

FENPROF apresenta ao MCTES problemas a precisar de solução urgente
- Ministro mostra-se aberto a contrariar os abusos da utilização de docentes convidados e a regular o regime dos docentes contratados no direito privado
Uma delegação da FENPROF esteve reunida em Lisboa (20/12/2016) com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor (foto: J. Caria). A delegação da FENPROF foi constituída pelos seguintes elementos do seu Departamento de Ensino Superior e Investigação: João Cunha Serra, Presidente do Conselho Nacional da Federação; Tiago Dias (SPGL); e António Matos (SPRC). / JPO

ME tem de dar sinais de vontade política...
... para transformar negociação num passo significativo para a estabilização do corpo docente

Presidente do Camões, IP no Luxemburgo para procurar encontrar soluções para o Ensino Integrado no Grão-Ducado
A Presidente do Instituto Camões deslocou-se ao Luxemburgo para uma ronda de negociações, no sentido de encontrar soluções que permitissem desbloquear a situação em que se encontrava o sistema de ensino integrado no Luxemburgo.

Persistência, pressão e luta resolvem situação dos professores dos Conservatórios
Perante a pressão exercida, persistentemente, pela FENPROF, designadamente através da colocação do problema em duas reuniões com a SEAE e o envio de dois ofícios, o Ministério da Educação corrigiu um erro da administração educativa que punha em causa o direito dos docentes contratados dos conservatórios de música e de dança de verem os efeitos da sua colocação produzidos a partir de 1 de setembro.

Negociação prossegue hoje no ME, às 11:30 horas
A FENPROF entregará no próximo dia 15, na reunião negocial que se realizará no ME, pelas 11:30 horas, o seu Parecer ao projeto ministerial de revisão do atual regime de concursos para a colocação de professores.

Simpósio “Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal”
Hoje, 13 de dezembro | 14.30 horas | Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República
Iniciativa conjunta FENPROF-CNOD junta todos os grupos parlamentares em debate conduzido pela atleta Simone Fragoso
Esta iniciativa insere-se no intenso trabalho que a FENPROF tem vindo a realizar, designadamente com a CNOD e o INR, sobre o direito à igualdade de tratamento e a melhoria das condições de acesso, frequência e sucesso na educação e ensino, as quais devem incluir as pessoas com deficiência.