Em defesa de um regime de aposentação justo para os docentes que seja garantia da indispensável renovação geracional
Como confirmam vários estudos, nacionais e internacionais, realizados nesta área, o exercício continuado da docência provoca um elevado desgaste físico e psicológico nos educadores e professores, que se reflete na qualidade das práticas pedagógicas e, por consequência, na própria qualidade do ensino.
Petição (para descarregar e subscrição em papel)
Assina online (acede e assina já!)
Informação aos professores
MSESS declara a caducidade do CCT da FENPROF, mas nem a FENPROF, nem os docentes irão baixar os braços, prosseguindo agora para os tribunais!

FENPROF assinala Dia Internacional da Música em protesto com os professores da Academia de Música de Lagos
No Dia Mundial da Música (1/10/2015), decorreu em Lagos uma ação de protesto e luta dos professores do ensino artístico especializado, organizada pela FENPROF e o Sindicato de Professores da Zona Sul, SPZS.
Onde está a lista definitiva de financiamento das escolas para 2015/16?
FENPROF apresenta propostas urgentes e a curto e médio prazo para o setor da Educação Especial
Levantamento feito pela FENPROF confirma grave atentado à Educação Inclusiva
"A escola portuguesa está a ficar perigosamente discriminatória", alertou Mário Nogueira, no passado dia 30 de setembro, em Lisboa. O Secretário Geral da FENPROF falava aos jornalistas (foto JPO) na apresentação de um levantamento agora realizado pela Federação sobre a situação da Educação Especial na abertura do novo ano letivo 2015-2016. São "retratos" objetivos de um setor "em que o MEC e o Governo saem muito mal". / JPO

Contrato Coletivo de Trabalho do Ensino Particular e Cooperativo

"Um país sem cultura é uma árvore sem raízes"
"Um país sem cultura é uma árvore sem raízes" - esta foi uma das notas salientes da concentração do ensino artístico especializado, que decorreu no passado dia 18 de setembro, entre as 11h00 e as 14h00, à porta do MEC na "5 de Outubro", em Lisboa (foto J. Caria). / JPO
"Ao longo do ano de 2015, foram diversas as frentes negociais que se abriram"
"Aqui cabe um alerta e um pedido: que os responsáveis autárquicos, que os representantes do poder local exerçam as suas influências junto do Governo central de forma a reforçar o ensino da língua como fator de união e preservação das nossas riquezas culturais, quer antropológicas quer históricas. Esta região está exponencialmente bem representada em países como a Suíça e o Luxemburgo, entre outros, e são destinos de várias deslocações dos seus representantes autárquicos e governamentais. É necessária uma intervenção direta junto destas comunidades no sentido de as sensibilizar para a manutenção da aprendizagem e consolidação dos conhecimentos de uma das nossas maiores riquezas: a língua." / Carlos Pato, Secretário Geral do SPE/FENPROF (foto JPO: Carlos Pato entrevistado pelo reporter da agência Lusa que se deslocou às Jornadas do EPE)