Todas as notícias
Concursos 2020/20121

Procedimentos concursais na Região Autónoma da Madeira

04 de maio, 2020

A partir de amanhã (5 de maio), há procedimentos relativos a concursos para a Contratação Inicial/Reserva de Recrutamento à Mobilidade Interna, a ter lugar na Região Autónoma da Madeira.

Contra o COVID-19

Defender a Saúde e os Direitos. Garantir Serviços Públicos de Qualidade

04 de maio, 2020

A Direcção Nacional da Inter-Reformados/CGTP–IN, neste momento de pandemia e sem saber ainda quando virá o momento do seu abrandamento ou fim, quer relembrar, aos que já se esqueceram, as nossas reivindicações estabelecidas na Carta Reivindicativa aprovada na nossa 8.ª Conferência Nacional realizada em Fevereiro de 2017 e reafirmadas no último Congresso da CGTP-IN.

#FENPROFemtuacasa

Luísa Cordeiro, membro do Secretariado Nacional da FENPROF

04 de maio, 2020

 

 

#FENPROFemtuacasa

Luísa Cordeiro, membro do Secretariado Nacional da FENPROF, considera que, perante o impacto devastador das medidas de combate à pandemia, nomeadamente a nível social e económico, os professores deverão estar preparados para lutar, juntos e organizados, pelos seus direitos.

 

Em 5 e 6 de maio, FENPROF volta a e-reunir o seu Secretariado Nacional

Apreciação de resultados positivos obtidos pela intervenção sindical e sinalização dos problemas que não foram resolvidos, análise das respostas dos professores ao questionário sobre ensino a distância e retorno a aulas presenciais serão aspetos centrais

04 de maio, 2020

Dia 7, quinta-feira, em Conferência de Imprensa, divulgará as conclusões

O tempo é de recolhimento e isolamento social, mas a FENPROF e os seus Sindicatos têm mantido uma forte atividade, ainda que não presencial. Para além de tomadas de posição sobre as questões que o justificaram e do atendimento e apoio a muitas centenas de professores que têm recorrido aos seus Sindicatos, a FENPROF manteve, ainda, uma intensa atividade reivindicativa e de contacto institucional, contribuindo para, neste estranho tempo de confinamento, resolver problemas com que docentes, investigadores e formadores se depararam.

Deparam-se agora os professores com novos problemas. O mais imediato será o da reabertura de escolas para aulas presenciais de alunos dos 11.º e 12.º anos, o que, a acontecer, deverá depender de parecer favorável de especialistas em saúde pública e da existência de equipamentos de proteção adequados e em número suficiente.

PRIMEIRA POSIÇÃO SOBRE A REABERTURA DE ESCOLAS, CRECHES E JARDINS DE INFÂNCIA

A duas semanas do primeiro momento, condições estão longe das necessárias para a retoma de atividades presenciais

30 de abril, 2020

FENPROF regista disponibilidade para nova avaliação antes da possível reabertura e possibilidade de recuo SE e QUANDO necessário

A abertura dos estabelecimentos de educação e ensino só será bem sucedida se aqueles que neles terão de permanecer se sentirem confiantes. Neste momento, essa confiança não existe, sendo necessário ver como evolui a situação epidemiológica e se as condições exigidas são criadas. Ainda assim, deverá ser decisiva para a concretização do primeiro momento, previsto para 18 de maio, a opinião dos especialistas na reunião que, alguns dias antes, decorrerá no Auditório do Infarmed. Nessa reunião, previsivelmente, já estarão presentes dados que resultam do primeiro momento de alívio de medidas de contenção social e também da reabertura de escolas em países que decidiram já avançaram nesse sentido.

1.º de maio de 2020

Roteiro das celebrações do 1.º de Maio

30 de abril, 2020

Acompanha as celebrações do 1.º de maio através da página institucional e das redes sociais da CGTP-IN!

#FENPROFemtuacasa

Luísa Cordeiro, membro do Secretariado Nacional: "Estes tempos..."

30 de abril, 2020

#FENPROFemtuacasa

«Estes tempos, que nos mostraram que os imprescindíveis não são os que ganham milhões, são os trabalhadores, que fazem o país funcionar, aqueles que são desrespeitados e explorados;

Estes tempos, que roubaram o nosso tempo, são também de luta, não só contra a pandemia, mas da luta de sempre, que se impõe, agora, com razões acrescidas, contra os “velhos” e contra os novos e graves problemas!»

Leia o texto completo de Luísa Cordeiro, membro do Secretariado Nacional

Formadores do IEFP

Denúncia da FENPROF contribuiu para que já se dessem passos positivos, embora ainda insuficientes

29 de abril, 2020

Após a intervenção da FENPROF na denúncia da dramática situação em que se encontram muitos formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), devido ao cancelamento de todas as formações presenciais em meados de março, e na exigência, junto daquele Instituto, de soluções urgentes para a resolução da mesma, registam-se avanços positivos.

1.º de Maio - Dia dos Trabalhadores

A História do 1.º de Maio

29 de abril, 2020

 

A FENPROF divulga uma banda desenhada que ajuda a explicar aos mais novos a história do 1º de Maio. Com textos de Maria Virgínia, desenhos de Cristina, coloridos em pós-produção por Tiago Madeira, e editado por Rogério Ribeiro, este filme explica o que se comemora nesta data e quais foram os direitos conquistados através da luta dos trabalhadores.

Veja aqui a banda desenhada original, colorida por Tiago Madeira.

#FENPROFemtuacasa

Abusos e ilegalidades em IPSS e misericórdias

23 de abril, 2020

#FENPROFemtuacasa

«A situação excepcional motivada pela pandemia de COVID-19 tem originado sérios impactos na vida das pessoas, nos planos familiar e social, claro, mas também no plano laboral / profissional. Neste último aspecto, e no que toca aos docentes, há um sector que se tem destacado pela negativa, tantos são os problemas que têm chegado ao conhecimento da FENPROF e dos seus sindicatos: os trabalhadores docentes de IPSS e misericórdias».

Leia aqui a análise de José Manuel Costa, membro do Secretariado Nacional da FENPROF

Concursos 2020/2021

Aperfeiçoamento das candidaturas aos concurso externo/contratação inicial/reserva de recrutamento

20 de abril, 2020

Informa-se que a fase de aperfeiçoamento de dados que haja necessidade de realizar, a concretizar na plataforma SIGRHE, decorre no prazo de 3 dias úteis, das 10H00 de dia 20 de abril às 18H00 do dia 22 de abril.

Consulte a Nota Informativa e o Manual de Aperfeiçoamento da DGAE.

#FENPROFemtuacasa

Francisco Almeida, membro do Secretariado Nacional da FENPROF

20 de abril, 2020

 

Francisco Almeida é membro do Secretariado Nacional da FENPROF e é, neste órgão, o coordenador da área de combate à Municipalização. Na sua comunicação relembra uma luta que vem sendo desenvolvida pelos professores, a qual tem sido organizada e promovida pela FENPROF. uma luta que desde há 6 anos ganhou grande pujança com a manifestação de rejeição do regime por 97,83% dos 53.696 docentes que participaram na consulta promovida pela nossa Federação a nível nacional. Francisco Almeida apela, também, à assinatura online, da petição contra a Municipalização, em http://www.escolapublica.net ou através do site da FENPROF https://www.fenprof.pt.

#FENPROFemtuacasa

Pandemia da doença COVID-19

Medidas excecionais e temporárias na área da Educação

14 de abril, 2020

Medidas no âmbito da educação destinadas a estabelecer um regime excecional e temporário, relativo à realização e avaliação das aprendizagens, ao calendário escolar e de provas e exames dos ensinos básico e secundário, às matrículas, à inscrição para os exames finais nacionais e ao pessoal docente e não docente, de modo a assegurar a continuidade do ano letivo de 2019/2020

DL n.º 14-G/2020, de 13 de abril

#FENPROFemtuacasa

Concursos para 2020-2021: ME arruma na gaveta o “combate decidido à precariedade”

27 de março, 2020

«Começou o concurso externo para o ano 2020-21: concurso que, desde logo e uma vez mais, exclui os docentes que já se encontram integrados em quadro, impedindo-os injustamente de acederem às vagas que ele visa preencher. Ainda assim, deveria este concurso servir o objetivo de concretizar as legítimas aspirações de vinculação de milhares de professores contratados a termo com muitos anos de serviço prestados nessa qualidade…»

Leia o artigo completo de Vítor Godinho, membro do Secretariado Nacional da FENPROF.

#FENPROFemtuacasa

Carta de uma professora cooperante sobre a insegurança que vivem, hoje, em Timor-Leste

23 de março, 2020

Os portugueses residentes em Timor estão a viver uma situação insustentável. Perante o agravamento da pandemia de Covid 19, e respetiva chegada ao território de Timor-Leste, os portugueses cooperantes aqui residentes, em desempenho de funções docentes, vêm manifestando, utilizando os canais hierárquicos estabelecidos, a vontade de ser repatriados até à conclusão da crise atual. Esse seu desejo chegou a ser objeto de auscultação, numa fase inicial, por responsáveis pela coordenação do projeto dos Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE). Posteriormente, porém, a coordenadora do Projeto, Lina Vicente, viria a comunicar aos professores portugueses que aqueles que quisessem regressar a Portugal deveriam fazê-lo “por sua conta e risco”.

Saudação de Mário Nogueira aos Professores, educadores e investigadores

"O estado de emergência não pode servir para retirar direitos a quem trabalha"

20 de março, 2020

In Memoriam

Morreu Pedro Barroso. Tinha 69 anos.

18 de março, 2020

Como outros que nunca enjeitaram uma ação solidária, esteve com a FENPROF na Campanha “Uma Escola Para Timor”, que foi construída como centro comunitário, tendo hoje um papel mais abrangente no plano educativo e social.

Em nome de todos os Professores, Educadores e Investigadores portugueses, Pedro, o nosso enorme abraço e agradecimento!

Público, 3 de março de 2020

Mário Nogueira: "Professores não desistem"

03 de março, 2020

O jornal Público publica esta terça-feira, dia 3 de março, um artigo de opinião do Secretário-geral da FENPROF onde Mário Nogueira afirma que "se, na Educação, o governo optou por inexistir, compete aos professores retirá-lo do canto em que se acomodou".

Leia aqui o artigo completo

Recenseamento Docente 2020

Prazo para Verificação de dados / Reclamação decorre até dia 3 de março

28 de fevereiro, 2020

A partir das 10 horas do dia 28 de fevereiro e até às 18 horas (hora de Portugal Continental) do dia 3 de março, os professores deverão aceder à plataforma SIGRHE e proceder à verificação e confirmação ou reclamação dos dados introduzidos pelas direções dos agrupamentos e escolas não agrupadas no Recenseamento Docente 2020.

Reunião do Sindicato dos Professores no Estrangeiro, SPE/FENPROF com o Instituto Camões

Questões, muitas, mas respostas...!

20 de fevereiro, 2020

O SPE/FENPROF reuniu no dia 18 de fevereiro de 2020, a seu pedido, com o Instituto Camões, na sequência da reunião tida no dia anterior com a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

A Ordem de Trabalhos, exigente, pedia respostas a questões reais e sensíveis para as quais se solicitava um conjunto de esclarecimentos propiciadores do desfazer das muitas dúvidas instaladas.

Sindicato dos Professores no Estrangeiro e FENPROF reúnem na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas

17 de fevereiro, 2020

Teve lugar uma reunião hoje, dia 17 de fevereiro pelas 12 horas, entre o Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE), a FENPROF e a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e que contou ainda com a presença do Presidente do Instituto Camões. Foram abordados diversos assuntos relacionados com o Acordo Bilateral Luso-Luxemburguês – programa de cooperação cultural, o Memorando de Entendimento e o recentemente assinado Quadro de Referência para o ensino complementar.

Declarações de Carlos Pato, presidente do SPE, e Vítor Godinho, Secretário Nacional da FENPROF

POSIÇÃO DA FENPROF

Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática

06 de fevereiro, 2020

Através do Despacho n.º 12530/2018, de 28 de dezembro, foi criado o Grupo de Trabalho de Matemática (GTM), que apresentou o relatórioRecomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática, que está em consulta pública. 

Na apresentação do relatório é referido que está aberto um período de “discussão pública para posterior aperfeiçoamento e complementação, dando então origem a uma versão final”. Deve pois ter a participação dos professores e dos seus grupos disciplinares em cada escola. Aqui se divulga a posição da FENPROF.

Caso sejam enviados contributos, os mesmos devem seguir com recurso ao seguinte endereço dsdc@dge.mec.pt, sendo importante, também, que os mesmos sejam enviados para a FENPROF.