Todas as notícias
Professores em luta

Professores presentes em todos os desfiles do 25 de Abril que se realizam no país

24 de abril, 2023

Porque Portugal não é só Lisboa e a Escola Pública tem igual importância em todo o país, a FENPROF e os Sindicatos de Professores que integram esta federação sindical estarão em todos os desfiles que se realizem no país. Marcarão presença assinalando os 40 anos da FENPROF, que se completam em 30 de abril, mas também contactando os/as portugueses/as, esclarecendo-os sobre a luta que os professores estão a desenvolver e, uma vez mais, apelando à sua solidariedade.

24 de abril - Santarém

Greve mantém níveis de adesão; Professores reafirmam: "Não paramos"!

24 de abril, 2023

Na véspera da celebração do Dia da Liberdade e da Democracia, os professores prosseguem a luta pelos seus direitos em Santarém.

O início da greve neste distrito foi assinalado às 12 horas com uma concentração de professores em frente à Escola Secundária Ginestal Machado, onde estiveram presentes o Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, e o Secretário-geral adjunto José Feliciano Costa. Veja aqui as fotografias e as declarações de José Feliciano Costa aos jornalistas.

Santarém - 24 de abril

Greve dos professores no distrito de Santarém também será de celebração da Liberdade e da Democracia

21 de abril, 2023

Em 24 de abril, a greve que percorre todos os distritos do país estará em Santarém. Os professores e os educadores do distrito de Santarém irão concentrar-se, num primeiro momento (12:00 horas) junto à Escola Secundária Ginestal Machado para, às 15:00 horas, docentes das várias escolas se encontrarem e concentrarem no Largo junto à Escola Prática de Cavalaria de onde sairão para se voltarem a concentrar no Largo do Seminário.

Em Setúbal, dezenas de professores assinalaram o início da greve em frente à Escola Secundária António Gedeão e concentraram-se, à tarde, no Largo du Bocage. Veja aqui as imagens de Setúbal.

Professores em luta

6-6-23 será um dia histórico, exceto se o governo não quiser que a tranquilidade volte às escolas

21 de abril, 2023

Para 6-6-23 está prevista uma greve nacional dos professores e educadores, com a realização de duas grandes manifestações: no Porto, às 10:30 horas; em Lisboa, às 15:30 horas.

Contudo, 6-6-23, data com forte simbolismo para os professores que lutam pela recuperação dos 6 anos, 6 meses e 23 dias que estiveram congelados, poderá ser um dia histórico na Educação, a partir do qual as escolas terão condições de retomar a sua vida com alguma tranquilidade, caso o ME assim o entenda.

40.º Aniversário da FENPROF

Inaugurada a Exposição sobre José Salvado Sampaio

20 de abril, 2023

A figura, a personalidade, o trabalho e o exemplo de Salvado Sampaio de que se conhece a expressão “Gosto de ser contestado!” caracterizam o democrata que via o confronto como instrumento para ir ao encontro da luz.

Em 20 de abril, foi inaugurada, no âmbito das comemorações do 40.º aniversário da FENPROF, na Galeria António Borges Coelho, Lisboa (SPGL), a exposição "Salvado Sampaio, o Homem e o Pedagogo". Esta exposição pode ser vista até 6 de maio.

propostas zero - tolerância zero

Propostas do ME sem pés nem cabeça!

20 de abril, 2023

Zero tempo contado; zero soluções para a mobilidade por doença; zero redução da burocracia e respeito pelo horário de trabalho consagrado na lei; zero melhoria das condições de exercício da profissão; zero de admissão de criação de condições mais favoráveis para o rejuvenescimento da profissão e para a aposentação; zero propostas para os professores em monodocência.

Portanto, os sindicatos da Plataforma pela Profissão Docente reafirmaram à saída que a luta vai continuar, que os professores merecem respeito, que a Escola Pública precisa de uma profissão docente atrativa e que a luta irá até níveis que podem ser evitados, caso o ME recue, deixe de olhar orgulhosamente para este processo e reconheça aquilo que a maioria dos portugueses já vieram manifestar – os professores têm razão e merecem o respeito que não estão a ter da parte do governo.

Setúbal - 21 de abril

No dia após nova ronda negocial, professores entram em greve em Setúbal 

20 de abril, 2023

No dia seguinte a mais uma ronda negocial em torno das questões da carreira, os professores e os educadores do distrito de Setúbal fazem greve. Amanhã, 21 de abril, a greve começa às 12:00 horas e a primeira concentração é dos docentes do Agrupamento de Escolas António Gedeão (Almada) junto à escola sede.

Esta quinta-feira, 20 de abril, a greve passou pelo distrito de Viana do Castelo, onde os professores e educadores mantiveram os níveis de adesão ao protesto registados nos últimos dias. Veja aqui as fotografias das duas concentrações em Viana do Castelo.

Nota de pesar

Óscar Soares: um dos que marcou o nosso tempo e o sindicalismo docente

20 de abril, 2023

Óscar Soares faleceu hoje após um longo período de doença que, no entanto, nunca o derrotou como sindicalista e professor consciente de que só a ação organizada dos trabalhadores permitirá obter vitórias e conquistar direitos.

A FENPROF apresenta profundas condolências à família e amigos, deixando a sua sentida homenagem, partilhada, seguramente, por todos quantos o conheceram.

salários

Docentes do ensino superior e investigadores continuam a perder poder de compra

20 de abril, 2023

Foi publicada esta semana em Diário da República a atualização intercalar de 1% nos salários da administração pública e de 80 cêntimos no subsídio de refeição, com efeitos a partir de 1 de janeiro deste ano. A esta decisão do governo não é estranha a luta por melhorias salariais que tem sido desenvolvida pelos trabalhadores da administração pública nos diferentes setores, designadamente a greve realizada a 17 de março. Não obstante, sendo um aumento, fica muito aquém do necessário para evitar uma quebra brutal no rendimento dos docentes do ensino superior e investigadores, quebra que tem vindo a aprofundar-se ao longo dos últimos largos anos.

Viana do Castelo - 20 de abril

Protesto em Viana do Castelo começa na EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires

19 de abril, 2023

No dia em que se realiza mais uma ronda negocial no ME (reunião às 17:00 horas, com o Ministério a manter duas mesas negociais, apesar do desacordo das organizações sindicais) a greve dos professores e dos educadores passa pelo distrito de Viana do Castelo. O protesto em Viana iniciar-se-á às 12 horas junto à EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, para, às 16 horas, os professores se concentrarem no Largo da Estação.

Esta quarta-feira, a greve passou pelo distrito de Vila Real, onde a adesão manteve os números dos primeiros dois dias. Veja aqui as fotografias da concentração em Vila Real.

19 abril, distrito de Vila Real

Depois de dois dias em que a greve teve uma adesão entre 85% e 90%, amanhã, início do protesto às 12:00 na Escola Secundária de S. Pedro

18 de abril, 2023

A adesão à greve, embora mais difícil de apurar, superou os 85% no distrito do Porto e está na ordem dos 90% no de Viseu. Amanhã, às 12:00 horas, as organizações sindicais estarão com os professores da Escola Secundária de S. Pedro, dando início ao protesto no distrito. Às 15:00 horas, na Avenida Carvalho Araújo (Vila Real), terá lugar a concentração prevista para mais um dia de luta.

Veja aqui as fotografias das concentrações em Viseu.

40 anos FENPROF

FENPROF, 40 Anos de vida e de luta em defesa da profissão docente, da Escola Pública e por justiça social

18 de abril, 2023

Em 30 de abril a FENPROF completa 40 anos de vida. Uma vida feita por professores a pensar na profissão, com os olhos postos na Escola Pública e com a convicção de que será possível e desejável uma sociedade justa em que todos tenham lugar e sejam felizes. 

Entre outras iniciativas que decorrerão proximamente, a FENPROF destaca a Exposição "José Salvado Sampaio, o Homem e o Pedagogo", de 20 de abril a 12 de maio, e a Conferência Internacional "Valorizar a Docência. Dar rosto ao futuro", a 5 de maio na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

18 de abril, no distrito de Viseu

Sindicatos presentes às 12:00 no Centro Escolar Aquilino Ribeiro; Concentração às 16:00 horas no Rossio (frente à CM de Viseu)

17 de abril, 2023

Em 18 de abril, o segundo dia de nova ronda de greves distritais passará pelo distrito de Viseu. O início da greve em Viseu, ao meio-dia, será marcado com a presença das organizações sindicais de docentes, a essa hora, junto ao Centro Escolar Aquilino Ribeiro. Às 16:00 horas, no Rossio, também em Viseu, terá lugar a concentração de docentes em dia de luta.

 

18 dias de greves distritais

Professores mobilizam-se e agem pela sua profissão

17 de abril, 2023

Hoje foi o primeiro dia de greve distrital de um conjunto de 18 que terminarão em Lisboa no dia 12 de maio. Começando no distrito do Porto, onde às 16 horas era possível verificar que muitas escolas ficaram sem aulas a partir das 12:00 horas (meio-dia), os professores começaram a manhã junto à escola básica de Canelas, com uma conferência de imprensa, e terminaram com uma concentração de mais de um milhar de professores e educadores na Praça D. João I, no Porto. Veja aqui as imagens.

Greve por distritos

Greve teve início às 12 horas no Porto

17 de abril, 2023

O início da greve no distrito do Porto foi assinalado ao meio-dia à porta da Escola Básica e Secundária de Canelas, em Vila Nova de Gaia, com a presença de dirigentes das nove estruturas sindicais de professores e educadores.

Mário Nogueira disse aos jornalistas que os professores vão continuar a sua luta enquanto o governo continuar a ignorar os problemas e a evitar encontrar soluções que permitam a valorização da profissão docente. 

17 de abril, no distrito do Porto

Professores em greve a partir de amanhã porque o governo foge à resolução dos problemas

16 de abril, 2023

A partir de amanhã, 17 de abril, e até 12 de maio, distrito a distrito, educadores e professores entram em greve a partir das 12:00 horas e até final do dia. De tarde concentrar-se-ão, por norma, nas capitais de distrito.

O primeiro distrito será o do Porto. A greve começa ao meio-dia e as organizações sindicais de docentes, a essa hora, estarão à porta da Escola Básica e Secundária de Canelas, em Vila Nova de Gaia, com docentes daquele Agrupamento de Escolas.

Às 15:00 horas, na Praça D. João I, no Porto, terá lugar a concentração de docentes prevista para este dia.

INSTITUCIONAL

Organizações sindicais de docentes apelam ao Presidente da República para que não promulgue o diploma de concursos

14 de abril, 2023

As organizações sindicais de docentes apelaram ontem ao Senhor Presidente da República para que não promulgue o diploma de concursos, devolvendo-o ao governo para que volte à mesa das negociações e sejam corrigidos os aspetos lesivos dos docentes e das escolas que impediram o acordo negocial.

No atual contexto e sem que o governo tome as medidas adequadas face às justas reivindicações dos professores, não os respeitando e mantendo desvalorizada a profissão, as organizações sindicais de docentes reafirmam a importância da greve nacional por distritos que se iniciará na próxima segunda-feira, dia 17, no distrito do Porto.

REUNIÃO TÉCNICA SOBRE O PROJETO DO ME PARA A CARREIRA DOCENTE

Sindicatos mais preocupados após esclarecimentos prestados pela equipa técnica do ME

14 de abril, 2023

As organizações sindicais de docentes participaram no dia 13 de abril, numa reunião de caráter técnico em torno do anteprojeto de Decreto-lei do ME relativo à carreira. Apesar da natureza da reunião, as organizações sindicais fizeram questão de reafirmar que só se eliminarão as assimetrias que ferem a carreira docente com a contagem integral do tempo de serviço cumprido e a eliminação de vagas e quotas. Da parte da delegação ministerial foi assumido não estar a ser recuperado qualquer tempo de serviço, o que é lamentável e motivo para que se mantenha a forte luta dos professores.

Conferência de Imprensa

Sindicatos de Professores em reunião técnica no ME hoje, 13 de abril

12 de abril, 2023

Conforme previsto, hoje, 13 de abril,  as organizações sindicais de docentes participam numa reunião de caráter técnico em torno do anteprojeto de Decreto-lei do ME relativo à carreira. Apesar da natureza desta reunião, as organizações sindicais esforçar-se-ão por fazer ver à representação ministerial que só há uma forma de eliminar as assimetrias existentes na carreira: contagem integral do tempo de serviço, ainda que por um processo de recuperação faseado, e eliminação de vagas e quotas.

40.º Aniversário da FENPROF - 5 de maio

Conferência Internacional “Valorizar a Docência. Dar rosto ao futuro.”

12 de abril, 2023

A Conferência Internacional  “Valorizar a Docência. Dar rosto ao futuro.” é uma das inciativas que irão assinalar os 40 anos da FENPROF. Vai decorrer no próximo dia 5 de maio, no Auditório Principal da Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa e para a qual o Ministério da Educação concedeu uma dispensa especial de serviço.

Inscreve-te aqui na Conferência.

Professores em luta

Greve por distritos de 17 de abril a 12 de maio

06 de abril, 2023

ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU, na sequência da consulta que realizaram aos professores, convocaram nova ronda distrital de greves, que se iniciará no primeiro dia de aulas após a interrupção letiva da Páscoa. Será uma greve que começará em 17 de abril, no distrito do Porto, e terminará em 12 de maio no de Lisboa

Consulte aqui os pré-avisos enviados pela FENPROF.

Negociação

Só a contagem integral do tempo de serviço corrigirá as assimetrias na carreira

05 de abril, 2023

À saída da reunião, Mário Nogueira revelou que, ao contrário do que o ME tinha previsto a 22 de março, esta não foi a última reunião do processo negocial relativo à carreira. As organizações sindicais apresentaram uma série de dúvidas e pedidos de esclarecimento e os responsáveis do ME aceitaram a realização de mais duas reuniões, uma técnica e outra de negociação política, nesta também entrando as questões da monodocência. A clarificação da proposta que o ME apresentou, contudo, não substitui o essencial: recuperar todo o tempo e eliminar vagas e quotas. O prolongamento das negociações cria novas oportunidades para defender esta posição e para os professores lutarem por ela.

Ver também Apreciação da FENPROF à proposta do ME de 22 de março

Negociação

Proposta de Recuperação Zero em discussão amanhã em reunião com o ME

04 de abril, 2023

Amanhã, 5 de abril, realiza-se uma reunião no ME, para a qual a FENPROF recebeu uma proposta. Esta, não recupera um único dia dos 6 anos, 6 meses e 23 dias que foram retirados aos professores e educadores e exclui mais docentes da dispensa de vaga do que os que efetivamente dispensa.

» Proposta enviada pelo ME

Professores em luta

Reunião das organizações sindicais de docentes com os partidos políticos

04 de abril, 2023

Prosseguem esta terça-feira as reuniões de ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU com os partidos políticos.

Durante a manhã, as organizações sindicais de docentes foram recebidas pelo Secretário-geral do PCP e, à tarde, pela vice-presidente do PSD, a quem apresentaram os motivos para as suas reivindicações, designadamente a recuperação do tempo de serviço, e alertaram para o atropelo ao direito à greve que tem estado a ser cometido pelo ME.