
Afirmação da FENPROF com a comunidade educativa valoriza a escola pública
Com cerca de um milhar de participantes, a 4.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação foi um momento muito importante de afirmação da FENPROF como defensora da Escola Pública e de uma comunidade educativa em defesa da Educação e do seu desenvolvimento.

Trabalhadores docentes das IPSS, UMP e Santas Casas em greve protestam junto ao Ministério do Trabalho
Os Docentes das IPSS e Misericórdias estiveram esta sexta-feira (21 de outubro) em greve. Várias dezenas de trabalhadores concentraram-se em Lisboa, junto ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (Praça de Londres) e no Porto, junto à sede da CNIS (Rua da Reboleira), em protesto contra a insistência da CNIS e da UMP insistem numa política de baixos salários, sem valorização do trabalho e sem recuperação de rendimentos.

FENPROF e Caravela Seguros promovem a 4.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação
É já amanhã, dia 22 de outubro, à tarde, que a FENPROF e os Sindicatos que a integram, com o apoio da Caravela Seguros, promovem o seu evento desportivo anual: a Corrida/Marcha Nacional do Professor e da Educação, que está já na 4.ª edição.
A 4.ª Corrida/Marcha do Professor e da Educação conta, ainda, com o apoio da Associação de Atletismo de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa, da Direção Geral da Educação e do grupo Correr Lisboa.
Mário Nogueira: os motivos que levam os professores à greve no dia 2 de novembro
O Secretário-Geral da FENPROF afirma que a proposta de Orçamento do Estado para 2023 não tem uma única solução para os problemas que afetam a profissão docente. Por outro lado, a recusa do ME em negociar um protocolo negocial, que permita resolver os problemas da profissão, é sinal de uma total ausência de vontade política para alterar a forma de estar do anterior ministro.

No dia em que o ministro da Educação está no Parlamento, Professores e Educadores estarão em luta!
2 de novembro – Greve Nacional de Professores e Educadores
A FENPROF converge com outras organizações – ASPL, FNE, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU – na realização de uma Greve Nacional de Professores e Educadores em 2 de novembro de 2022, dia em que o ministro da Educação estará na Assembleia da República para defender o indefensável: o (sub)financiamento da Educação previsto no OE para 2023. Na reunião do Conselho Nacional da FENPROF, que se realizará nos dias 21 e 22 de outubro (sexta e sábado próximos) será apreciada toda a situação da Educação e dos seus profissionais e, eventualmente, aprovadas outras ações e lutas a desenvolver.
Consulte o pré-aviso de greve para 2 de novembro.

Trabalhadores docentes das IPSS, UMP e Santas Casas em greve a 21 de outubro
A FENPROF emitiu um Pré-Aviso de Greve para os Docentes das IPSS e Misericórdias para o dia 21 de outubro, com Concentrações às 11:00 horas, em Lisboa, junto ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (Praça de Londres) e no Porto, junto à sede da CNIS (Rua da Reboleira).
Junta-te a esta luta!

FENPROF entrega no ME Moção aprovada no Plenário Nacional de 4 de outubro
No final do Plenário Nacional do passado dia 4, os cerca de um milhar de participantes aprovaram, por unanimidade, uma Moção que será amanhã entregue no Ministério da Educação, tendo a FENPROF, para o efeito, solicitado uma audiência ao ministro.
FENPROF assinala o Dia Mundial do Professor com Plenário Nacional junto à Assembleia da República
Junto à Assembleia da República, cerca de um milhar de professores/as e educadores/as quiseram demonstrar ao governo e à Assembleia da República que "É tempo de ser tempo dos Professores!".
No plenário, foi aprovada uma moção que contém uma "Mensagem dos Professores e Educadores dirigida ao Governo de Portugal, à Assembleia da República e a todos os Portugueses e todas as Portuguesas".
Veja aqui as fotografias e as declarações do Secretário-geral da FENPROF à Agência Lusa.

A obra "caderneta de lembranças", de a. m. pires cabral, vence Prémio de Poesia António Gedeão 2022, instituído pela FENPROF em parceria com a SABSEG Seguros
a. m. pires cabral, com a obra caderneta de lembranças (Tinta da China, 2021), foi escolhido por unanimidade como o vencedor da edição de 2022 do Prémio de Poesia António Gedeão, instituído em 2012 pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF, em parceria com a SABSEG – Corretor de Seguros.

FENPROF assinala o Dia Mundial do Professor com Plenário Nacional / Concentração
De entre as várias iniciativas com que a FENPROF assinalará o Dia Mundial do Professor, destaca-se o Plenário Nacional / Concentração que terá lugar em 4 de outubro (terça-feira), a partir das 15:00 horas, junto à Assembleia da República.
No dia 5, os professores poderão participar no Webinar promovido pela Internacional de Educação, à escala mundial, cujo tema é "A transformação da Educação começa com os/as Professores/as. Este Webinar terá início às 13:00 horas, hora de Lisboa.

Inscreve-te já hoje: evento online promovido pela Internacional da Educação
A 5 de Outubro, celebramos mais um Dia Mundial do Professor. Este ano a IE promove nesse âmbito um evento online intitulado " A transformação da Educação começa com os/as Professores/as”. O webinar terá lugar no dia 5 de outubro, a partir das 13 horas (hora de Portugal).
Junta-te à Internacional da Educação neste Dia Mundial do Professor. A interpretação estará disponível em inglês, francês e espanhol. Por favor, clica aqui para te inscreveres.

FENPROF lança abaixo-assinado contra a contratação direta por escolas ou outras entidades locais
No texto, disponível para impressão e para assinatura online, os professores e educadores reafirmam que a contratação e ingresso ou transferência nos quadros devem respeitar a graduação profissional dos candidatos e rejeitam liminarmente que o recrutamento, em parte ou totalmente, seja da responsabilidade das escolas e agrupamentos, em qualquer modalidade do concurso (contratação, ingresso em quadro ou transferência).

FENPROF promove Conferência de Imprensa de avaliação dos 113 dias de mandato da equipa do MCTES
Ensino Superior e Investigação em Portugal: onde os problemas pouco se resolvem e muito(s) se arrastam!
O ano letivo também terminou no ensino superior e, neste, como em relação à ciência, só não terminaram os problemas. Para apresentar o balanço do que foi o ano letivo no Ensino Superior (Universitário e Politécnico) e na Ciência, mas, também, para apresentar as suas expetativas para o que já se aproxima, a FENPROF promove uma Conferência de Imprensa em Coimbra, no próximo dia 21 de julho (quinta-feira), pelas 11:00 horas.
Professores e educadores, em Plenário Nacional, exigem diálogo consequente, negociação coletiva e soluções para os problemas
Centenas de professores reunidos esta sexta-feira em Plenário exigiram do Ministério da Educação o fim do bloqueio negocial e um diálogo consequente para resolver os problemas da profissão docente, como explicou aos jornalistas o Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira.

FENPROF promove Plenário Nacional e deslocação ao ME para exigir diálogo consequente, negociação coletiva e soluções para os problemas
Na sexta-feira, 15 de julho, realizar-se-á um Plenário Nacional de Professores e Educadores, a partir das 15:00 horas, no Jardim da Estrela, em Lisboa. Este plenário, no final, dirigir-se-á ao Ministério da Educação onde entregará a Moção que for aprovada na iniciativa, bem como milhares de assinaturas em abaixo-assinado em que os docentes subscritores identificam os problemas de natureza socioprofissional que, prioritariamente, pretendem ver resolvidos.
Reportagem completa da contrainauguração da obra do IP3 - “Nem carreira docente reposta, nem IP3 requalificado!”
Assista à reportagem completa da ação de protesto e de denúncia promovida pela FENPROF e pela Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 no passado dia 2 de julho. Veja as intervenções de uma "espécie" de Primeiro-Ministro, da representante da Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 e do Secretário-geral da FENPROF nesta contrainauguração que terminou com uma marcha lenta pelo IP3.
Contrainauguração da obra do IP3 - “Nem carreira docente reposta, nem IP3 requalificado!”
A 2 de julho de 2018, o Primeiro-Ministro inaugurava a primeira fase das obras de requalificação do IP3. Na altura, António Costa afirmava que a recomposição da carreira docente não poderia ser concretizada porque a verba era necessária para realizar as tão necessárias obras naquele troço rodoviário. A verdade é que, 4 anos passados, “Nem carreira docente reposta, nem IP3 requalificado!”
Por isso, a Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 e a FENPROF promoveram este sábado (2 de julho) uma ação de protesto e denúncia destas duas promessas que ainda estão por cumprir, que reuniu várias dezenas de docentes e utentes desta estrada e terminou com uma marcha lenta pelo IP3.

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 e FENPROF irão promover a contrainauguração da obra do IP3, com uma certeza “Nem carreira docente reposta, nem IP3 requalificado!”
Anunciou-se um investimento de 134 milhões de euros para uma obra que devia estar terminada em 2022 e que, de acordo com o Primeiro-ministro, obrigava o governo a optar entre a requalificação do IP3 e a recomposição da carreira docente. Passados 4 anos, os utentes confirmam que a obra está quase toda por fazer e os professores garantem que a não realização das obras não se deve a qualquer investimento do governo na sua profissão.

Mobilidade por Doença não é um luxo. É uma necessidade!
Deslocando-se o ministro João Costa a Anadia no próximo dia 24, sexta-feira, realiza-se uma concentração junto ao Cineteatro, às 9h30, tentando ser recebidos pelo governante.
Participa! Contacta o Sindicato da FENPROF da tua região para organizarmos os transportes.

Prémio de Poesia António Gedeão 2022
Estão abertas as candidaturas ao Prémio Literário António Gedeão 2022, promovido pela FENPROF, em colaboração com a SABSEG – Corretor de Seguros.
As obras que se enquadrem no âmbito do Regulamento, devem chegar à FENPROF até 27 de maio de 2022.

Trabalhadores exigem a regularização dos vínculos, nos termos da lei
Docentes, formadores e técnicos especializados concentraram-se hoje, 20 de janeiro, junto ao Ministério das Finanças pelo facto de terem os seus processos, no âmbito do PREVPAP, homologados mas não terem ainda sido abertos os correspondentes concursos para integração no quadro.
FENPROF volta ao Ministério das Finanças, desta vez com docentes contratados como técnicos especializados e formadores que, tendo os processos homologados, continuam a aguardar a abertura dos concursos para a integração em quadro
Lisboa (Ministério das Finanças), 20 de janeiro (quinta-feira), pelas 11:00 horas
Depois de se terem concentrado junto ao Ministério das Finanças os investigadores e docentes que tiveram parecer favorável das CAB, mas cujos processos ainda não foram homologados, desta vez serão docentes, nomeadamente de Teatro e de outras áreas, que têm sido contratados como técnicos especializados das escolas públicas e, também, formadores, que apesar de já terem obtido homologação, continuam a aguardar a abertura dos indispensáveis concursos para integração nos quadros e, dessa forma, para a regularização do seu vínculo laboral.
3ª Corrida Nacional do Professor e da Educação - 2021
A 3ª Corrida Nacional do Professor e da Educação, promovida pela FENPROF com o apoio da Companhia de Seguros Caravela, da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação de Atletismo de Lisboa, reuniu mais de 800 pessoas em Belém na tarde de sábado, dia 23 de outubro.

A Corrida Nacional do Professor de Educação mais participada Pela valorização da Profissão e da Escola Pública
Realizou-se a 3.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação no sábado 23 de outubro, em Lisboa, com uma participação record e uma grande animação. Esta 3.ª edição da prova, criada em 2019 pela FENPROF teve o apoio da Companhia de Seguros Caravela e a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação de Atletismo de Lisboa.