Nacional
CARREIRA - PRIMEIROS ESCALÕES

Negociação Suplementar Reposicionamento

29 de março, 2018

O Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira, explicou aos jornalistas que desta última reunião resultou, fundamentalmente, a regulação do reposicionamento dos docentes que avançam para um escalão superior ao quarto.

Recuperação do tempo de serviço

Proposta do governo é ilegal!

29 de março, 2018

O gabinete do Ministério da Educação enviou, esta quarta-feira, às organizações sindicais a proposta para recuperação do tempo de serviço que tinha apresentado aos sindicatos na reunião do passado dia 12 de março. O governo insiste no apagão de 70% do tempo cumprido pelos docentes, ou seja, aceita recuperar apenas 2 anos, 9 meses e 18 dias, sem qualquer incidência para aqueles que já se encontram no topo da carreira.

Esta manhã, o Secretário-Geral da FENPROF declarou aos jornalistas que esta proposta, além de violar o compromisso assumido em novembro com os sindicatos, é, à luz do artigo 19 da Lei do Orçamento do Estado para 2018, ilegal.

Proposta do governo para a eliminação do tempo de serviço docente.

MANIFESTAÇÃO INTERJOVEM

É tempo de a situação de "professor contratado" deixar de ser considerada "natural"!

28 de março, 2018

A FENPROF levou à manifestação da Interjovem os problemas da precariedade na profissão docente. João Louceiro, Secretário Nacional da FENPROF para as questões da precariedade, diz que «é tempo de a situação de professor contratado deixar de ser considerada como "natural”».

PREVPAP NA CIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR

Trabalhadores precários do Ensino Superior em protesto contra o bloqueio do PREVPAP

27 de março, 2018

FENPROF, ABIC, Rede de Investigadores contra a Precariedade e Federação Nacional de Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, promoveram, esta terça-feira, um PROTESTO NACIONAL DE INVESTIGADORES, DOCENTES E NÃO DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, no Largo Camões.

Após as declarações dos dirigentes das entidades promotoras deste protesto dos trabalhadores precários do Ensino Superior contra o bloqueio do PREVPAP, as duas centenas de participantes seguiram até à Residência Oficial do 1.º Ministro.

Veja aqui - Conclusões da audiência com o Gabinete do Primeiro-Ministro

Ler também: FENPROF vai agir judicialmente contra a realização de reuniões ilegais do PREVPAP, nas comissões criadas no âmbito da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

FENPROF leva a luta à Assembleia da República esperando que partidos contribuam com soluções para os problemas

26 de março, 2018

Recuperação do tempo de serviço (9 anos, 4 meses e 2 dias), envelhecimento, horários de trabalho ou precariedade são problemas que afetam negativamente as condições de trabalho dos professores e estão a provocar um tremendo (e reconhecido) desgaste no corpo docente das escolas. Face à incapacidade ou falta de vontade política do governo para dar resposta a estes problemas, a FENPROF decidiu dirigir-se aos grupos parlamentares, solicitando reuniões com caráter de urgência.

27 de março (terça-feira): PSD, pelas 18 horas;

28 de março (quarta-feira): BE, pelas 18 horas;

4 de abril (quarta-feira)CDS/PP, pelas 16:30 horas;

4 de abril (quarta-feira): PCP, pelas 18 horas.

Sobre o anunciado regime de “inclusão escolar”

ME promove formação contínua sobre quadro legal que não existe!

26 de março, 2018

O Ministério da Educação está a promover ações de formação contínua financiadas, ao que parece, por fundos comunitários, onde, confirma quem nelas participa, está a ser promovido o novo enquadramento legal, isto é, aquele que não foi ainda, sequer, aprovado

Que se pretende?! Formatar profissionais para medidas que negam a própria inclusão?

ISTP18: International Summit on the Teaching Profession 2018

A voz da FENPROF deu voz à luta dos professores

25 de março, 2018

ISTP18: International Summit on the Teaching Profession 2018

FENPROF honrou compromisso e levou a luta dos professores à Cimeira Internacional sobre a Profissão Docente

25 de março, 2018

"Portugal comprometeu-se, em 2017, a, num ano, proceder a mudanças importantes para os professores em matérias relacionadas com carreiras, aposentação, combate ao desgaste e ao envelhecimento da profissão, horários de trabalho, formação de professores e reforço da participação dos professores na vida da escola. Não pode, nem deve, por isso, desligar-se a luta da realização desta Conferência, (…)”. (Da Resolução do Plenário Nacional de 2 de fevereiro)

No final dos trabalhos, Portugal assumiu três compromissos, que tal como todos os países presentes (Alemanha, Inglaterra, Escócia, Suécia, Finlândia, Noruega, Rússia, Estónia, Geórgia, Canadá, Nova Zelândia, China ou Singapura, entre outros), deverão ser cumpridos ao longo do próximo ano. 

A FENPROF deu voz à luta dos Professores (intervenções)

FENPROF cumpriu e lembrou a luta dos Professores e as suas exigências (gravação com Mário Nogueira)

ACUSAÇÃO DE CORRUPÇÃO NO FINANCIAMENTO PÚBLICO DE COLÉGIOS PRIVADOS

FENPROF considera essencial que se apurem responsabilidades e punam responsáveis

24 de março, 2018

A acusação de prática de crimes deduzida pelo Ministério Público a dois ex-decisores políticos e cinco administradores ou ex-administradores do grupo GPS é mais um passo no sentido de se apurarem responsabilidades e responsáveis por uma situação que, a confirmar-se, dará razão a quantos denunciaram situações pouco claras de financiamento a colégios privados que concorriam ilegalmente com escolas públicas, retirando-lhes alunos que, depois, o Estado Português financiava.

ISTP Lisbon 2018

FENPROF na Cimeira Internacional sobre a Profissão Docente

22 de março, 2018

A FENPROF está na Cimeira Internacional sobre a profissão docente que decorre em Lisboa sob o mote “Novos desafios e oportunidades para os professores do ensino público”.

SAUDAÇÃO AOS PROFESSORES

A greve realizada entre 13 e 16 de março foi mais uma afirmação de determinação e unidade dos professores e educadores

21 de março, 2018

Os professores e educadores fizeram mais uma importante e forte luta, bem visível na expressão que deram à Greve Nacional, por regiões, que se realizou nos dias 13, 14, 15 e 16 de março.

Saudando todos os professores e educadores, a FENPROF saúda, em particular os que, participando na Greve realizada entre 13 e 16 de março deram mais força à razão dos Professores e, com a sua persistência, esforço e determinação, deram passos importantes para ganharmos mais uma batalha pela dignificação da profissão docente e pelo respeito que é devido a todos/as os/as docentes.

Preparar a ação, agir para mudar

Comissões de Contratados reúnem a 28 de março

20 de março, 2018

A FENPROF vai realizar uma reunião nacional de Comissões de Contratados e Desempregados, em 28 de março, na sua sede em Lisboa.

A data de 28 de março, por coincidir com a Manifestação Nacional da Juventude Trabalhadora, tem a vantagem de permitir a participação de professores e educadores, contratados e desempregados, com os restantes jovens trabalhadores, levando para a rua e para o protesto o problema da precariedade laboral que atinge os docentes.

Balanço global da greve

Adesão global à greve próxima dos 75%

16 de março, 2018

As organizações sindicais fizeram o balanço global da greve de 4 dias. Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF, comunicou que os números de adesão à greve no total dos 4 dias se terá situado entre os 70 e os 75%. Agora, é tempo de insistir no diálogo e no esforço de negociação. Caso o governo mantenha a inflexibilidade e intransigência negocial, os professores far-se-ão ouvir na rua já no início do terceiro período.

GREVE NACIONAL - ÚLTIMO DIA

Greve mantém indices elevados

16 de março, 2018

Os primeiros sinais vindos do Porto, Braga, Vila Real revelam números elevados de participação na Greve Nacional dos professores.

Mário Nogueira fará esta tarde, no Porto, o balanço desta semana de luta.

É necessário a contagem integral do tempo de serviço, sem cedências a chantagens e tentativas de manipulação da opinião pública por parte do ME;um regime de aposentação que resolva o problema do envelhecimento crescente da classe docente em Portugal, permitindo, assim, o rejuvenescimento dos quadros de escola e de agrupamento; a regulação adequada dos horários de trabalho, hoje completamente desajustados, até, da própria letra da lei, mas seguramente do seu espírito – os docentes para além da sua componente letiva têm uma componente não letiva que, quando realizada no estabelecimento, ultrapassa muito os limites estabelecidos e subverte o conceito de atividade letiva (parte da atividade letiva é realizada na componente não letiva).

BALANÇO

A GREVE DIA A DIA, EM NÚMEROS E IMAGENS

16 de março, 2018

A GREVE DIA A DIA, EM NÚMEROS E IMAGENS 

Uma semana intensa de luta dos professores que se iniciou a 12 de março com uma reunião com o ME qiue revelou uma inutilidade e uma greve de 4 dias por região, que foi crescendo. 

Imagens recolhidas nestes 4 dias

GREVE NA REGIÃO CENTRO

E ao terceiro dia… adesão ultrapassa os 70%

15 de março, 2018

Mário Nogueira fez, em Viseu, o balanço do dia de greve na Região Centro

 Pelos dados até agora disponíveis, confirma-se, neste terceiro dia, a tendência de subida nos níveis de adesão à greve nacional de professores. Hoje, na região Centro, a adesão ultrapassa os 70%.

Espera-se que esta tendência de subida se mantenha amanhã, graças à participação e mobilização dos professores da Região Norte e dos Açores. O Secretário-Geral da FENPROF vai acompanhar o início deste último dia de greve às 11 horas na Escola Secundária D. Maria II, em Braga.

Mário Nogueira desmente Ministro da Educação

Os 6 equívocos do Governo para fundamentar a discriminação

15 de março, 2018

O Secretário-Geral da FENPROF refuta os argumentos do Ministério da Educação de que a verba para pagar as progressões dos professores não pode prever a contagem integral do tempo de serviço congelado, sob pena de não permitir o descongelamento das carreiras dos outros funcionários públicos. É falso. A FENPROF já provou – e o Governo admitiu, mas não corrigiu – que o custo do descongelamento nestes 3 anos será inferior ao que o Governo aponta só para 2018.


ARTIGOS RELACIONADOS:


Balanço Global da Greve
Adesão global à greve próxima dos 75%

Mensagens e Imagens
A Greve dia-a-dia

ESTA MANHÃ - ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO

Secretário-Geral da FENPROF confirmou: "este vai ser mais um dia de grande adesão à greve"

15 de março, 2018

O Secretário Geral da FENPROF contestou, esta manhã, quando falava aos órgãos de comunicação social, junto à Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, o discurso chantagista do Ministro da Educação, proferido ontem, depois de andar desaparecido há 6 meses, baseado em dados e factos falsos, por tentar colocar a opinião pública contra os professores e educadores.

 

Para Mário Nogueira, o governo poupará, em 2018, 60 milhões de euros relativamente ao que orçamentou. E em relação a 2019, a verba real necessária é inferior a 25% do que o ME diz ter de gastar com as progressões, se se concretizasse a proposta de recuperação de tempo de serviço entregue pela FENPROF e que é já do conhecimento de todos os docentes.

ZONA SUL NA GREVE SOBE PERCENTAGEM

O tempo de serviço cumprido não é para negociar

14 de março, 2018

Falando aos órgãos de comunicação social, hoje na Zona Sul, o Secretário-Geral da FENPROF informou que a greve terá atingido uma média na ordem dos 70%, ligeiramente acima do que se havia verificado no primeiro dia de paralisação.

Para a FENPROF não se trata de exigir do governo que faça qualquer cedência. Trata-se de reivindicar um aspeto que não tem nada de novo. É de elementar justiça que o tempo que as pessoas cumpriram a trabalhar seja considerado como foi para os outros trabalhadores. O peso orçamental levou a que a FENPROF, tendo consciência da situação, tenha proposto um regime de recuperação faseado, nos montantes e nos prazos.

Agora, “tempo de serviço cumprido não é para negociar. Nenhum professor que pugne pela sua dignidade profissional pode aceitar que o que fez e o tempo do seu trabalho não sejam considerados”.

Greve Nacional de Professores

Números da manhã na região Sul mostram um crescendo na adesão à greve

14 de março, 2018

Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF, fez um primeiro balanço da adesão ao segundo dia de greve de professores na Escola EB 2/3 D. Afonso III, em Faro.

GREVE NACIONAL DOS PROFESSORES

O TEMPO DE SERVIÇO NÃO SE NEGOCEIA. CONTA-SE!

14 de março, 2018

Numa entrevista esclarecedora, o Secretário-Geral da FENPROF explica a disponibilidade dos professores para negociarem o faseamento, mas nunca o tempo de serviço que foi cumprido. Inadmissivelmente o governo insiste em desinformar sobre esta matéria não dizendo a verdade sobre a sustentabilidade de uma proposta que prevê a recuperação de quase 10 anos cumpridos, mas que agora o ME/MF quer apagar.

 

Mário Nogueira na SIC Notícias

O tempo de serviço não se negoceia, conta-se!

14 de março, 2018

Em entrevista ao programa "Edição da Noite", da SIC Notícias, o Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira, explicou como decorreram as negociações com o governo e os motivos que levam os professores à greve.

GREVE NACIONAL DOS PROFESSORES

Protesto de quatro dias inicia-se com escolas encerradas ou a “meio-gás”

13 de março, 2018

Pelos dados até agora disponíveis, calcula-se que, neste primeiro, dia a adesão se situe entre os 60 e os 70%, com tendência para um aumento considerável, não apenas na região da Grande Lisboa (onde muitos professores, por constrangimentos que se colocaram neste primeiro dia, farão greve em outro ou outros dos próximos três), como, principalmente, nas regiões que se seguem: dia 14, no sul, dia 15 no centro e dia 16 no norte e Açores.

A FENPROF fará, diariamente, pontos de situação da greve:

16 de março (último dia de greve): 

- Braga, 11 horas – Escola Secundária D. Maria II

- Porto, 15:30 horas – Hotel Ipanema Porto, Conferência de Imprensa, onde será feito o balanço final da greve e apontadas novas formas de luta.

Em todas estas iniciativas participarão dirigentes dos Sindicatos dos Professores da respetiva região, bem como da FENPROF, incluindo o Secretário-geral, Mário Nogueira.

Greve Nacional de Professores e Educadores

Frente Comum e Movimento Democrático de Mulheres saúdam luta dos professores

13 de março, 2018

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública (FCSAP) e o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) enviaram uma saudação aos professores e professoras em greve, sublinhando a justiça desta luta e manifestando «todo o seu apoio e solidariedade a esta luta, que hoje começa, fazendo votos para que seja coroada de êxito».

Saudação enviada pela FCSAP

Saudação enviada pelo MDM