Nacional
Que eixos para a intervenção no problema do (des)emprego docente?

A importância de estarmos organizados (intervenção de João Louceiro)

22 de fevereiro, 2008

"Assim não se pode ser professor. A Escola Pública não aguenta mais esta política".

FENPROF anuncia Marcha da Indignação

19 de fevereiro, 2008

A Direcção da FENPROF anunciou em conferência de imprensa (19/02/2008), a realização de uma Manifestação Nacional de Professores e Educadores no próximo dia 8 de Março. A acção decorrerá em Lisboa, com concentração no Alto do Parque Eduardo VII, às 14h 30, e terá como lema "Assim não se pode ser professor. A Escola Pública não aguenta mais esta política". O desfile terminará em São Bento, junto à Assembleia da República.

Marcha pela Indignação

19 de fevereiro, 2008

Conferência de imprensa nesta terça-feira (dia 19), às 10h00, na Fialho de Almeida, em Lisboa

FENPROF anuncia luta contra política educativa e medidas do ME

18 de fevereiro, 2008

A FENPROF anunciará um conjunto de acções e lutas que serão desenvolvidas no curto prazo, no sentido de rechaçar as políticas educativas levadas a cabo pelo Governo e as suas medidas mais gravosas, de exigir respeito e consideração pelos professores e de denunciar, ainda com mais veemência, a incapacidade e incompetência da actual equipa do ME.

XI Congresso da CGTP: Imagens

17 de fevereiro, 2008

Intervenção de Mário Nogueira no XI Congresso da Central

CGTP-IN lança campanha nacional em defesa da escola pública, democrática e de qualidade

16 de fevereiro, 2008


No quadro dos compromissos de luta geral, em que a defesa de uma Escola Pública, Democrática e de Qualidade surge como prioritária, a CGTP-IN, envolvendo todo o movimento sindical unitário e apelando a estudantes, pais e encarregados de educação, autarcas, bem como a todos quantos se revejam nesse objectivo, desenvolverá uma Campanha Nacional que, em torno de um Manifesto e unindo cidadãos, organizações e entidades diversas da sociedade portuguesa, percorra o País, se expresse nas ruas, entre nas escolas, chegue a reuniões institucionais ou informais e seja geradora de um grande movimento de denúncia das actuais políticas e de defesa da Escola Pública Portuguesa.

Protesto enviado à produtora Gabriela Neto

Programa da SIC "Expresso da meia noite" censura FENPROF

16 de fevereiro, 2008


A Federação Nacional dos Professores - organização sindical docente mais representativa em Portugal e com acção mais evidente e consequente na exigência da regularização do processo de avaliação dos professores, para referir um dos aspectos mais actuais no âmbito da Educação - manifesta o seu mais veemente protesto e repudia este acto de exclusão e censura, de todo inaceitável e impróprio de um programa de informação que deveria proporcionar todas as condições para um esclarecimento completo e plural dos telespectadores, através do confronto de opiniões e perspectivas diferentes sobre os temas em debate.

Taxa aumentou para oito por cento em 2007

Desemprego num "patamar preocupante"

15 de fevereiro, 2008


O secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva (foto), considerou (15/02) que o nível de desemprego em Portugal, que fechou o ano passado com uma taxa de desemprego de oito por cento, está num "patamar preocupante e só não é mais grave porque muitos portugueses recorreram à emigração para resolver o seu problema". O sindicalista, que falava à margem do XI Congresso da CGTP, defendeu que também há um agravamento na qualidade do emprego.

Nota da Direcção do SPRC (12/02/2008)

Ataque aos profissionais docentes e à Escola Pública exige uma resposta em luta

13 de fevereiro, 2008


Na sequência dos plenários realizados pelo SPRC nos quais participaram cerca de 1500 docentes da região e atendendo à grave degradação da situação política nacional e o ataque continuado aos profissionais docentes e à Escola Pública e Democrática, a Comissão Executiva do SPRC, reunida em Coimbra no dia 12 de Fevereiro de 2008, perante o conjunto de medidas e/ou propostas aprovadas e de "confusões" instaladas pelo Ministério da Educação, decide propor a realização de um conjunto de acções de luta que pretende que sejam articuladas e desenvolvidas no âmbito nacional e organizadas pelo Secretariado Nacional da FENPROF.

Plenário Regional do SPN incentiva à luta

Norte: casa cheia no cinema Batalha

13 de fevereiro, 2008

"Uma avaliação do desempenho efectivamente orientada para a melhoria do trabalho e do desenvolvimento dos professores" e "uma gestão das escolas que reforce a democraticidade na organização escolar e respeite os princípios da elegibilidade, colegialidade e participação", são exigências do concorrido plenário regional de docentes que o Sindicato dos Professores do Norte (SPN) realizou no dia 12 de Fevereiro, no Porto. Do encontro, que também reivindicou "um horário de trabalho compatível com um desempenho profissional qualificado", saiu um conjunto de propostas para a dinamização da actividade sindical e da luta dos docentes nos planos regional e nacional, incluindo a realização de uma grande manifestação nacional de professores e educadores, a propor no âmbito da acção da FENPROF.

13 de Fevereiro: reunião de negociação suplementar no ME

Docentes incapacitados não são "lixo" e FENPROF pretende que continuem a trabalhar nas escolas

12 de fevereiro, 2008

A FENPROF apresentará propostas concretas de alteração ao texto do projecto de Decreto-Lei apresentado pelo ME, que vão no sentido de, sempre que possível, os docentes serem mantidos nas escolas em funções docentes, ainda que não lectivas. Por opção do próprio, então, se admite outra solução, devendo, sempre que a incapacidade declarada for total para o exercício de funções docentes ser o docente aposentado por invalidez.

Nota do Secretariado Nacional (9/02/2008)

FENPROF rejeita transferência de docentes para os municípios e já exigiu negociações ao Primeiro Ministro

09 de fevereiro, 2008



No que diz respeito à selecção e gestão do pessoal docente, a FENPROF é liminarmente contra qualquer processo de transferência destes profissionais para outras tutelas. Os docentes deverão ser seleccionados pelo Ministério da Educação com base em critérios justos, equitativos e transparentes; a acção disciplinar não pode deixar de ser assumida pelas instâncias próprias da Educação, designadamente a IGE; as tutelas pedagógica e administrativa terão de se manter no Ministério da Educação.

Nota do Secretariado Nacional, de 8/02/2008

Posição da FENPROF sobre a reforma do ensino artístico e especializado

08 de fevereiro, 2008

Seis escolas do ensino especializado da Música e uma da Dança (todas no litoral e a norte do Tejo) constituem, hoje, a totalidade da rede de ensino público nestes domínios. Já o número de escolas do ensino particular e cooperativo no sector ascende a oitenta e sete. Tal facto bastaria para revelar a (falta de) atenção que sucessivos (e alternantes) governos têm prestado ao ensino especializado das Artes no nosso país, num contexto em que a crescente procura deste tipo de ensino - por motivações as mais diversas - não encontra resposta pública adequada. Entre muitos constrangimentos, as escolas do ensino artístico especializado debatem-se, desde sempre, com os obstáculos resultantes da publicação descuidada de legislação casuística e desarticulada, instalações precárias, inexistência de planos de formação, ausência de mecanismos de recrutamento e ingresso em quadros, situações a que urge pôr termo.

Faleceu José Costa

08 de fevereiro, 2008

"Mais do que nunca, estamos todos no mesmo barco..." (Almerindo Janela Afonso)

Vale a pena pensar nisto...

02 de fevereiro, 2008

Fórum organizado pela FENPROF aprovou resolução

"Que eixos para a intervenção no problema do (des)emprego docente?"

30 de janeiro, 2008

"É o interesse do País que está em causa quando milhares de docentes são deliberadamente lançados para o desemprego ou mantidos em situação de prolongada e comprometedora precariedade", sublinha a resolução aprovada no Fórum sobre o Emprego Docente, iniciativa da FENPROF que decorreu no dia 30 de Janeiro (quarta-feira) no auditório da Biblioteca Nacional, em Lisboa, com o lema "Que eixos para a intervenção no problema do (des)emprego docente?" / JPO