Nacional
26 de Março, Pç. do Município, Lisboa, 15h00

Manifestação Nacional dos Jovens Trabalhadores

19 de março, 2010

Participa na manifestação! Contacta o sindicato da FENPROF da tua região! No Dia Nacional da Juventude, também estarão em destaque os problemas dos jovens professores e a sua luta contra o desemprego, a precariedade e a instabilidade.

Governo não pode iludir a realidade: desemprego continua a aumentar

18 de março, 2010

Perante esta situação para a CGTP-IN o que se justifica é o reforço da protecção social e não a sua fragilização, como o Governo defende na proposta de Programa de Estabilidade e Crescimento que apresentou recentemente na Assembleia da República.

Mário Nogueira

As mudanças na Função Pública e a resposta dos Sindicatos e dos Professores

15 de março, 2010

É necessário que saibamos unir esforços, criar espaços de convergência e desenvolver uma acção concertada entre todos os trabalhadores. Aos Sindicatos competirá fazer perceber, a quem representam, o que está em causa, organizar a resistência e avançar com propostas concretas que constituam verdadeiras alternativas, não só ao que existe, mas, sobretudo, ao que as políticas governativas pretendem que venha a existir. Não é fácil esta luta, mas é indispensável e inadiável.

Carvalho da Silva comenta Programa de Estabilidade e Crescimento

“Os trabalhadores têm que se mobilizar e lutar pelas suas propostas"

12 de março, 2010

"A CGTP-IN reafirma que nós temos capacidades, o País precisa de uma resposta rápida a esta situação e o povo português tem capacidades para o fazer, mas é preciso um clima de responsabilização, de confiança, de participação, de mobilização e motivação das pessoas, com compromissos sérios e não apenas com esta pretensão do governo de mobilizar para as políticas pré-definidas debaixo de uma sujeição às imposições da chantagem do sector financeiro e especulativo".

Membro do Conselho Nacional da FENPROF e da Direcção do SPRC, docente da Universidade de Coimbra

Faleceu Nuno Rilo

12 de março, 2010

Foi com grande dor e consternação que recebemos a notícia da perda do nosso Amigo e Companheiro de lutas de muitos anos na defesa da Democracia, da Profissão Docente e da Educação. Foi uma grande honra poder contar com a preciosa colaboração e profundo conhecimento do Nuno durante todos estes anos em que connosco trabalhou.
Membro da Direcção do SPRC há largos anos, com as funções de Coordenador Regional para o Ensino Superior na região centro, e membro do Conselho Nacional da FENPROF, Nuno Rilo era Professor do Departamento de Mecânica da FCT da Universidade de Coimbra.
O Secretariado Nacional da FENPROF dirige sentidos pêsames à Família e Amigos do Professor Nuno Rilo.

Escola não deve ser permissiva

Ministério da Educação não pode continuar a fingir que a indisciplina e a violência nas escolas são excepções

12 de março, 2010

FENPROF propõe, de imediato, a criação, no âmbito da Assembleia da República e com a particpação dos parceiros educativos e sociais, de um “Observatório para a Não-violência e para a Convivência Escolar”.

Sábado, 13 de Março,18h, sala Ursa Maior do Madeira Tecnopolo

Madeira: espectáculo SOLID'ARTE

10 de março, 2010

Novo Documento

09 de março, 2010

Iniciativas do MDM

07 de março, 2010

Por uma cultura de paz e não-violência

São necessárias medidas concretas para combater a violência e indisciplina escolar

05 de março, 2010

O problema da violência e da indisciplina em contexto escolar, assim como os fenómenos de bullyng, têm tido, da parte da FENPROF, uma atenção muito especial. O Secretariado Nacional da FENPROF manifesta a sua preocupação pelas situações de violência que têm vindo a ocorrer nas nossas escolas com cada vez maior frequência e com consequências por vezes trágicas, como foi o caso recentemente ocorrido em Mirandela.

Greve da Administração Pública

Escolas encerradas são cartão amarelo ao Governo mostrado pelos trabalhadores do serviço público de educação!

04 de março, 2010

Um pouco por todo o País, estiveram inúmeras escolas encerradas, outras a funcionar a “meio-gás” e algumas, ainda, que apesar de parecer funcionarem em pleno, tiveram diversos serviços paralisados (nomeadamente refeitórios), o que as obrigou a encerrar no turno da tarde. Registaram-se ainda alguns casos em que houve substituição de trabalhadores em greve, incluindo docentes, o que corresponde a uma situação gravíssima de violação da lei, que merecerá o devido acompanhamento sindical.

Rendemos homenagem ao pedagogo, pensador e defensor da Escola Pública

Faleceu o Professor Rogério Fernandes

04 de março, 2010

Ao Amigo Rogério Fernandes
Com Rogério Fernandes aprendi muito… como aprendemos todos e todas com o que lemos, ouvimos e convivemos.Com a sua enorme capacidade de reflexão e a convicção das ideias que eram expressas nas palavras, Rogério Fernandes afirmou-se como um dos maiores no mundo da Educação… por nós sempre escutado, pelo(s) poder(es) nem sempre. Não lhe(s) interessava porque o Rogério nunca se vendeu. Ficam as palavras escritas e gravadas e fica o Homem, para sempre, na nossa memória individual e colectiva.Obrigado Rogério pelo que nos deste!  / Mário Nogueira

FENPROF acompanha greve no terreno da luta

04 de março, 2010

Para além de lutarem contra novo congelamento do seu salário e contra o agravamento das penalizações impostas sobre a pensão de aposentação, com reflexos na sua redução, os professores sabem que alguns aspectos por que têm lutado - fim das quotas da avaliação e contagem integral do tempo de serviço para efeitos de carreira - só poderão encontrar solução no quadro global da Administração Pública.

Congresso da FENPROF será importante momento de defesa da Escola Pública

Políticas dos Governos e desrespeito pela lei têm contribuído para a proliferação de operadores privados em Educação

02 de março, 2010

Isto acontece num dos países da OCDE em que a presença do privado na Educação é já das mais elevadas. Segundo um relatório divulgado em meados de 2009, em Portugal, o ensino privado tem um peso de 8,5% no 1.º Ciclo do Ensino Básico (2,9% na OCDE), de 5,5% no 3.º Ciclo do Ensino Básico (3% na OCDE) e de 13,5% no Ensino Secundário (5,3% na OCDE).

Exigem negociação séria e justa na Administração Pública

Professores em greve no dia 4 de Março

26 de fevereiro, 2010

Sendo os professores e educadores, na sua esmagadora maioria, trabalhadores da Administração Pública, têm, nessa qualidade, sido alvo dos mais diversos ataques desferidos por sucessivos governos que têm desrespeitado e procurado desvalorizar os serviços públicos, a Administração Pública e os que nela trabalham.

4 de Março

Administração Pública: FENPROF divulgou pré-aviso de greve

26 de fevereiro, 2010

Pelo aumento real dos salários, por pensões de apoisentação justas pela contagem integral do tempo de serviço e contra as quotas na avaliação. Professores exigem negociação séria e justa na Administração Pública.

Nota do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM)

22 de fevereiro, 2010

Direcção do SPM suspende reuniões e Assembleia Geral de Sócios