
Manifestação Nacional dos Jovens Trabalhadores
Participa na manifestação! Contacta o sindicato da FENPROF da tua região! No Dia Nacional da Juventude, também estarão em destaque os problemas dos jovens professores e a sua luta contra o desemprego, a precariedade e a instabilidade.
Governo não pode iludir a realidade: desemprego continua a aumentar
Perante esta situação para a CGTP-IN o que se justifica é o reforço da protecção social e não a sua fragilização, como o Governo defende na proposta de Programa de Estabilidade e Crescimento que apresentou recentemente na Assembleia da República.
As mudanças na Função Pública e a resposta dos Sindicatos e dos Professores
É necessário que saibamos unir esforços, criar espaços de convergência e desenvolver uma acção concertada entre todos os trabalhadores. Aos Sindicatos competirá fazer perceber, a quem representam, o que está em causa, organizar a resistência e avançar com propostas concretas que constituam verdadeiras alternativas, não só ao que existe, mas, sobretudo, ao que as políticas governativas pretendem que venha a existir. Não é fácil esta luta, mas é indispensável e inadiável.
Encontro nacional de solidariedade com os Cinco cidadãos cubanos detidos há longos anos nos EUA
“Os trabalhadores têm que se mobilizar e lutar pelas suas propostas"
"A CGTP-IN reafirma que nós temos capacidades, o País precisa de uma resposta rápida a esta situação e o povo português tem capacidades para o fazer, mas é preciso um clima de responsabilização, de confiança, de participação, de mobilização e motivação das pessoas, com compromissos sérios e não apenas com esta pretensão do governo de mobilizar para as políticas pré-definidas debaixo de uma sujeição às imposições da chantagem do sector financeiro e especulativo".

Faleceu Nuno Rilo
Foi com grande dor e consternação que recebemos a notícia da perda do nosso Amigo e Companheiro de lutas de muitos anos na defesa da Democracia, da Profissão Docente e da Educação. Foi uma grande honra poder contar com a preciosa colaboração e profundo conhecimento do Nuno durante todos estes anos em que connosco trabalhou.
Membro da Direcção do SPRC há largos anos, com as funções de Coordenador Regional para o Ensino Superior na região centro, e membro do Conselho Nacional da FENPROF, Nuno Rilo era Professor do Departamento de Mecânica da FCT da Universidade de Coimbra.
O Secretariado Nacional da FENPROF dirige sentidos pêsames à Família e Amigos do Professor Nuno Rilo.

Ministério da Educação não pode continuar a fingir que a indisciplina e a violência nas escolas são excepções
FENPROF propõe, de imediato, a criação, no âmbito da Assembleia da República e com a particpação dos parceiros educativos e sociais, de um “Observatório para a Não-violência e para a Convivência Escolar”.
Madeira: espectáculo SOLID'ARTE
CGTP-IN comemora o Dia Internacional da Mulher, assinalando o seu centésimo aniversário

São necessárias medidas concretas para combater a violência e indisciplina escolar
O problema da violência e da indisciplina em contexto escolar, assim como os fenómenos de bullyng, têm tido, da parte da FENPROF, uma atenção muito especial. O Secretariado Nacional da FENPROF manifesta a sua preocupação pelas situações de violência que têm vindo a ocorrer nas nossas escolas com cada vez maior frequência e com consequências por vezes trágicas, como foi o caso recentemente ocorrido em Mirandela.
É justo, é necessário, um calendário escolar Igual ao que se aplica ao Ensino Básico

Escolas encerradas são cartão amarelo ao Governo mostrado pelos trabalhadores do serviço público de educação!
Um pouco por todo o País, estiveram inúmeras escolas encerradas, outras a funcionar a “meio-gás” e algumas, ainda, que apesar de parecer funcionarem em pleno, tiveram diversos serviços paralisados (nomeadamente refeitórios), o que as obrigou a encerrar no turno da tarde. Registaram-se ainda alguns casos em que houve substituição de trabalhadores em greve, incluindo docentes, o que corresponde a uma situação gravíssima de violação da lei, que merecerá o devido acompanhamento sindical.

Faleceu o Professor Rogério Fernandes
Ao Amigo Rogério Fernandes
Com Rogério Fernandes aprendi muito… como aprendemos todos e todas com o que lemos, ouvimos e convivemos.Com a sua enorme capacidade de reflexão e a convicção das ideias que eram expressas nas palavras, Rogério Fernandes afirmou-se como um dos maiores no mundo da Educação… por nós sempre escutado, pelo(s) poder(es) nem sempre. Não lhe(s) interessava porque o Rogério nunca se vendeu. Ficam as palavras escritas e gravadas e fica o Homem, para sempre, na nossa memória individual e colectiva.Obrigado Rogério pelo que nos deste! / Mário Nogueira
FENPROF acompanha greve no terreno da luta
Para além de lutarem contra novo congelamento do seu salário e contra o agravamento das penalizações impostas sobre a pensão de aposentação, com reflexos na sua redução, os professores sabem que alguns aspectos por que têm lutado - fim das quotas da avaliação e contagem integral do tempo de serviço para efeitos de carreira - só poderão encontrar solução no quadro global da Administração Pública.
Políticas dos Governos e desrespeito pela lei têm contribuído para a proliferação de operadores privados em Educação
Isto acontece num dos países da OCDE em que a presença do privado na Educação é já das mais elevadas. Segundo um relatório divulgado em meados de 2009, em Portugal, o ensino privado tem um peso de 8,5% no 1.º Ciclo do Ensino Básico (2,9% na OCDE), de 5,5% no 3.º Ciclo do Ensino Básico (3% na OCDE) e de 13,5% no Ensino Secundário (5,3% na OCDE).
Professores em greve no dia 4 de Março
Sendo os professores e educadores, na sua esmagadora maioria, trabalhadores da Administração Pública, têm, nessa qualidade, sido alvo dos mais diversos ataques desferidos por sucessivos governos que têm desrespeitado e procurado desvalorizar os serviços públicos, a Administração Pública e os que nela trabalham.
Administração Pública: FENPROF divulgou pré-aviso de greve
Pelo aumento real dos salários, por pensões de apoisentação justas pela contagem integral do tempo de serviço e contra as quotas na avaliação. Professores exigem negociação séria e justa na Administração Pública.
Nota do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM)
Direcção do SPM suspende reuniões e Assembleia Geral de Sócios
