Professor universitário, licenciado em Ciências Histórico Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa e doutorado em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Universidade de Lisboa. Trabalhava nas áreas de História e Filosofia da Educação, organização de sistemas educativos e política educativa.
Foi Director-Geral do Ensino Básico entre 1974-76 e director das revistas “Seara Nova” e “O Professor”.
Rogério Fernandes foi voz fundamental na reflexão sobre sistemas educativos e formação de professores, tendo sido uma das principais referências para a construção de pensamento e propostas pela FENPROF.
Foi presidente do Instituto Irene Lisboa.
Autor de numerosa bibliografia, entre a qual "Os Caminhos do ABC. Sociedade Portuguesa e o Ensino das Primeiras Letras" (Porto Editora, 1994), "Uma experiência de Formação de Adultos na I República. A universidade Livre para a Educação Popular 1911-1917" (Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa). Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, foi professor visitante nas Universidades de São Paulo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Universidade Metodista MacKenzie e na Universidade Federal de Minas Gerais. Foi coordenador do projecto Museu Vivo da Escola Primária, na cidade do Porto.
(breve recolha bibliográfica a partir do arquivo da FENPROF, de entrevista à Página da Educação e de Paulo Sucena)