
"Lutar pelo Direito dos Trabalhadores a Reformas Dignas - Reforçar a Solidariedade Intergeracional"
A Inter-Reformados da CGTP-IN realiza, no próximo dia 7 de maio, em Lisboa, a sua 10.ª Conferência. O encontro decorrerá no auditório do Alto dos Moinhos. O Departamento de Aposentados da FENPROF estará representado e intervirá no debate.
Este marco histórico representa não apenas uma década de encontros e debates, mas sobretudo a continuidade de uma luta permanente em defesa dos direitos dos reformados, pensionistas e idosos em Portugal.

A propósito de prioridades... e o combate à falta de professores
A equipa ministerial que integrar o próximo governo herdará uma situação marcada por problemas que não foram resolvidos. Desde logo, competir-lhe-á corrigir as insuficiências que afetam muitas das medidas tomadas pela equipa cessante, designadamente em relação à recuperação do tempo de serviço e à mobilidade por doença.
Todavia, inevitavelmente (e como reafirmou o Secretário-Geral da FENPROF na conferência de imprensa de apresentação do 15º Congresso), a prioridade política deverá ser o combate à falta de professores.

TURQUIA: Comissão Executiva do EĞITIM-SEN em prisão domiciliária
O Eğitim Sem é um sindicato com um histórico de luta pelos direitos dos trabalhadores, pelos direitos humanos, pela paz e pela democracia na Turquia e, por isso, muitos dos seus membros têm sido sujeitos a perseguições, detenções e prisões. Mas este último ataque à sua liderança marca uma escalada significativa e mostra bem a erosão da democracia e dos direitos no país.
Condenando a repressão e a limitação de liberdades e direitos fundamentais, a FENPROF exigiu das autoridades turcas o fim da violação dos direitos sindicais e a retirada de todas as acusações infundadas contra os dirigentes do Eğitim-Sen. Apela ainda aos professores portugueses para que subscrevam a petição LabourStart Petition for Democracy in Türkiye, em apoio aos sindicalistas do sector da educação e à democracia na Turquia.

Internacional da Educação apoia a luta sindical contra políticas autoritárias e regressivas da administração Trump
Reafirmando o seu compromisso com a educação pública, os direitos humanos e sindicais, a paz e a democracia, nos Estados Unidos e em todo o mundo, o Conselho Executivo da Internacional da Educação, durante a sua 70ª reunião (1-3 de abril de 2025), aprovou uma resolução de solidariedade para com a luta que a Associação Nacional de Educação (NEA) e a Federação Americana de Professores (AFT) estão a desenvolver em defesa dos alunos, da profissão e das comunidades escolares norte-americanas.

Beethoven na Casa da Música
A Quarta de Beethoven é um dos pontos altos da programação deste mês de abril da Casa da Música, no Porto.
A música orquestral do classicismo vienense domina este concerto, marcado para o dia 27, às 18h00, e dirigido por Andreas Spering, um dos grandes especialistas no repertório deste período histórico.

"Hamlet", no São João
"Hamlet", de W. Shakespeare, está em cena no Teatro Nacional de São João, no Porto, até 27 de abril, numa encenação de Nuno Cardoso.
+ info: https://www.tnsj.pt/pt/espetaculos/7071/hamlet#related

Dia Mundial da Dança: Convite para assistir a um bailado em mais de 30 salas do país
Pela primeira vez na história da Companha Nacional de Bailado (CNB), no dia 29 de abril haverá uma transmissão em direto, a partir do Teatro Camões, para mais de 30 teatros e cineteatros de norte a sul e ilhas, com entrada livre.

Orquestra de Jazz da Universidade de Évora no Teatro Garcia de Resende
O histórico Teatro Garcia de Resende, na cidade do Templo de Diana, recebe no próximo dia 11 de maio, às 17h00, um concerto pela Orquestra de Jazz da Universidade de Évora, no âmbito das comemorações do aniversário da Escola de Artes.

Candidaturas ao Prémio Victor Sá de História Contemporânea 2025
O Conselho Cultural da Universidade do Minho tem abertas até 30 de setembro as candidaturas ao Prémio Victor Sá de História Contemporânea, considerado o galardão nacional mais prestigiado para jovens investigadores da área.