Notícias

Intervenção de Isabel Camarinha » Concentração - Solidariedade com a Palestina

11 de junho, 2021

"[...] O que assistimos hoje na Palestina não é um caso isolado ou inédito, desde 1967 que a Palestina, incluindo Jerusalém Oriental, está ocupada por Israel, em completo desrespeito pelo direito internacional. Há décadas que a ocupação Israelita cria novos colonatos e novas ocupações, que crescem as expulsões, a violência e a guerra. Situação agravada quando a anterior administração dos EUA reconheceu Jerusalém como capital do Estado de Israel, reconhecimento que se mantém com a actual presidência Biden.

A instalação de novos colonatos em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia, a apropriação ilegal das suas casas e território, casas e território onde vivem os palestinianos de hoje, mas onde viviam os seus pais, os seus avós e as gerações que os antecederam, tem um objectivo claro por parte do Estado de Israel, o de ocupar todo o território histórico da Palestina e impedir o direito à constituição de um estado palestiniano independente.

Este processo faz parte da continuada marcha que o governo dos EUA pôs em andamento no ano passado e, em conjunto com o governo israelita, denominou como “plano do Século”, que no essencial se mantém activo, e que, como já anteriormente denunciámos, é um grave atentado ao direito internacional e à paz no Médio Oriente e no Mundo.

As novas anexações e ocupações aprofundam o carácter xenófobo e racista, e somam-se aos numerosos crimes e violações de direitos fundamentais que Israel perpetua contra o povo Palestiniano.

Nos últimos dias assistimos a terríveis bombardeamentos em Gaza, com a morte de centenas de palestinianos e dezenas de crianças entre as vítimas. [...]"

Leia aqui a intervenção completa.