FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Bem-vindo ao Site dos Professores Aposentados
newsletter 
RSS
08 mai 2018 / 22:56

Dia de luta, também, de quem está aposentado!

Caro/a Colega,

Na fase que atravessamos, torna-se decisivo que todos os professores, aposentados ou no ativo, manifestem o justo desagrado pelas posições que têm vindo a ser assumidas pelo Governo, onde, crescentemente, vingam as posições de um Ministério das Finanças (MF) transformado em porta-voz, cada vez mais explícito, de quantos impuseram e ainda impõem grandes sacrifícios aos portugueses.

Se falarmos de quem já se aposentou, esses sacrifícios têm-se sentido no valor das pensões, calculadas de uma forma que constitui um verdadeiro roubo a quem, durante décadas, fez sempre os seus descontos, mas, igualmente, na quebra de direitos que deveriam ser inalienáveis. Não podemos pactuar, calando, com esta situação, sendo indispensável erguer a voz para exigir respeito por quem está aposentado.

Temos de aproveitar todas as oportunidades para expressar publicamente o nosso desagrado, tornando inequívoco o descontentamento e as nossas exigências. Neste domínio, a FENPROF assenta as suas reivindicações em 4 grandes traves mestras:

- A independência financeira do sistema previdencial;

- A defesa do Serviço Nacional de Saúde, de uma ADSE melhorada e bem gerida, enquanto sistema complementar de saúde, e a criação de novas formas de apoio no âmbito da saúde para a 3.ª idade;

- A defesa de um sistema e de condições gerais de aposentação justas, que também tenham impacto nas pensões de quem já se aposentou;

- A aprovação de um plano nacional global para o envelhecimento e dependência.

19 de Maio será um grande dia de luta de todos os professores e educadores, sendo que, no ativo ou aposentados, todos deverão marcar presença, pois quem é professor ou educador nunca deixa de o ser, ainda que esteja aposentado!

Colega,

Participe! A FENPROF estará presente nas iniciativas que decorrerão em mais de 40 localidades do país, representada pelos seus Sindicatos de Professores (SPN, SPRC, SPGL, SPZS, SPM e SPRA). Junte-se a nós!

Pel’O Secretariado Nacional

Mário Nogueira, Secretário-Geral     

Maria Helena Gonçalves, Coordenadora do Dep. Aposentados


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Voltar ao Topo