FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Bem-vindo ao Site dos Professores Aposentados
newsletter 
RSS
20 jun 2014 / 13:28

Em breve, já ninguém teria direito ao que é seu, no caso, as pensões de aposentação e reforma!

O Departamento de Docentes Aposentados, da FENPROF, na sua reunião ordinária, analisou a Proposta de Lei nº 236/XII, que visa criar a designada Contribuição de Sustentabilidade” (CS). A FENPROF, através deste departamento, manifesta a sua absoluta rejeição em relação a esta proposta do Governo.

As/os professoras/es aposentadas/os repudiam os golpes resultantes da política destrutiva prosseguida pelo atual governo que, tentando ludibriar o Tribunal Constitucional e contornar as suas decisões, procura substituir a CES pela CS, com a agravante de pretender tornar definitivo o roubo. Com o recurso a regras extremamente gravosas e desproporcionais, o governo prevê penalizar o maior número de pensões, atingindo, de forma particularmente grave, o patamar em que se incluem os professores.

Mais, a “sustentabilidade” constitui uma dupla penalização, uma vez que já é utilizada no momento em que é feito o cálculo da pensão. Sobre esse cálculo aplica-se o chamado “fator de sustentabilidade” que tem um valor elevadíssimo – 12, 34%. A acumularem-se fatores que, alegadamente, se destinam a tornar sustentável o sistema, será a vida dos pensionistas que se tornará insustentável, tal a dimensão do roubo a que estão sujeitos!

A FENPROF e os seus Sindicatos contestam vigorosamente a proposta do governo e, consequentemente, tomarão uma posição de forte repúdio que constará dos pareceres que entregarão, em mão, na Assembleia da República, no próximo dia 3 de julho, pelas 14h 30m, tendo, para o efeito, solicitado audiência junto do Senhor Presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP).

A FENPROF continuará a mobilizar os docentes para que se envolvam nas lutas contra as propostas negativas que, sem tréguas, o governo tem vindo a apresentar sempre com o mesmo objetivo: empobrecer quem vive do seu trabalho, esteja no ativo ou já aposentado.

Cinismo

Uma última nota, para considerar indigno que um Governo que tem vindo a apropriar-se das parcas remunerações dos trabalhadores, fazendo incidir a sua fúria, de forma particularmente violenta, sobre os aposentados e reformados, na exposição de motivos desta proposta de lei, afirme que pretende tornar sustentável o sistema, quando, na verdade, tudo tem feito para o destruir.

É ainda de um atroz cinismo afirmar, como afirma o governo naquele texto preambular, que as suas propostas se destinam a conferir estabilidade e segurança aos pensionistas. Um governo que, sem vergonha, ataca os pensionistas e, sem respeito, afirma que as medidas que toma são para o bem daqueles, é um governo que merece ser demitido. Exige-se do Presidente da República que tome essa decisão.

Anexo: Proposta de lei do Governo

O Secretariado Nacional
O Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF


 
Imprimir Abrir como PDF

Contém 1 ficheiro em anexo:

 Proposta_de_Lei_236.XII.pdf

Partilhar:

|

Voltar ao Topo