Aos professores!
29 de fevereiro, 2024

A FENPROF apela aos professores que detetaram erros relativamente à sua situação na plataforma das progressões ("acelerador") que contactem o seu sindicato. Nesse contacto, os interessados deverão indicar o seu nome, número de utilizador e informação sintética sobre o erro detetado, para que se possa garantir, junto da DGAE, a sua correção e perceber se se tratam de erros técnicos da plataforma ou de outro tipo.

Contactos dos Sindicatos


Recuperação do tempo de serviço
29 de fevereiro, 2024

Apesar do inexplicável e inaceitável atraso do aparelho do ME para erigir esta plataforma, o que acontece é que esta surge cheia de erros na sua própria conceção, nuns casos, em benefício dos docentes, noutros, em claro prejuízo. 

A FENPROF dirigiu-se ao ministro da Educação, ao Secretário de Estado da Educação e à Diretora Geral da Administração Escolar, no sentido de que esta situação fique resolvida num curto espaço de tempo, garantindo as progressões ainda no mês de março, não sendo, por isso, toleráveis mais atrasos.

Legislativas 2024
29 de fevereiro, 2024

Coimbra e Leiria serão os distritos que fecharão a primeira semana da iniciativa “Professores na Campanha”. Nesta sexta-feira, dia 1 de março, a precariedade estará no centro das propostas a apresentar pela FENPROF, mas não será o único assunto a abordar em distritos que também já começam a sentir, em algumas disciplinas falta de professores.

- Em Coimbra, os professores juntar-se-ão na Praça 8 de Maio, pelas 10:00 horas;

- Em Leiria, a concentração está marcada para o Largo 5 de outubro (frente ao antigo Banco de Portugal), pelas 15:00 horas.

Legislativas 2024
28 de fevereiro, 2024

Em Viseu, o Auditório Mirita Casimiro foi pequeno para os mais de 300 professores que ali se reuniram em plenário e desfilaram, depois, até ao Rossio no quarto dia de "Professores na Campanha", cujo mote foi o mesmo que a UNESCO escolheu para assinalar o Dia Internacional de Educação (24 de janeiro): “o importante papel dos professores no combate ao discurso de ódio”. 

Na Guarda, cerca de uma centena de professores e educadores, lembraram que "a luta não é em vão"!

Veja aqui as imagens.


Docentes Aposentados

FENPROF lança Petição contra lei injusta que impede a atualização das pensões, de forma irreparável

28 de fevereiro, 2024

Dirigida à futura Assembleia da República, a FENPROF decidiu promover uma petição contra as injustiças geradas por uma disposição legal profundamente injusta, aplicada desde 2006 pelos sucessivos governos, que reduziu, para toda a vida, as pensões daqueles que se reformaram/aposentaram ao longo destes anos.


Legislativas 2024

“Professores na Campanha”, ao terceiro dia, transfere-se do norte para a região centro. Porto e Aveiro em 28 de fevereiro

26 de fevereiro, 2024

Ao terceiro dia, a ação “Professores na Campanha” passa pelo Porto e por Aveiro, tendo como tema central o da formação de professores.

No Porto, a concentração decorreu na Praça Pedro Nunes, junto à Escola Secundária Rodrigues de Freitas). À tarde, em Aveiro, os professores reúnem-se na Praça da República, pelas 15:00 horas.


Estado da Educação 2022

Relatório do CNE confirma problemas e levanta preocupações que a FENPROF acompanha. Valorizar a profissão docente e investir na Educação são exigências imediatas

27 de fevereiro, 2024

Os dados que o Relatório sobre o Estado da Educação 2022 apresenta confirmam que Portugal, embora seja um dos estados subscritores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados por unanimidade na ONU, no âmbito da Agenda 2030, e apesar de ter considerado a Educação de qualidade como prioridade, está longe de confirmar, de facto, tais desígnios. 

Já esta manhã, o Secretário-geral da FENPROF esteve na RTP a comentar os resultados do estudo divulgado pelo Conselho Nacional da Educação.


Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF
Professores na Campanha: “A luta é que fará a diferença!...”
26 de fevereiro, 2024
Legislativas 2024
O Jornal da FENPROF analisa os programas dos partidos
26 de fevereiro, 2024
Carreira
O que estará a travar o “acelerador”?
15 de fevereiro, 2024
Mobilidade por Doença
Rostos e vozes de quem foi vítima do desumano regime imposto pelo ME
14 de fevereiro, 2024
Mário Nogueira à Central Press
"FENPROF quer recuperar professores que abandonaram profissão"
14 de fevereiro, 2024
Ordem do Dia - Porto Canal
Francisco Gonçalves ajuda a explicar "Porque faltam os professores?"
08 de fevereiro, 2024
Sobre a extrema-direita
27 de fevereiro, 2024

A UNESCO, no âmbito do Dia Internacional da Educação (24 de janeiro), destacou a importância do papel dos professores no combate ao discurso de ódio e o Secretário-geral da FENPROF, a esse propósito, apresenta as suas preocupações relativamente ao eventual crescimento da extrema-direita em Portugal.


XV Congresso da CGTP-IN
24 de fevereiro, 2024

As lutas desenvolvidas pelos professores, como as dos profissionais da saúde, dos trabalhadores do comércio e da indústria, dos trabalhadores do setor financeiro, as lutas dos polícias ou dos agricultores são justas, seja qual for a expressão que, em cada momento, adquirem.

São lutas em defesa dos direitos, por melhores salários, carreiras, condições de trabalho e de vida; são lutas por melhores serviços públicos e uma sociedade justa na distribuição da riqueza, que se justificam por terem sido outras as opções dos governos.


20 de fevereiro de 2024
14 de fevereiro, 2024

Online – aberto à participação de todos os interessados

LINK para assistir 

Participa! Mantém-te ativa/o e informada/a, pois a ADSE é nossa e devemos tudo fazer para a preservar.


Revista Visão - 15 de fevereiro
15 de fevereiro, 2024

Este é o alerta deixado pelo Secretário-geral da FENPROF aos professores numa entrevista publicada na edição desta semana da revista Visão. Mário Nogueira explica que os professores vão estar na rua, todos os dias úteis da campanha eleitoral, para não deixar cair no esquecimento as justas reivindicações dos docentes, que não se esgotam na recuperação do tempo de serviço congelado.

Leia aqui o artigo do jornalista Nuno Miguel Ropio na revista Visão.


Valor estimado a partir dos horários declarados para a Contratação de Escola, entre 19 a 23 de fevereiro de 2024

Sobre as eleições legislativas de 10 de março de 2024

Consulte aqui todas as propostas e posições da FENPROF, bem como a análise aos programas dos partidos que se candidatam a estas eleições

Simulador de progressão na carreira

Faz as contas e confirma qual o valor que todos os meses é retirado do teu salário por não ter sido recuperado todo o tempo de serviço que cumpriste.

logocfss.jpg


sindicaliza.jpg